O agronegócio cresceu de forma significativa nos últimos anos e é um dos setores de maior destaque mercado. A profissionalização da gestão e das operações contribuíram muito para esse crescimento e para o desenvolvimento, aumentando a competitividade dos negócios e do setor, seja pela produtividade ou pela criação de valor ao longo da cadeia até o consumidor. O conhecimento de técnicas agrícolas modernas aliado ao emprego de técnicas modernas de gestão, com o emprego de tecnologias da informação e comunicação, potencializam os negócios e fomentam o desenvolvimento regional e setorial. O curso CST em Gestão do Agronegócio da PUC Minas é ministrado em 6 semestres nos quais o aluno irá desenvolver conhecimentos, habilidades e competências técnicas e comportamentais que lhe permitirão atuar de forma diferenciada no mercado. Além do conhecimento de técnicas, negócios e gestão rural, o aluno irá desenvolver habilidades para aplicação de ferramentas de planejamento e gestão das atividades do agronegócio. Um diferencial que se apresenta é o desenvolvimento de competências comportamentais tais como trabalho em equipe, proatividade, análise crítica e comunicação. Competências essas que permitem ao profissional egresso conquistar um espaço diferenciado no mercado, seja na gestão do próprio negócio ou de terceiros. A PUC Minas, como uma instituição considerada uma das mais inovadoras do país, traz ao mercado uma proposta de ensino dinâmica e atualizada em cursos a distância para tecnólogos. O curso de Gestão do Agronegócio traz em sua configuração um formato de ensino baseado em projetos o que proporciona ao aluno ter uma experiência prática desde o seu início, lançando desafios, estimulando a criatividade e o aprendizado contínuo. Os projetos são o grande diferencial para o desenvolvimento do aluno. Nas atividades desenvolvidas em cada um dos 6 projetos dos eixos temáticos é possível vivenciar a realidade de gestão do agronegócio e buscar soluções com base nos conhecimentos obtidos nos conteúdos programáticos. Assim, com uma formação mais consistente e fundamentada na prática, a inserção no mercado de trabalho ou a evolução da carreira ficam mais próximos da realidade.
Mais do que a contemplação de conteúdo de qualidade, o aprendizado é fundamentado na experimentação de situações que refletem a realidade ou que permitem o aluno se integrar à realidade do mercado. A formação em Gestão do Agronegócio contempla o desenvolvimento de habilidades e competências, não só técnicas e específicas da área, como também as comportamentais. O conhecimento é a base para o desenvolvimento dessas competências que são desenvolvidos em 3 ciclos e 6 eixos temáticos.
No primeiro ciclo, denominado Empreendedorismo e Agronegócio, o aluno vai desenvolver seus estudos em dois eixos:
1 – Gestão contemporânea – o Eixo Temático permite ao aluno o conhecimento sobre questões legais de concepção de um negócio, relações pessoais no trabalho, tipos e papel das organizações, compreensão dos negócios no contexto da economia globalizada, além de uma abordagem sobre questões éticas atuais, sociedade de consumo e outros temas contemporâneos do mundo dos negócios.
2 – Sistemas produtivos no Agronegócio – o Eixo Temático trata especificamente dos elementos essenciais do Agronegócios e permite ao aluno o conhecimento sobre os fundamentos da agricultura e pecuária, sistemas de produção, os tipos e características de culturas e criação, cadeias de suprimentos, custos de produção e os elementos do mercado do agronegócio. Em uma visão estruturante, busca-se que o aluno seja capaz de compreender os elementos essenciais de um sistema de produção.
No segundo ciclo, denominado Gestão Estratégica e Sustentabilidade no Agronegócio, o aluno irá desenvolver seus estudos em outros dois eixos:
1 – Cadeias produtivas do Agronegócio – nesse Eixo Temático o aluno terá conhecimento dos elementos fundamentais da cadeia de produção do Agronegócio e o seu funcionamento. Para isso serão tratados conteúdos sobre a estrutura e funcionamento de associações e cooperativas, arranjos produtivos locais e regionais, planejamento e gestão de operações integradas, planejamento de vendas, políticas públicas para o agronegócio, crédito e financiamento e mercado de carbono.
2 – Gestão estratégica sustentável - completando o segundo ciclo e finalizando os eixos que compõem o curso, a Gestão Estratégica Sustentável priorizará conhecimentos sobre estratégias de criação de valor, gestão estratégica de pessoas, planejamento estratégico, gestão da tecnologia e conhecimento, sustentabilidade nos negócios e inovação na concepção dos negócios.
Por fim, no terceiro ciclo, Carreira e Profissão, o aluno vai desenvolver seus estudos nos dois últimos eixos:
1 – Planejamento e gestão de novos negócios – o empreendedorismo é o elemento central desse eixo em que você estudará sobre público-alvo e persona, oportunidades e ameaças do mercado, planejamento de produtos e serviços, planos de negócios, gestão de fluxo de caixa e de negócios rurais familiares.
2 – Consultoria e assistência técnica no agronegócio – completa a formação do profissional de gestão do agronegócio com conhecimentos sobre gestão da qualidade, ambiental, de mudanças, com desenvolvimento de metodologias de análise e solução de problemas, assistência técnica e extensão rural e integração entre agricultura e pecuária.
No desenvolvimento dos seis eixos os alunos aplicarão seus conhecimentos para desenvolvimento de projetos com problemas reais de negócios e de organizações parceiras. Isso eleva a excelência na formação e capacita o aluno para enfrentar a realidade mercadológica de maneira mais efetiva, não ficando apenas no campo teórico, mas desenvolvendo habilidades e competências essenciais na prática.
Como diferencial, os alunos terão ainda a oportunidade de se aprofundarem em Competências Comportamentais, na qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e em Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo: sustentabilidade, comprometimento, respeito, ética, dentre outros valores necessários para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.
Com uma formação fundamentada em competências, o aluno será capaz de planejar, projetar e executar empresas e negócios rurais, bem como gerenciá-los realizando o planejamento e controle de processos e do desempenho de produção, integrando cada vez mais a uma realidade local e regional com base no associativismo e cooperativismo.
Ao final do curso, o aluno será capaz de
• Analisar o mercado e suas variáveis para identificação de oportunidades e ameaças, planejar estrategicamente negócios, propriedades ou empresas rurais;
• Planejar, organizar e controlar processos produtivos, custos e desempenho de lavouras e rebanhos;
• Compreender os elementos da cadeia do agronegócio e propor e planejar a organização arranjos produtivos locais;
• Planejar o processo de comercialização e distribuição de produtos agrícolas;
• Planejar, projetar e executar empreendimentos do Agronegócio;
• Gerenciar empresas, negócios e propriedades rurais.
• Prestar serviços de assistência técnica, consultoria e extensão rural.
Áreas de atuação
O profissional de gestão do Agronegócio poderá atuar em propriedades e empresas rurais de pequeno, médio e grande porte, além empresas e organizações cooperativas ou associativas ligadas ao ambiente rural. Poderá atura em empresas privadas, públicas ou do terceiro setor. Estará apto da desenvolver a carreira como gestor, empreendedor ou prestador de serviços de assistência técnica, de consultoria e extensão rural.