A
Inovação é um dos fatores principais de competitividade nas organizações
sempre. As mudanças globais impulsionam necessidades cada vez maiores sobre as
organizações exigindo ações capazes de garantir sua sobrevivência, a exploração
de novos mercados e a readequação ou criação de novos modelos de negócios. A
estes fatores somam-se ainda outras demandas como a de observar, conhecer, e se
adequar às novas tendências, necessidades e comportamentos dos consumidores e
de toda sociedade com vistas à diferenciação dos produtos e/ou serviços, sua
adaptação, renovação e sustentabilidade. Da mesma forma, para que profissionais
consigam se manter no mercado, e auxiliar as organizações no desenvolvimento da
cultura de inovação, é fundamental estarem atentos ao que há de mais novo sobre
os conhecimentos da inovação. Este curso destina-se a líderes, empreendedores,
CEOs, CTOs, agentes de inovação e profissionais que buscam conhecer para
aplicar a inovação na organização que atuam.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
A especialização em Inovação Corporativa, tem o objetivo de oferecer ao discente conhecimento sobre o processo da cultura da inovação, bem como sua aplicação nas organizações. O curso trará conhecimentos para esse profissional atuar como agente de inovação corporativa, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de projetos inovadores embasados na visão sistêmica da organização. Ao prover conteúdos que estimulem o discente, o curso desenvolve profissionais aptos a estarem abertos às mudanças e ter consciência das implicações éticas de seu trabalho nas organizações; capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar de forma criativa e estratégica além de refletir e atuar criticamente sobre a esfera dos grupos, organizações e instituições, considerando a importância da cultura da inovação nas organizações.
Para tanto, é previsto um conteúdo que permite uma formação interdisciplinar alinhando teoria e prática, por meio de trabalhos e ferramentas baseadas nas metodologias ativas de ensino.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso de pós-graduação em Inovação Corporativa, poderá atuar em organizações públicas e empresas de pequeno, médio e grande porte como agentes de inovação buscando adequá-las às tendências de novos processos e métodos criativos
A QUEM SE DESTINA
O
curso se destina a especialistas, líderes, executivos, empreendedores, agentes
de inovação, CTO-Chief Technology Officer e outros profissionais de mercado que
desejam desenvolver, ampliar seus conhecimentos em inovação corporativa bem
como aplicar inovação em sua organização ou área de atuação.
CONTEÚDO DO CURSO
GESTÃO DA INOVAÇÃO
INOVAÇÃO ABERTA
ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS
DESIGN THINKING
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
PROPRIEDADE INTELECTUAL
GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO
PORTFÓLIO DE INOVAÇÃO
MÉTRICAS DE INOVAÇÃO
TECNOLOGIAS E REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
GESTÃO DE EQUIPES EM PROJETOS DE INOVAÇÃO
NEGÓCIOS INOVADORES
CULTURA DA INOVAÇÃO
LEGISLAÇÃO E INOVAÇÃO
GESTÃO E ANÁLISES FINANCEIRA DE PROJETOS DE INOVAÇÃO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
RG ou CNH (frente e verso)
Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024. As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
João Carlos Oliveira Caetano -
Osvaldo Maurício de Oliveira -
Área do Conhecimento:
Gestão
Tecnologias Digitais
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Confirmação dos cursos: As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024.
Liberação das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.
Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.