Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
- Compreender os fundamentos teóricos das tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas disruptivas, analisando suas implicações na transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
- Explorar as diferentes aplicações da inteligência artificial no ambiente educacional, identificando oportunidades para o desenvolvimento de soluções personalizadas, desde a análise de dados até a criação de ambientes virtuais de aprendizagem interativos.
- Desenvolver habilidades práticas para a concepção e implementação de estratégias pedagógicas disruptivas, incorporando tecnologias e inteligência artificial para promover a participação ativa dos alunos, o engajamento e a colaboração em ambientes de aprendizado diversificados.
PÚBLICO-ALVO
- da área educacional, como educadores, professores, pedagogos, gestores educacionais e desenvolvedores de conteúdo.
- profissionais de áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em tecnologias educacionais, inteligência artificial e práticas inovadoras no campo da educação.
- O curso também é indicado para aqueles que buscam desenvolver habilidades para liderar projetos educacionais inovadores, incorporando de forma eficaz as ferramentas tecnológicas e a inteligência artificial em suas práticas pedagógicas
PROGRAMA DO CURSO
Módulo Online - Ao Vivo (Aulas em tempo real, em ambiente digital, nos dias e horários do curso).
- Introdução à Inteligência Artificial
- Teorias Educacionais e Diálogo com a IA
- Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa
- Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem
- Tecnologias Educacionais e Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação
- Educação Adaptativa e Ensino Personalizado
- Processos Educativos Imersivos
- Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA
- Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
- Arranjos Espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
- Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais
- Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas
- Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional
- Seminário Integrador
- Humanidades
Atividade Interdisciplinar:
- Serão realizados até três encontros presenciais - que também serão transmitidos ao vivo. Na impossibilidade de comparecimento, a participação do aluno poderá ocorrer de forma remota. Os encontros acontecerão em Belo Horizonte, às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde), em datas divulgadas durante o curso.
- Na impossibilidade da realização presencial, as atividades interdisciplinares acontecerão na modalidade online (aulas ao vivo, em tempo real, no ambiente digital Teams).
CORPO DOCENTE
Carolina Abdalla Normann de Freitas - Educação Adaptativa e Ensino Personalizado
Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e pós-graduada em Metodologia e Gestão em Educação a Distância.
Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Introdução à Inteligência Artificial /Metodologias Ativas e Aprendizagem Colaborativa
Pós-doutorado em EAD pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha. Doutora em Educação, com Doutorado sanduíche na The University of Texas at Austin. Coordenadora de Curso Superior de Pedagogia eColaboradora da Cátedra da UNESCO de EAD - UNED.
Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo - Gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Doutor pela Universidade Aberta de Lisboa. Gestor de Operação na Edtech Digital Learning. Foi responsável por implementar e suportar ferramentas educacionais em 17 universidades nos idiomas: Espanhol e Português Profissional Responsável pelo planejamento estratégico e orçamentário de projetos tecnológicos e educacionais de alta complexidade.
Daniela Pedroso Campos - Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
Possui mestrado profissional e acadêmico em Administração pela Faculdade Novos Horizonte, Brasil (2012). Formada em Psicologia pela Fumec. Consultora do HUMANITER - Consultoria, Educação e Treinamento. Trabalha com impulsionamento de carreira, com foco na transformação e desenvolvimento pessoal.
Judith Vilas Boas - Educação Inclusiva: desafios, avanços e perspectivas de inovação
Doutora, mestre em Educação Tecnológica e Sociedade. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Tem vasta experiência em Educação Especial e Inclusão Escolar.
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares - Criatividade e Engajamento Pedagógico com IA
Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação (UFMG).
Karol Amorim - Teorias Educacionais e Diálogo com a IA
Doutora, mestre e pedagoga pela UFMG. Especialista em Criminalidade e Segurança Pública. Analista Executiva de Defesa Social da Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais. Pesquisadora dos seguintes temas: educação, direitos humanos e EaD; pedagogia em espaços não escolares, pedagogia social.
Rafael Romão Silva? Processos Educativos Imersivos
Mestre em Cinema e Áudio Visual pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em implementação de projetos educativos com audiovisual. Entre 2018 e 2020 implementou a criação com realidade virtual em escolas públicas de todo o Brasil.
Mariana Cavaca Alves do Valle - Chatbots e Interfaces Inteligentes na Experiência Educacional
Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Atuou no campo da Educação a Distância nas áreas de tutoria, coordenação e docência. Foi diretora pedagógica na SEMPRA (empresa que atua na área de ensino e desenvolvimento de tecnologia) e coordenadora do Projeto de Educação Tecnológica da LEGO ZOOM, em escolas de Belo Horizonte e região.
Maria Inês Côrte Vitória - Seminário Integrador
Doutora em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Atuou como professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Atuou como Gestora de Avaliação Institucional da Assessoria de Planejamento e Avaliação (ASPLAN) da PUCRS.
Stella Maris Campos Silva - ? Ética, Inteligência Artificial e Práticas Educacionais
Mestre em Educação. Desenvolveu pesquisas sob o tema educação e ciências, conhecimento e inclusão social. Tem vasta experiência como docente no uso de tecnologias de aprendizagem inovadoras, atuando em grandes instituições de ensino da rede particular de Belo Horizonte.
Raquel Mendes Pinto Chequer - Tecnologias, Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas / Tecnologias e Avaliação de Aprendizagem
Mestre em História Social da Cultura. Profissional com sólida experiência em gestão acadêmica e docência, desenvolvida ao longo de mais de 17 anos de atuação em instituições e grupos educacionais de grande e médio porte. Atuou como gestora de qualidade da EaD, gerente; coordenadora do polo de educação a distância (EaD). Tem experiência em planejamento e implantação de projetos educacionais, com foco na inovação, no suporte da aprendizagem e na ampliação do acesso ao ensino superior.
*O corpo docente poderá sofrer alteração. Neste caso, a substituição é feita por professor com perfil semelhante.
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Raquel Mendes Pinto Chequer - Mestre
Área do Conhecimento
Educação | Tecnologias DigitaisPeríodo de Realização
Início: 07/04/2025Término: 21/10/2026
Carga Horária
432 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.Investimento
24 x R$ 472,00
18 x R$ 617,00
6 x R$ 1.772,00
À vista R$ 10.437,00
Parceiros e Descontos
- A Associação Brasileira de Recursos Humanos oferece 15% de desconto para os registrados (Pessoa Física). Válido para todos os cursos de Especialização e Master do IEC PUC Minas.
- Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central