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Inovação na Educação

Características


Modalidade:
Período: Curso de Pós Graduação a distância
Produto indisponível!
*Pós Graduação EAD: valor referente a primeira parcela do curso.

Observação: Se você está comprando um curso de pós graduação EAD, apenas a primeira parcela será transacionada nesta loja. As demais parcelas serão geradas pelos sistemas da PUC Minas para pagamento futuro. Caso a compra seja de um curso de curta duração EAD, o valor transacionado nesta loja refere-se ao montante integral.

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Inovação na Educação (especialização híbrida)

Inscrição
 

Área de conhecimento:

  • Educação

Descrição

O curso Inovação na Educação tem o objetivo inspirar e capacitar docentes e profissionais de áreas afins a projetarem experiências inovadoras, relevantes e gratificantes de aprendizagem para seus alunos, por meio da aplicação dos princípios de design instrucional e metodologias ativas, apoiadas por recursos midiáticos e tecnológicos.

 

AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:

 

- Atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais inovadores para cursos a distância, presenciais ou híbridos, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos, atividades e ferramentas;

- Planejar ações educacionais inovadoras que utilizem avaliação e análise da aprendizagem (learning analytics), gamificação, realidade aumentada, e demais recursos midiáticos e tecnológicos;

- Utilizar estratégias de ensino que favoreçam a integração entre conteúdos e problemas reais, trazendo sentido para a experiência de aprender e para o desenvolvimento das competências para o século XXI;

- Promover a pesquisas e o desenvolvimento de materiais inovadores nas áreas de tecnologia para aprendizagem.

 

PÚBLICO ALVO:

Docentes e profissionais graduados interessados no aprendizado da educação e que desejam atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de cursos, projetos e programas de educação.

 

DURAÇÃO:

12 meses

360 horas

MODELO:

Curso híbrido – majoritariamente online, com três encontros presenciais na região de Belo Horizonte.

 

EMENTAS:

O curso se propõe o desenvolvimento de cinco competências que pretendem provocar a reflexão e a ressignificação da prática docente:

 

1) Pensamento Crítico

 

Analisar, buscar e desenvolver soluções para dilemas concretos por meio de exercícios de argumentação e reflexão crítica, a partir de dados e informações; design de conteúdos e curadoria; conhecimento prévio e diagnóstico; autogestão da aprendizagem; portfólios.

 

2) Conhecimento

Planejar e implementar estratégias criativas e efetivas de aprendizagem; elaborar, analisar e avaliar ideias para a solução de problemas relevantes; design thinking; storytelling; recursos tecnológicos básicos e avançados: realidade virtual/aumentada; inteligências artificial; videoaulas; audios/podcasts; infografia; ebooks; apresentações narradas; simulações; gamificação. 

 

3) Criatividade

Selecionar e aplicar as técnicas, recursos e metodologias que favoreçam a criação de espaços de construção coletiva e colaborativa do saber; aprendizagem por pares; aprendizagem maker; inteligência coletiva; engajamento; motivação; competências socioemocionais: Big Five - Abertura a novas experiências, Extroversão, Consciência, Amabilidade, Estabilidade Emocional; espaços online de compartilhamento: fóruns e wikis; ambientes virtuais de aprendizagem. 

 

4) Colaboração

 

Compreender como a aprendizagem funciona e empregar as informações para ações educacionais planejadas e centradas no aluno; articular objetivos de aprendizagem, avaliações e estratégias pedagógicas no planejamento de uma ação educacional; novas práticas docentes; como o aluno aprende: contribuições da neurociência; planejando minha disciplina: reconhecendo os alunos; traçando objetivos de aprendizagem; identificando as avaliações; definindo estratégias de aprendizado; feedback orientado para o domínio (relevante, construtivo, acessível, consequencial e oportuno).

 

5) Inovação

Selecionar e implementar metodologias ativas de aprendizagem de maneira planejada e intencional para o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos; personalização da aprendizagem guiada por big data (learning analytics); plataformas adaptativas; aprendizagem baseada em projetos e problemas; sala de aula invertida; estudos de caso; prática de campo; role-play; ensino híbrido; papéis docentes (mentoria, tutoria, coaching, etc).


CORPO DOCENTE:

Marcos André Kutova (Doutor)
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
Paulo Lafetá (Especialista)
Lucas Costa Fonseca (Mestre)
Marcelo Werneck (Mestre)
Caroline de Oliveira Vasconcellos Rosa (Especialista)

Coordenadores

  • Caroline de Oliveira Vasconcellos Rosa -
 
 
 
 
 
 
 
  • Duração

    360 horas / 12 meses. O curso é composto por 5 módulos de 72 horas/aula de aprendizagem cada. Os módulos são organizados em tópicos que irão desenvolver as competências e habilidades previstas para o egresso. 

     

     
     
     
     

    Investimento

     

    R$ 5.800,00 (à vista ou parcelado em 12x)

     

    Metodologia

     

    Desenvolvido majoritariamente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade, cada módulo terá duração de até 8 semanas. Todas as atividades relacionadas a um módulo serão planejadas e disponibilizadas pelo professor no AVA. Estão previstos três encontros presenciais ao longo do curso para o desenvolvimento de etapas do projeto de conclusão do curso. No primeiro deles, os alunos discutirão problemas das realidades locais e a turma compartilhará as melhores práticas para a resolução do problema. No segundo, os alunos apresentarão a primeira parte do projeto de conclusão de curso, havendo espaço para compartilhamento das experiências e de dificuldades encontradas, orientação docente, além de trocas entre pares. O último encontro será um seminário de defesa do TCC.  Para os alunos que não puderem comparecer, estão previstas transmissões ao vivo ou disponibilização da gravação do material referente ao encontro.

    As realização das atividades e dos projetos propostos fazem parte do processo de avaliação, sendo permanentemente acompanhados pelos professores autores, mentores e coordenador do curso. Nesse sentido, o gabarito e espelho de respostas são disponibilizados em áudio, vídeo ou texto e discutidos pelos alunos com os professores no fórum de discussões.

    O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste no desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo intervir em um problema local, gerando impacto positivo em instituições de ensino escolhidas pelos alunos, por meio uma ação de inovação em educação sistematicamente planejada. 

    Benefícios

     

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

     

    Certificação

     

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.

    Veja o modelo do certificado aqui​.

     

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    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 
 

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