Tecnologia em Gestão da Qualidade- EAD

Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Duração do Curso: 4 Períodos (Graduação)4 Períodos (Graduação)

Tecnologia em Gestão da Qualidade - EAD

O Curso

INSCREVA-SE

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem um projeto pedagógico inovador, cuja principal característica é a aprendizagem baseada em projetos. O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. Cada eixo tem um tema, com uma disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhadas situações reais de organizações do mercado. Além dos microfundamentos que trabalham os conteúdos do curso, existem duas outras disciplinas: Competências Comportamentais, na qual serão trabalhadas as soft skills, ou atributos pessoais necessários ao profissional atual e Desafios Contemporâneos, em que são discutidos os desafios do mundo em que vivemos, ambas importantes para a formação profissional e pessoal do aluno.

A distância

1.600 horas

parcelas de R$445,00 (Tabela 2023).

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br.

O que você irá estudar

O aluno iniciará o curso pelo Eixo 1, que contempla o projeto de Gestão Contemporânea, baseado no estudo de conteúdos de formação gerencial básica, tais como Bases Legais e Constitucionais dos Negócios, Economia no Contexto dos Negócios, Relações Pessoais no Trabalho, Tipologias e Desenhos Organizacionais, Gestão e Modernidade, Sociedade e Negócios. No Eixo 2, o foco é o desenvolvimento do projeto Metodologias e Técnicas da Gestão da Qualidade, para o qual serão estudados os conteúdos: Gestão da Qualidade, Gestão por Processos, Metodologias de Análise e Solução de Problemas, Indicadores de Qualidade e Produtividade, Normas e Certificações da Qualidade, Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho, Custos da Qualidades. O Eixo 3 está dedicado ao desenvolvimento do projeto Aplicação da Gestão da Qualidade em Operações e Serviços, estudando Ferramentas de Gestão da Qualidade, Métodos e Técnicas Lean, Metrologia e Regulamentação Técnica, Qualidade em Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade em Logística, Qualidade em Serviços e Auditoria de Sistemas da Qualidade. O Eixo 4, cujo foco é o projeto Gestão Estratégica Sustentável, serão estudados os conteúdos: Estratégias para Criação de Valor, Gestão da Tecnologia e Conhecimento, Gestão Estratégica de Pessoas, Inovação na Concepção de Negócios, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade nos Negócios. Além disso, há conteúdos afetos às humanidades, como Filosofia e Ética, Cultura Religiosa Pessoa e Sociedade.

Confira a matriz curricular do curso AQUI.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

• Conhecer as normas técnicas de qualidade e de saúde e segurança do trabalho. Realizar mapeamento de processos organizacionais.

• Conhecer e aplicar ferramentas de qualidade e produtividade para minimizar a incidência de falhas.

• Conhecer e aplicar indicadores de qualidade e produtividade.

• Desenvolver programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos.

• Capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade.

• Elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas.

• Assegurar a sustentabilidade, o atendimento às normas técnicas, a liderança de equipes, a gestão de conflitos e a solução de problemas técnicos.

• Planejar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade.

Áreas de atuação

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria

• Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).

• Órgãos públicos

• Institutos e centros de pesquisa

• Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

TurnosPeríodos
Virtual4

Colegiado

Informações indisponíveis no SGA.

Grade curricular