Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

    Indústria 4.0

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Gestão/Engenharia
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)

    Indústria 4.0

    O egresso da Pós em Indústria 4.0 estará capacitado para atuar em diversas áreas estratégicas e operacionais, principalmente em setores industriais e tecnológicos. O profissional poderá ocupar posições como Gestor de Inovação e Transformação Digital, Gerente de Operações, Consultor de Indústria 4.0, Especialista em Automação e Robótica, Analista de IoT e Big Data, e Líder de Projetos de Transformação Industrial. As áreas de atuação incluem manufatura avançada, automação industrial, logística inteligente, desenvolvimento de soluções baseadas em IoT, implantação de sistemas ciberfísicos, gestão de projetos de tecnologia emergente e otimização de processos industriais. Além disso, o egresso poderá trabalhar em empresas de tecnologia, consultorias especializadas em inovação industrial, startups de tecnologia e grandes indústrias que estejam adotando as tecnologias da Indústria 4.0. 

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     


    OBJETIVOS

    Os principais objetivos da Pós em Indústria 4.0 considera:

    1. Capacitar profissionais para liderar a transformação digital nas indústrias, desenvolvendo habilidades para gerenciar e implementar inovações tecnológicas, integrando sistemas ciberfísicos, automação, IoT e inteligência artificial em processos produtivos.

    2. Preparar gestores para otimizar a eficiência operacional e a produtividade, utilizando técnicas de manufatura avançada, robótica, Big Data e análise preditiva para melhorar a eficiência das operações industriais.

    3. Desenvolver competências para a gestão estratégica de projetos de Indústria 4.0, utilizando ferramentas e metodologias de planejamento e gestão de projetos tecnológicos, focando na análise de viabilidade, gestão de riscos e KPIs.

    4. Fomentar a inovação e a competitividade através da adoção de tecnologias emergentes - Capacitar os alunos a identificar oportunidades de inovação dentro do ambiente industrial por meio do uso de tecnologias como impressão 3D, realidade aumentada, e inteligência artificial.

    5. Promover a integração de tecnologias sustentáveis e eficiência energética, aplicando tecnologias que promovam a sustentabilidade e a economia circular, com foco na eficiência energética e na redução de desperdícios.

    6. Formar líderes capazes de conduzir a mudança cultural e organizacional, gerenciando  equipes multidisciplinares e liderando mudanças organizacionais necessárias para a adaptação à Indústria 4.0, com foco em inovação contínua e adaptação às novas tecnologias.

    Competências a serem desenvolvidas 

    Descrever as competências que os alunos irão adquirir e aperfeiçoar ao longo do curso, sendo fundamentais para a atuação profissional nas áreas de interesse. Esse preenchimento deve ser feito com clareza e objetividade, considerando as metas formativas do curso e as necessidades do mercado de trabalho.


    Áreas de atuação do egresso

    O egresso da Pós em Indústria 4.0 estará capacitado para atuar em diversas áreas estratégicas e operacionais, principalmente em setores industriais e tecnológicos. O profissional poderá ocupar posições como Gestor de Inovação e Transformação Digital, Gerente de Operações, Consultor de Indústria 4.0, Especialista em Automação e Robótica, Analista de IoT e Big Data, e Líder de Projetos de Transformação Industrial. As áreas de atuação incluem manufatura avançada, automação industrial, logística inteligente, desenvolvimento de soluções baseadas em IoT, implantação de sistemas ciberfísicos, gestão de projetos de tecnologia emergente e otimização de processos industriais. Além disso, o egresso poderá trabalhar em empresas de tecnologia, consultorias especializadas em inovação industrial, startups de tecnologia e grandes indústrias que estejam adotando as tecnologias da Indústria 4.0. 

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em: 

    Egenharias Eletrônica, de Telecomunicação, de Controle e Automação, de Produção, de computação. Ciência da Computação, Sistemas de Informação, tecnólogos na área de tecnologia da informação e áreas afins. Graduados em Administração, Gestão Industrial ou áreas afins que atuam ou desejam atuar na gestão e aplicação de sistemas para indústria 4.0

    PROGRAMA DO CURSO

    • Analytics & Business Intelligence

    • Gestão Ágil em Projetos

    • Ambiente 4.0

    • Gestão de Operações

    • Gestão da Inovação

    • Ecossistema para Indústria 4.0

    • Gestão Tecnológica em Engenharia

    • Tecnologia da Automação

    • Automação e Robótica

    • Engenharia e Gestão de Sistemas Complexos

    • Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Ciberfísicos

    • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

    • Manufatura Avançada e Impressão 3D

    • Realidade Aumentada e Realidade Virtual

    • Planejamento e Implementação de Projetos de Indústria 4.0

    Confira as ementasAQUI.

    METODOLOGIA


    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.


    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.


    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.


    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Leonardo Barros de Resende - Mestre
    • Renata Umbelino Rego - Doutora

    Área do Conhecimento

    Gestão | Engenharia
     

    Período de Realização

    ??O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central