O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC Minas tem por objetivo formar engenheiros plenos, dotados de sólida base técnico-científica, permitindo-lhes uma atuação abrangente nas áreas de engenharia de saúde, meio ambiente e saneamento; engenharia de conservação dos recursos naturais; engenharia de recursos hídricos; engenharia de cidades e edificações sustentáveis; e, na engenharia do gerenciamento dos resíduos sólidos. Tudo isso associado a conhecimentos no âmbito das questões gerenciais, sociais e ambientais, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável.
O curso objetiva, também, a oferta de um currículo adequado às características regionais e nacionais, de forma coerente ao desenvolvimento e conjuntura econômica do país, agregando valores acadêmicos e mercadológicos, contemplando a articulação entre teoria e prática.
Com uma grade curricular moderna, compromissada com uma formação humanista e interessada nas necessidades mais emergentes da sociedade em relação ao meio ambiente e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial da Saúde. Preocupada com as consequências e as responsabilidades relativas às mudanças climáticas que vivenciamos. Assim como também com as responsabilidades em relação a implantação das infraestruturas necessárias para o atendimento ao novo marco legal do saneamento básico. Conta em suas disciplinas com o uso das tecnologias inovadoras provenientes da metodologia BIM para dar condições aos seus alunos de idealizarem, projetarem e executarem de forma mais sustentável, justa e inclusiva. O curso conta também com a infraestrutura dos laboratórios didáticos virtuais, atendendo as diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de engenharia no tocante a experimentação prática dos conceitos de formação básica e profissional.
Clique aqui para acessar a grade curricular do curso.
O aluno, ao final do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, será um profissional habilitado para identificar e solucionar problemas vinculados às atividades de planejamento e projeto; execução; operação e manutenção; gerenciamento; otimização e melhoria de obras e serviços; e descomissionamento de empreendimentos, integrando os aspectos técnicos e tecnológicos aos aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, no atendimento às demandas da sociedade do Estado de Minas Gerais e do Brasil.
Áreas de atuação
- Estudo, planejamento, projeto, execução, fiscalização, manutenção, operação e controle de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas;
- Padronização, mensuração e controle da poluição ambiental, do solo e do ar;
- Estudo de viabilidade técnica-econômica;
- Supervisão, coordenação e orientação técnica;
- Assistência, assessoria e consultoria;
- Direção e serviço técnico;
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
- Desempenho de cargo e função técnica;
- Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão.