Inovação na Educação (especialização híbrida)
Área de conhecimento:
- Educação
Descrição
O curso Inovação na Educação tem o objetivo inspirar e capacitar docentes e profissionais de áreas afins a projetarem experiências inovadoras, relevantes e gratificantes de aprendizagem para seus alunos, por meio da aplicação dos princípios de design instrucional e metodologias ativas, apoiadas por recursos midiáticos e tecnológicos.
AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:
- Atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais inovadores para cursos a distância, presenciais ou híbridos, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos, atividades e ferramentas;
- Planejar ações educacionais inovadoras que utilizem avaliação e análise da aprendizagem (learning analytics), gamificação, realidade aumentada, e demais recursos midiáticos e tecnológicos;
- Utilizar estratégias de ensino que favoreçam a integração entre conteúdos e problemas reais, trazendo sentido para a experiência de aprender e para o desenvolvimento das competências para o século XXI;
- Promover a pesquisas e o desenvolvimento de materiais inovadores nas áreas de tecnologia para aprendizagem.
PÚBLICO ALVO:
Docentes e profissionais graduados interessados no aprendizado da educação e que desejam atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de cursos, projetos e programas de educação.
DURAÇÃO:
12 meses
360 horas
MODELO:
Curso híbrido – majoritariamente online, com três encontros presenciais na região de Belo Horizonte.
EMENTAS:
O curso se propõe o desenvolvimento de cinco competências que pretendem provocar a reflexão e a ressignificação da prática docente:
1) Pensamento Crítico
Analisar, buscar e desenvolver soluções para dilemas concretos por meio de exercícios de argumentação e reflexão crítica, a partir de dados e informações; design de conteúdos e curadoria; conhecimento prévio e diagnóstico; autogestão da aprendizagem; portfólios.
2) Conhecimento
Planejar e implementar estratégias criativas e efetivas de aprendizagem; elaborar, analisar e avaliar ideias para a solução de problemas relevantes; design thinking; storytelling; recursos tecnológicos básicos e avançados: realidade virtual/aumentada; inteligências artificial; videoaulas; audios/podcasts; infografia; ebooks; apresentações narradas; simulações; gamificação.
3) Criatividade
Selecionar e aplicar as técnicas, recursos e metodologias que favoreçam a criação de espaços de construção coletiva e colaborativa do saber; aprendizagem por pares; aprendizagem maker; inteligência coletiva; engajamento; motivação; competências socioemocionais: Big Five - Abertura a novas experiências, Extroversão, Consciência, Amabilidade, Estabilidade Emocional; espaços online de compartilhamento: fóruns e wikis; ambientes virtuais de aprendizagem.
4) Colaboração
Compreender como a aprendizagem funciona e empregar as informações para ações educacionais planejadas e centradas no aluno; articular objetivos de aprendizagem, avaliações e estratégias pedagógicas no planejamento de uma ação educacional; novas práticas docentes; como o aluno aprende: contribuições da neurociência; planejando minha disciplina: reconhecendo os alunos; traçando objetivos de aprendizagem; identificando as avaliações; definindo estratégias de aprendizado; feedback orientado para o domínio (relevante, construtivo, acessível, consequencial e oportuno).
5) Inovação
Selecionar e implementar metodologias ativas de aprendizagem de maneira planejada e intencional para o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos; personalização da aprendizagem guiada por big data (learning analytics); plataformas adaptativas; aprendizagem baseada em projetos e problemas; sala de aula invertida; estudos de caso; prática de campo; role-play; ensino híbrido; papéis docentes (mentoria, tutoria, coaching, etc).
CORPO DOCENTE:
Marcos André Kutova (Doutor)
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
Paulo Lafetá (Especialista)
Lucas Costa Fonseca (Mestre)
Marcelo Werneck (Mestre)
Caroline de Oliveira Vasconcellos Rosa (Especialista)
Coordenadores
- Caroline de Oliveira Vasconcellos Rosa -
-
Metodologia
Desenvolvido majoritariamente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade, cada módulo terá duração de até 8 semanas. Todas as atividades relacionadas a um módulo serão planejadas e disponibilizadas pelo professor no AVA. Estão previstos três encontros presenciais ao longo do curso para o desenvolvimento de etapas do projeto de conclusão do curso. No primeiro deles, os alunos discutirão problemas das realidades locais e a turma compartilhará as melhores práticas para a resolução do problema. No segundo, os alunos apresentarão a primeira parte do projeto de conclusão de curso, havendo espaço para compartilhamento das experiências e de dificuldades encontradas, orientação docente, além de trocas entre pares. O último encontro será um seminário de defesa do TCC. Para os alunos que não puderem comparecer, estão previstas transmissões ao vivo ou disponibilização da gravação do material referente ao encontro.
As realização das atividades e dos projetos propostos fazem parte do processo de avaliação, sendo permanentemente acompanhados pelos professores autores, mentores e coordenador do curso. Nesse sentido, o gabarito e espelho de respostas são disponibilizados em áudio, vídeo ou texto e discutidos pelos alunos com os professores no fórum de discussões.
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste no desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo intervir em um problema local, gerando impacto positivo em instituições de ensino escolhidas pelos alunos, por meio uma ação de inovação em educação sistematicamente planejada.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central