O curso
O Curso de Engenharia Aeronáutica destina-se à formação do bacharel que poderá atuar tanto nos setores industriais de concepção do projeto de fabricação de aeronaves, quanto na área de gestão de serviços de manutenção e inspeção e gestão aeroportuária. As linhas de estudo relacionadas ao curso estão em sintonia com o desenvolvimento, a pesquisa e a inovação.
O que irá estudar
O bacharel em engenharia aeronáutica é, essencialmente, um conhecedor da produção industrial de aeronaves e dos processos agregados à sua operação. Ele lida com o desenvolvimento e a fabricação de aeronaves, a avaliação de operação durante o voo e durante as operações em solo. Para isso, torna necessário que ele tenha conhecimento pleno dos conceitos sobre o comportamento aerodinâmico de superfícies simétricas e assimétricas durante o voo, aplicação de materiais como aço, alumínio, titânio, magnésio e cromo na construção de peças para aeronaves e a resistência destas peças quando expostas a condições climáticas intensas e cargas mecânicas do voo. Vale ressaltar que é de extrema importância que o bacharel em engenharia aeronáutica também possua conhecimento dos métodos de manutenção de aeronaves, dos processos de manutenção utilizados nos centros criados para este fim, dos processos e métodos utilizados na infraestrutura aeroportuária. Isso requer uma sólida formação acadêmica com conhecimentos multidisciplinares, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, com espírito criativo, desenvoltura, iniciativa, capacidade analítica e espírito empreendedor.
Áreas de atuação
Ele será capaz de atuar como engenheiro projetista, de processos, de fabricação, desenvolvimento de novas tecnologias e líder na gestão das várias fases do processo aeronáutico. No setor industrial, pode realizar a análise e melhoria do processo de montagem e testes das aeronaves; atuar na logística de manutenção e oferecer melhoria contínua desses processos; atuar também nos processos aeroportuários, contemplando a avaliação da estrutura e o impacto no fluxo de passageiros, cargas e na operação da aeronave.