• flag_custom

Graduação Presencial
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 10 Períodos (Graduação)10 Períodos (Graduação)

Engenharia de Controle e Automação

O Curso

Por meio de uma formação abrangente e multidisciplinar, o curso irá capacitar o aluno a atuar como um bacharel de sistemas de Controle e Automação, incluindo desde a concepção de processos, até a implementação, utilização e manutenção de sistemas automatizados. O bacharel de Controle e Automação articula os conhecimentos de engenharia, robótica, computação, tecnologia de informação e gerenciamento de projeto, o que o torna um profissional versátil. Você será constantemente incentivado a adquirir uma postura empreendedora a partir da aquisição de conceitos organizacionais e empresariais, favorecendo também a habilidade em desenvolver e gerenciar o próprio negócio.

O que você irá estudar

O curso contempla os fundamentos de circuitos elétricos e eletrônicos, mecanismos de controle de processos e as aplicações, instrumentação, programação de computadores, informática industrial, acionamentos elétricos, robótica, tecnologia de informação, metodologia de desenvolvimento de projetos, supervisão de processos, redes e processos industriais, processos mecânicos, comandos hidráulicos e pneumáticos, fundamentos de mecânica dos fluidos e transferência de calor. Há disciplinas de formação humanística, como Cultura Religiosa, Sociologia, Filosofia, além das básicas como Cálculo, Física, Química, Informática e Estatística. O curso ainda oferece atualização por meio de seminários e disciplinas optativas, coerentes com a demanda do mercado.

Áreas de atuação

O bacharel poderá atuar no controle e automação nas mais diversificadas áreas, tais como médica, comercial, predial e residencial, hotelaria, setor bancário, agricultura, aeronáutica, aeroespacial, energia elétrica, eólica, nuclear, controle de poluição, tratamento de água, esgoto e outros efluentes, indústria alimentícia, extração mineral e vegetal, indústria farmacêutica, laboratórios clínicos, entre outros. Os campos de atuação englobam desde empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos em geral, desenvolvimento de software de automação e controle até a gestão de processos produtivos.