Página inicial/Especialização/Online ao Vivo

    Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...

    Entre em contato para saber o valor da mensalidade.

    Características:
    Área: Educação/Tecnologias Digitais
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
    Local de Oferta: OnlineOnline
     
    O curso de especialização em Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais oferece uma jornada de aprendizado abrangente e inovadora, projetada para capacitar profissionais da área educacional e afins a explorar o potencial transformador da convergência entre Tecnologia e Pedagogia. Com foco na integração holística de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial, a matriz do curso destaca-se por seu compromisso em criar uma educação mais inclusiva, acessível e dinâmica. Ao longo do curso, os estudantes serão imersos em uma abordagem pedagógica que enfatiza a aplicação prática do conhecimento, permitindo que desenvolvam habilidades tangíveis para a criação de materiais educativos interativos, a concepção de ambientes virtuais de aprendizagem e a adaptação de estratégias pedagógicas tradicionais. O curso é um catalisador para capacitar os profissionais a liderar iniciativas de inovação educacional, implementar soluções tecnológicas e inteligentes em ambientes de ensino diversos e, em última análise, contribuir para a construção de um futuro educacional mais adaptável, inclusivo e orientado para a excelência.
    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    Capacitar profissionais da educação e áreas afins a compreender, aplicar e integrar de maneira eficaz as tecnologias, inteligência artificial e práticas disruptivas no contexto educacional, visando aprimorar a qualidade das experiências de aprendizado e promover uma educação mais inovadora e personalizada. Objetivos Específicos:
    • Compreender os fundamentos teóricos das tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas disruptivas, analisando suas implicações na transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
    • Explorar as diferentes aplicações da inteligência artificial no ambiente educacional, identificando oportunidades para o desenvolvimento de soluções personalizadas, desde a análise de dados até a criação de ambientes virtuais de aprendizagem interativos.
    • Desenvolver habilidades práticas para a concepção e implementação de estratégias pedagógicas disruptivas, incorporando tecnologias e inteligência artificial para promover a participação ativa dos alunos, o engajamento e a colaboração em ambientes de aprendizado diversificados.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação Superior:
    • da área educacional, como educadores, professores, pedagogos, gestores educacionais e desenvolvedores de conteúdo.
    • profissionais de áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas inovadoras no campo da educação.
    • O curso também é indicado para aqueles que buscam desenvolver habilidades para liderar projetos educacionais inovadores, incorporando de forma eficaz as ferramentas tecnológicas e a inteligência artificial em suas práticas pedagógicas

    PROGRAMA DO CURSO

    Módulo Online - Ao Vivo (Aulas em tempo real, em ambiente digital, nos dias e horários do curso).

    • Introdução à Inteligência Artificial
    • Teorias Educacionais e Diálogo com a IA
    • Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa
    • Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
    • Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem
    • Tecnologias Educacionais e Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação
    • Educação Adaptativa e Ensino Personalizado
    • Processos Educativos Imersivos
    • Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA
    • Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
    • Arranjos Espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
    • Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais
    • Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas
    • Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional
    • Seminário Integrador
    • Humanidades

    Atividade Interdisciplinar:

    • Serão realizados até três encontros presenciais - que também serão transmitidos ao vivo. Na impossibilidade de comparecimento, a participação do aluno poderá ocorrer de forma remota. Os encontros acontecerão em Belo Horizonte, às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde), em datas divulgadas durante o curso.
    • Na impossibilidade da realização presencial, as atividades interdisciplinares acontecerão na modalidade online (aulas ao vivo, em tempo real, no ambiente digital Teams).
     

     

    CORPO DOCENTE

    Carolina Abdalla Normann de Freitas - Educação Adaptativa e Ensino Personalizado

    Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e pós-graduada em Metodologia e Gestão em Educação a Distância.

    Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Introdução à Inteligência Artificial /Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa

    Pós-doutorado em EAD pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha. Doutora em Educação, com Doutorado sanduíche na The University of Texas at Austin. Coordenadora de Curso Superior de Pedagogia eColaboradora da Cátedra da UNESCO de EAD - UNED.

    Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo - Gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

    Doutor pela Universidade Aberta de Lisboa. Gestor de Operação na Edtech Digital Learning. Foi responsável por implementar e suportar ferramentas educacionais em 17 universidades nos idiomas: Espanhol e Português Profissional Responsável pelo planejamento estratégico e orçamentário de projetos tecnológicos e educacionais de alta complexidade.

    Daniela Pedroso Campos - Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho

    Possui mestrado profissional e acadêmico em Administração pela Faculdade Novos Horizonte, Brasil (2012). Formada em Psicologia pela Fumec. Consultora do HUMANITER - Consultoria, Educação e Treinamento. Trabalha com impulsionamento de carreira, com foco na transformação e desenvolvimento pessoal.

    Judith Vilas Boas - Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação

    Doutora, mestre em Educação Tecnológica e Sociedade. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Tem vasta experiência em Educação Especial e Inclusão Escolar.

    Ana Paula Campos Cavalcanti Soares - Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA

    Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação (UFMG).

    Karol Amorim - Teorias Educacionais e Diálogo com a IA

    Doutora, mestre e pedagoga pela UFMG. Especialista em Criminalidade e Segurança Pública. Analista Executiva de Defesa Social da Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais. Pesquisadora dos seguintes temas: educação, direitos humanos e EaD; pedagogia em espaços não escolares, pedagogia social.

    Rafael Romão Silva? Processos Educativos Imersivos

    Mestre em Cinema e Áudio Visual pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em implementação de projetos educativos com audiovisual. Entre 2018 e 2020 implementou a criação com realidade virtual em escolas públicas de todo o Brasil.

    Mariana Cavaca Alves do Valle - Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional

    Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Atuou no campo da Educação a Distância nas áreas de tutoria, coordenação e docência. Foi diretora pedagógica na SEMPRA (empresa que atua na área de ensino e desenvolvimento de tecnologia) e coordenadora do Projeto de Educação Tecnológica da LEGO ZOOM, em escolas de Belo Horizonte e região.

    Maria Inês Côrte Vitória - Seminário Integrador

    Doutora em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Atuou como professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Atuou como Gestora de Avaliação Institucional da Assessoria de Planejamento e Avaliação (ASPLAN) da PUCRS.

    Stella Maris Campos Silva - ?    Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais

    Mestre em Educação.  Desenvolveu pesquisas sob o tema educação e ciências, conhecimento e inclusão social. Tem vasta experiência como docente no uso de tecnologias de aprendizagem inovadoras, atuando em grandes instituições de ensino da rede particular de Belo Horizonte.

    Raquel Mendes Pinto Chequer - Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas / Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem

    Mestre em História Social da Cultura. Profissional com sólida experiência em gestão acadêmica e docência, desenvolvida ao longo de mais de 17 anos de atuação em instituições e grupos educacionais de grande e médio porte. Atuou como gestora de qualidade da EaD, gerente; coordenadora do polo de educação a distância (EaD). Tem experiência em planejamento e implantação de projetos educacionais, com foco na inovação, no suporte da aprendizagem e na ampliação do acesso ao ensino superior. 

    *O corpo docente poderá sofrer alteração. Neste caso, a substituição é feita por professor com perfil semelhante.

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 07/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Raquel Mendes Pinto Chequer - Mestre
    Quem recomenda a PUC Minas
     

    Área do Conhecimento

    Educação | Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Término: 21/10/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
     

    Investimento

    24 x R$ 472,00

    18 x R$ 617,00

    6 x R$ 1.772,00

    À vista R$ 10.437,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central