• flag_custom

Graduação Presencial
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 10 Períodos (Graduação)10 Períodos (Graduação)

Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

O Curso

O Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação prepara o bacharel para enfrentar os desafios que o processo de desenvolvimento do Brasil requer. Ele abre opções de trabalho, uma vez que terá formação nas áreas de Eletrônica, de Controle e Automação de Processos e em Telecomunicação.

O curso oferece formação teórica que permite o desenvolvimento de projetos e pesquisas em laboratórios sob orientação de professores capacitados. A interdisciplinaridade do conhecimento é incentivada como forma de aprimorar o crescimento intelectual, filosófico e socioambiental do futuro engenheiro.

O curso apresenta como destaque a Feira de Integração Curricular, que conta com a participação de empresas do setor, em que os alunos expõem os projetos desenvolvidos nas diversas etapas do curso, sob a orientação dos professores, a exemplo do Trabalho de Conclusão de Curso, em que o aluno é estimulado a projetar produtos ou serviços para a solução de problemas reais.

O que você irá estudar

Sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, sistemas de acionamento de máquinas, sistemas de controle e automação, sistemas eletrônicos aplicados em telecomunicações, redes de computadores, sistemas embarcados, sistemas biomédicos e sistemas de áudio e vídeo, compatibilidade eletromagnética, radiodifusão, antenas, telefonia, comunicações analógicas e digitais, comunicações móveis e sem fio, sistemas ópticos, comunicação via satélite, processamento digital de sinais.

Áreas de atuação

O bacharel em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pode atuar no desenvolvimento, manutenção, implantação e gerenciamento de projetos de sistemas eletroeletrônicos, de sistemas computacionais dedicados, de automação e de comunicação, com ou sem fio, voltados para as áreas industriais, comerciais e residenciais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Instituto

IPUC - Instituto Politécnico