O Curso de Fonoaudiologia capacita o aluno a atuar na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana como, por exemplo, rouquidão, gagueira, troca de sons na fala e de letras na escrita. Dificuldade de deglutição, perdas auditivas, problemas decorrentes do envelhecimento e de lesões cerebrais, alterações da linguagem em síndromes diversas, entre outros, são exemplos de alterações da comunicação estudadas durante o curso.
Além de abordar os distúrbios da comunicação, o curso aborda o aperfeiçoamento vocal de profissionais da voz: professores, cantores, operadores de telemarketing, atores de teatro e jornalistas. Atuação em estética facial e questões relacionadas à Fonoaudiologia ocupacional são campos possíveis de estudo.
O que você irá estudar
O curso abrange disciplinas básicas e profissionalizantes, teóricas e práticas. Os alunos executam atividades práticas no início do curso e posteriormente realizam estágios no Centro Clínico de Fonoaudiologia, em hospitais, asilos, unidades de saúde, clínicas, escolas e creches conveniadas com a PUC Minas. O Centro Clínico é devidamente equipado com recursos tecnológicos adequados. Além dos estágios, o aluno terá oportunidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica, o que contribuirá muito para a formação teórica, prática e de pesquisador.
Áreas de atuação
O fonoaudiólogo atua no diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana: audição, voz, linguagem, fala e nas funções orais (respiração, mastigação e deglutição). Atua também no aperfeiçoamento vocal, perícia fonoaudiológica, estética facial, reabilitação auditiva e do equilíbrio e disfunção temporomandibular, entre outros. O bacharel em Fonoaudiologia poderá trabalhar em clínicas, hospitais, empresas, consultórios, serviços de saúde pública e privada.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.