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Jogos Digitais

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Graduação Presencial - 2°/2024
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Características:
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Duração do Curso: 8 Períodos (Graduação)8 Períodos (Graduação)

O curso

 

O bacharel em Jogos Digitais atua no segmento de interatividade digital, para o entretenimento ou não, projeta e desenvolve produtos como jogos educacionais, jogos publicitários, e jogos comerciais como: Infinite runner, bullet hell, aventura, ação, RPG, FPS,  estratégia, simulação, assim como outros gêneros, para diferentes dispositivos, tais como celulares, tablets, computadores pessoais, web e consoles. Lida com plataformas, ferramentas e tecnologias, adotadas no mercado de trabalho e pelas empresas parceiras, para a criação de jogos digitais. Trabalha no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo ? em rede ou isoladamente ? de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com base de dados, pesquisam e produzem artefatos de estudo para áreas de jogos educativos, simuladores e entretenimento, ludificam  processo de treinamento, procedimentos mercadológicos e ações de publicidades e marketing. Os alunos possuem suporte dos professores, dos monitores de disciplinas e a infraestrutura que a PUC Minas oferece. Certificações intermediárias são fornecidas aos alunos que concluem os módulos de arte e de programação.

 

 

O que irá estudar

 

 

O aluno terá todo o embasamento científico, teórico e prático para a criação de softwares interativos, sobretudo jogos digitais. Dentro do campo de conhecimento, ele se aprofundará no estudo e criação do game design e level design, roteiro e narrativas para jogos, design e modelagem de personagens e cenários, animação de personagens humanoides e não humanoides, atuação e expressão facial e corporal para animação, programação de computadores para a execução do gameplay, visual effects, programação de física aplicada a jogos, programação com Arduino, jogos para dispositivos móveis, inteligência artificial,  gerência de projetos de equipes multidisciplinares, computação gráfica, shaders, planejamento de projetos, métodos ágeis, realidade virtual e aumentada, redes de computadores, interações com sistema operacional, otimização de softwares (gráfica e processual), construção de simuladores, pesquisar e usar produtos interativos como objeto de pesquisa e construção de interfaces gráficas para jogos entre outros assuntos correlacionados com a área, sempre apoiado em uma formação ética e humanista.

 

 

Áreas de atuação

 

 

O bacharel em Jogos Digitais pode atuar como autônomo, em estúdios de desenvolvimento de jogos, produtoras triple A, agências digitais de publicidade, na produção de simuladores para indústrias (automotivas, aeronáutica, bélicas, construção civil, arquitetura, mercado imobiliário, entre outras), em escolas desenvolvendo jogos sérios para apoio na aprendizagem, agências de publicidade, veículos de comunicação e instituições de ensino.

 

Perfil do egresso 

O bacharel em Jogos Digitais, conforme previsto na DCN de informática, visa formar profissionais para atuarem em empresas de game design, desenvolvimento e engenharia de jogos e produtos interativos digitais, assim como: em agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de softwares, instituições educacionais, produtoras de web, veículos de comunicação em geral,  Industrias que trabalham com simulação, estúdios cinematográficos, institutos e centros de pesquisa.
 
  • Projetar engines para o desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Analisar, pesquisar, projetar e documentar Jogos Digitais;
  • Implementar, testar, implantar, avaliar, selecionar e utilizar ferramentas e metodologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção e evolução de Jogos Digitais;
  • Aplicar conhecimentos de computação gráfica e conhecer processos de renderização da imagem digital;
  • Aplicar princípios de Inteligência artificial na solução de problemas de caminhamento, rotas de tomada de decisão;
  • Conhecer, entender e aplicar técnicas de desenvolvimento de jogos para plataformas de virtualização como realidade virtual, aumentada e mista;
  • Aplicar conhecimentos de modelagem tridimensional para a construção de objetos, cenários e personagens para Jogos Digitais;
  • Aplicar os princípios e métodos voltados à interação humano-computador, promovendo a qualidade de uso e experiência do usuário em Jogos Digitais;
  • Conhecer e entender o papel dos computadores e tecnologias na transformação da sociedade e relações humanas;
  • Inovar e empreender com processos que transformam ideias em produto ou serviços digitais multimídia com valor de negócio;

 

 

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