O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da PUC Minas parte da premissa de que o profissional da área de segurança pública deve compreender não apenas a tradicional dinâmica do sistema prisional, mas também os riscos que uma sociedade hipercomplexa apresenta, oferecendo soluções que aumentem a sensação de segurança no âmbito da comunidade em que ele vai atuar.
Por esse motivo, ele precisará entender a dinâmica da vida comunitária, a origem e motivação das ameaças que pairam sobre a sociedade, a estruturação do sistema repressivo estatal, as formas de prevenção existentes e sobretudo as estratégias de solução consensual de conflitos.
A segurança pública é estudada de modo integral e o profissional será preparado para interagir com os mais diversos segmentos da sociedade; a sua atuação não deverá se limitar à execução das medidas penais determinadas pelo Estado, devendo abranger também a análise e o enfrentamento das situações de risco à sociedade.
O técnico em segurança pública formado pela PUC Minas será um profissional autônomo, capacitado, preparado para atuar em equipes e com uma sólida formação teórica e prática.
O que você irá estudar
O curso superior de tecnologia em segurança pública é estruturado em quatro ciclos. No primeiro ciclo, o aluno irá estudar os fundamentos teóricos necessários para a compreensão integral da segurança pública como um dos elementos de proteção da sociedade. Ele deverá compreender como se estrutura o estado e quais são os pilares jurídicos que permitem a sua atuação profissional. No segundo ciclo, o aluno irá estudar como se organiza o sistema repressivo penal e administrativo, a fim de compreender a lógica do sistema prisional e as políticas de encarceramento. No terceiro ciclo, serão apresentados os riscos à vida comunitária, inclusive na esfera virtual, e as etapas de criação de um programa de compliance. Finalmente, no quarto ciclo, serão estudados procedimentos de vistoria, perícias e avaliações, capacitando o profissional a apresentar os laudos necessários para assegurar os interesses da coletividade.
Áreas de atuação
O técnico em segurança pública tem um amplo espectro de atuação profissional. Ele poderá atuar nas áreas tradicionais da segurança pública como agente prisional, agente socioeducativo, policial civil ou militar e, ainda, atuar nas novas fronteiras que diariamente se abrem, nas áreas de inteligência, compliance, proteção de dados e cibernética.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.