Encerramento das inscrições em
::

Engenharia de Produção - EAD

Inicio das aulas
Graduação Virtual
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 10 Períodos (Graduação)10 Períodos (Graduação)

Engenharia de Produção

 

 

O Curso

A maior parte das pessoas não tem uma ideia clara sobre o que os engenheiros fazem ou por que eles são tão importantes para a sociedade. De fato, a engenharia muitas vezes é rotulada como uma profissão discreta, embora tudo o que envolva os AVANÇOS TECNOLÓGICOS e a PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS esteja relacionado à engenharia.

Em especial, a Engenharia de Produção se apresenta como a área responsável pelo projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo pessoas, materiais e equipamentos.

Assim, alicerçado na tradição do Instituto Politécnico da Universidade Católica (IPUC), que desde 1963 forma engenheiros e engenheiras em Minas Gerais, o Departamento de Engenharia de Produção lança seu novo curso de graduação, na modalidade à distância.

O curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual possui uma proposta curricular direcionada para preparar os profissionais com uma SÓLIDA FORMAÇÃO intelectual, dotada de capacidade crítica e reflexiva. O curso oferece metodologias inovadoras de ensino, ao mesmo tempo que propicia mais AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM aos alunos, que poderão escolher quando e onde estudar, determinando assim o seu ritmo de estudo.

Cabe destacar que um dos principais diferenciais do curso é a sólida FORMAÇÃO PRÁTICA nos laboratórios virtuais do curso, que se faz presente em várias disciplinas. Nelas, os alunos têm a oportunidade de realizar trabalhos em equipe desenvolvendo o aprendizado coletivo e colaborativo, habilidades amplamente valorizadas no ambiente empresarial.

O curso oferece oportunidades de participação em EMPRESA JUNIORES, de interação em pesquisas e projetos de extensão com professores que possuem ampla experiência profissional e acadêmica; participação em LIGAS ACADÊMICAS; apoio na busca de estágios e no desenvolvimento da carreira profissional; e a possibilidade de realizar visitas técnicas em empresas parceiras. Diferenciais como esses fazem com que os cursos do Departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas recebam as melhores avaliações do mercado empresarial brasileiro, segundo pesquisa do Ranking Universitário da Folha (RUF - 2019) e Times Higher Education (THE - 2021).

                                                                                                                                                        

Metodologia

 

A distância

Carga Horária

 

 5 anos

 

Valor

parcelas de R$940,00 (Tabela 2023).

O que você irá estudar

O profissional de Engenharia de Produção tem em sua formação uma variada gama de conhecimentos.

Com o olhar voltado para a área TECNOLÓGICA, o conteúdo curricular de curso é estruturado enfocando conhecimentos das 10 grandes áreas da Engenharia Produção, definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

O aluno aprenderá a realizar o planejamento e controle dos recursos de uma organização na área de ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO. Adicionalmente, a visão integral sobre sistemas de gestão ambiental que contribuem para a formação de um gestor responsável, ético e eficiente na utilização de recursos naturais é tema central da área de ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE.

Considerada com uma das áreas mais ricas em métodos para a tomada de decisão, a ENGENHARIA DA QUALIDADE tem grande potencial de contribuição para engenheiros de produção, visando preparar o aluno para planejar, melhorar e controlar a qualidade em sistemas produtivos. Já o gerenciamento das redes de suprimentos e de processos logísticos compõem os conteúdos curriculares da área de LOGÍSTICA.

O aluno terá a oportunidade de aplicar métodos para estimar e avaliar resultados econômicos, gerenciar custos, investimentos e riscos com os conteúdos curriculares da área ENGENHARIA ECONÔMICA. Além disso, o estudo da ética e prática profissional são temas tratados na EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

Os conteúdos relacionados com segurança do trabalho e ergonomia, envolvendo a interface Máquina – Tecnologia – Pessoas – Organização, são tratados na área de ENGENHARIA DO TRABALHO. Já as metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de novos produtos são temas tratados na área ENGENHARIA DO PRODUTO.

Os processos de planejamento e gerenciamento de projetos, bem como a identificação e compreensão da relação entre a estratégia de uma organização e a forma pela qual esta influencia e é influenciada pela estrutura organizacional são temas tratados na área de ENGENHARIA ORGANIZACIONAL. Por fim, diretamente alinhada ao perfil do egresso do curso, a área de PESQUISA OPERACIONAL se dedica ao estudo e aplicação de métodos e técnicas de otimização e simulação de processos. Assim, os discentes terão contato com análise de dados e soluções que visam garantir a melhor tomada de decisão em problemas de transporte e roteirização, sequenciamento de produção, investimentos e localização de unidades fabris.

Clique aqui para acessar a matriz curricular do curso.

 

Confira abaixo o depoimento do aluno João Marcelo sobre o curso: 

 

 

Confira abaixo o depoimento da ex-aluna Aline Calamita sobre o curso:

 

 

Confira abaixo o depoimento da ex-aluna Ana Carolina sobre o curso:

 

 

 

Áreas de atuação

A formação de um profissional capacitado a solucionar problemas e a garantir RESULTADOS EFETIVOS de produtividade e qualidade possibilita ao egresso do curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual um vasto leque de atuações.

De imediato cabe salientar que o profissional de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual está apto a trabalhar em organizações manufatureiras, em empresas de serviço ou gerindo o seu próprio negócio. Não obstante, o engenheiro de produção pode prestar concurso em organizações como Petrobras, Correios, etc.

No setor manufatureiro, ele (a) poderá atuar em empresas do ramo siderúrgico, da mineração, automobilístico, aeronáutico, moveleiro, da indústria cimenteira, química, petroquímica, na indústria eletro-eltrônica, couro-calçadista, têxtil, entre outras. Na área de serviços, atuará no campo da logística de setores industriais, empresas de consultoria, das instituições financeiras, em empresas de transporte, do varejo e da saúde.

Em linhas gerais, independente de onde atuar, o profissional formado pelo curso atuará no gerenciamento de custos de produção, no controle dos prazos, na eliminação de desperdícios, na integração de pessoas, processos e sistemas, bem como na garantia da qualidade durante o projeto e da fabricação de novos produtos.

Outro ponto a se destacar sobre a atuação profissional é que, embora os engenheiros de produção, em sua maioria, sejam contratados para atuar em empresas de médio e grande porte a sua atuação como empreendedores de empresas iniciantes de base tecnológica tem grande potencial e é estimulada no curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual. 

Ao final do curso, o aluno será capaz de

A missão do curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual é formar profissionais com olhar estratégico para a área tecnologia e com sólida formação humanística, capazes de pensar e coordenar projetos operacionais com uma visão gerencial aguçada. Considerando a realidade do mercado de trabalho e a natureza da formação educacional da PUC Minas, este objetivo é desdobrado no desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • Monitorar e avaliar os avanços tecnológicos e seus impactos sobre os sistemas produtivos, organizando-os e colocando-os à serviço da demanda das empresas e da sociedade;

  • Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas;

  • Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir com eficácia e ao menor custo;

  • Utilizar ferramental (métodos, técnicas e modelos) matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões gerenciais;

  • Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas, e preceitos da sustentabilidade;

  • Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, gerenciamento o processo de desenvolvimento de novos produtos ou reprojetando características e funcionalidades;

  • Incorporar conceitos, técnicas e modelos de gestão da qualidade sobre o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;

  • Prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e as variáveis econômicas, políticas, sociais, ambientais de seu contexto institucional;

  • Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade; e

  • Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.

TurnosPeríodos
Virtual10
 

Colegiado

Informações indisponíveis no SGA.

 

Grade curricular

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central