O Curso de Pedagogia da PUC Minas habilita licenciados para exercer funções de docência e gestão em escolas e outras organizações da sociedade que desenvolvam atividades de caráter educacional.
O que irá estudar
O Curso de Pedagogia oferece fundamentação teórico-prática necessária à formação de profissionais com compreensão crítica da relação escola/sociedade, comprometidos com uma educação de qualidade.
A proposta curricular organiza-se em quatro grandes áreas:
1. Fundamentos da Educação
Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Psicologia e Políticas Educacionais
2. Cotidiano Escolar
Alfabetização e Letramento, Didática, Metodologias de Ensino, Avaliação Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Arte e Educação
3. Gestão Pedagógica
Gestão e Trabalho Docente e Teorias de Currículo
4. Integração Teoria e Prática
Estágios e Pesquisa Pedagógica.
Destacam-se nessa formação os seminários interdisciplinares, os projetos e atividades de extensão e os laboratórios de pesquisa e práticas educacionais.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e para os cursos de Licenciaturas (2015), a estrutura do Curso de Pedagogia da PUC Minas compreende, além do núcleo básico de formação, um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, voltado às áreas de atuação profissional, priorizadas pelos projetos pedagógicos das instituições para que atendam diferentes demandas sociais e um núcleo de estudos integradores.
A formação do núcleo básico é realizada em 08 períodos e o aprofundamento poderá ser realizado nas áreas de "Necessidades Educacionais Especiais" e/ou "Ensino Religioso", no 9º período.
Áreas de atuação
Nas escolas, o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio, assim como para a participação nas atividades de gestão de processos educativos.
Nas demais organizações da sociedade, o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais; hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal; organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outras.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.