O curso de especialização em Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais oferece uma jornada de aprendizado abrangente e inovadora, projetada para capacitar profissionais da área educacional e afins a explorar o potencial transformador da convergência entre Tecnologia e Pedagogia. Com foco na integração holística de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial, a matriz do curso destaca-se por seu compromisso em criar uma educação mais inclusiva, acessível e dinâmica. Ao longo do curso, os estudantes serão imersos em uma abordagem pedagógica que enfatiza a aplicação prática do conhecimento, permitindo que desenvolvam habilidades tangíveis para a criação de materiais educativos interativos, a concepção de ambientes virtuais de aprendizagem e a adaptação de estratégias pedagógicas tradicionais. O curso é um catalisador para capacitar os profissionais a liderar iniciativas de inovação educacional, implementar soluções tecnológicas e inteligentes em ambientes de ensino diversos e, em última análise, contribuir para a construção de um futuro educacional mais adaptável, inclusivo e orientado para a excelência.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Capacitar profissionais da educação e áreas afins a compreender, aplicar e integrar de maneira eficaz as tecnologias, inteligência artificial e práticas disruptivas no contexto educacional, visando aprimorar a qualidade das experiências de aprendizado e promover uma educação mais inovadora e personalizada. Objetivos Específicos:
Compreender os fundamentos teóricos das tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas disruptivas, analisando suas implicações na transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
Explorar as diferentes aplicações da inteligência artificial no ambiente educacional, identificando oportunidades para o desenvolvimento de soluções personalizadas, desde a análise de dados até a criação de ambientes virtuais de aprendizagem interativos.
Desenvolver habilidades práticas para a concepção e implementação de estratégias pedagógicas disruptivas, incorporando tecnologias e inteligência artificial para promover a participação ativa dos alunos, o engajamento e a colaboração em ambientes de aprendizado diversificados.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação Superior:
da área educacional, como educadores, professores, pedagogos, gestores educacionais e desenvolvedores de conteúdo.
profissionais de áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas inovadoras no campo da educação.
O curso também é indicado para aqueles que buscam desenvolver habilidades para liderar projetos educacionais inovadores, incorporando de forma eficaz as ferramentas tecnológicas e a inteligência artificial em suas práticas pedagógicas
PROGRAMA DO CURSO
Módulo Online - Ao Vivo (Aulas em tempo real, em ambiente digital, nos dias e horários do curso).
Introdução à Inteligência Artificial
Teorias Educacionais e Diálogo com a IA
Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem
Tecnologias Educacionais e Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação
Educação Adaptativa e Ensino Personalizado
Processos Educativos Imersivos
Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA
Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
Arranjos Espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais
Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas
Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional
Seminário Integrador
Humanidades
CORPO DOCENTE
Carolina Abdalla Normann de Freitas - Educação Adaptativa e Ensino Personalizado
Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e pós-graduada em Metodologia e Gestão em Educação a Distância.
Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Introdução à Inteligência Artificial /Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa
Pós-doutorado em EAD pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha. Doutora em Educação, com Doutorado sanduíche na The University of Texas at Austin. Coordenadora de Curso Superior de Pedagogia eColaboradora da Cátedra da UNESCO de EAD - UNED.
Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo - Gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Doutor pela Universidade Aberta de Lisboa. Gestor de Operação na Edtech Digital Learning. Foi responsável por implementar e suportar ferramentas educacionais em 17 universidades nos idiomas: Espanhol e Português Profissional Responsável pelo planejamento estratégico e orçamentário de projetos tecnológicos e educacionais de alta complexidade.
Daniela Pedroso Campos - Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
Possui mestrado profissional e acadêmico em Administração pela Faculdade Novos Horizonte, Brasil (2012). Formada em Psicologia pela Fumec. Consultora do HUMANITER - Consultoria, Educação e Treinamento. Trabalha com impulsionamento de carreira, com foco na transformação e desenvolvimento pessoal.
Judith Vilas Boas - Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação
Doutora, mestre em Educação Tecnológica e Sociedade. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Tem vasta experiência em Educação Especial e Inclusão Escolar.
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares - Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA
Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação (UFMG).
Karol Amorim - Teorias Educacionais e Diálogo com a IA
Doutora, mestre e pedagoga pela UFMG. Especialista em Criminalidade e Segurança Pública. Analista Executiva de Defesa Social da Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais. Pesquisadora dos seguintes temas: educação, direitos humanos e EaD; pedagogia em espaços não escolares, pedagogia social.
Rafael Romão Silva? Processos Educativos Imersivos
Mestre em Cinema e Áudio Visual pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em implementação de projetos educativos com audiovisual. Entre 2018 e 2020 implementou a criação com realidade virtual em escolas públicas de todo o Brasil.
Mariana Cavaca Alves do Valle - Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional
Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Atuou no campo da Educação a Distância nas áreas de tutoria, coordenação e docência. Foi diretora pedagógica na SEMPRA (empresa que atua na área de ensino e desenvolvimento de tecnologia) e coordenadora do Projeto de Educação Tecnológica da LEGO ZOOM, em escolas de Belo Horizonte e região.
Maria Inês Côrte Vitória - Seminário Integrador
Doutora em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Atuou como professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Atuou como Gestora de Avaliação Institucional da Assessoria de Planejamento e Avaliação (ASPLAN) da PUCRS.
Stella Maris Campos Silva - ?Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais
Mestre em Educação. Desenvolveu pesquisas sob o tema educação e ciências, conhecimento e inclusão social. Tem vasta experiência como docente no uso de tecnologias de aprendizagem inovadoras, atuando em grandes instituições de ensino da rede particular de Belo Horizonte.
Raquel Mendes Pinto Chequer - Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas / Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem
Mestre em História Social da Cultura. Profissional com sólida experiência em gestão acadêmica e docência, desenvolvida ao longo de mais de 17 anos de atuação em instituições e grupos educacionais de grande e médio porte. Atuou como gestora de qualidade da EaD, gerente; coordenadora do polo de educação a distância (EaD). Tem experiência em planejamento e implantação de projetos educacionais, com foco na inovação, no suporte da aprendizagem e na ampliação do acesso ao ensino superior.
*O corpo docente poderá sofrer alteração. Neste caso, a substituição é feita por professor com perfil semelhante.
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
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IMPORTANTE
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
A abordagem pedagógica, as teorias estudadas e as ferramentas tecnológicas de suporte à didática do curso são muito atuais e compatíveis com o que ocorre com a nossa contemporaneidade. A diversidade das trajetórias profissionais dos estudantes e professores torna ainda mais enriquecedora a pós-graduação.
As trocas de saberes e vivências são compartilhadas e a rede de relacionamento profissional potencializada
Jane Maria Vilas Boas
Para alcançar minhas metas, eu escolhi fazer a pós-graduação Tecnologias Educacionais para Aprendizagem na PUC Minas, que é uma instituição que agregará valores ao meu currículo.
Ao realizar as disciplinas da pós-graduação tive a certeza que em minha trajetória eu conto com excelentes profissionais que facilitam a realização dos meus objetivos. Eu acredito que nossas conquistas estão intrinsecamente ligadas às nossas escolhas!
Elta Ilma Aparecida Silva
Área do Conhecimento
Educação | Tecnologias Digitais
Período de Realização
Início: 07/04/2025 Término: 21/10/2026
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
Investimento
24 x R$ 472,00
18 x R$ 617,00
6 x R$ 1.772,00
À vista R$ 10.437,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
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