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Inteligência de Mercado

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Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

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Características:
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Duração do Curso: Até 18 Meses (Especialização)Até 18 Meses (Especialização)

A inteligência de mercado (IM) consiste em um conhecimento baseado em um processo sistemático e contínuo de planejamento, coleta, análise, processamento e disseminação das informações estratégico-mercadológicas capaz de orientar a tomada de decisão em um ambiente cada vez mais data-driven.  Potencializada pela Transformação Digital, a IM é uma área ou atividade de uma organização que monitora e estrutura informações por meio de diversas fontes internas e externas envolvendo o mercado, concorrentes, clientes, fornecedores baseados na inovação e adaptação da entrega de valor de um negócio.  De forma cíclica, a IM também fornece informação de valor advinda de ambientes político, econômico, sociocultural, ambiental, regulatório, ampliando a capacidade para desenvolver ações de planejamento estratégico, de marketing, expansão comercial, ações em mídias sociais afetando a produção de bens e serviços e utilização de recursos.  Em meio às tendências e necessidades de adaptação contínua, o Programa Master em Inteligência de Mercado é um dos pioneiros do Brasil e está em constante evolução para oportunizar uma formação consistente, interdisciplinar, dinâmica e diferenciada para profissionais de gestão inseridos em um mercado em transformação.  

Titulação: Especialista

COMO FUNCIONA A MODALIDADE

 


OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Mapear, analisar, segmentar, planejar o estudo de mercado monitorando oportunidades e riscos para as organizações de diferentes portes, desde startups, empresas de serviços até indústrias de grande porte apoiando a tomada de decisão estratégica do negócio. 

Áreas de atuação do egresso:

Áreas ligadas a planejamento estratégico, gestão comercial, sucesso do cliente, comunicação, customer experience, marketing, análise de preços e concorrência entre outras áreas conectadas com a gestão de dados e informação para fins estratégicos e mercadológicos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com formação superior de diversas áreas como Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação, Sistemas de Informação, Estatística, Engenharias, Saúde, dentre outras, que buscam se especializar no campo da inteligência de mercado e em práticas fundamentais de gestão de negócios, com intuito de ingressar ou avançar na carreira na área, preparando-se para os desafios da Transformação Digital e tendências do mercado global.

PROGRAMA DO CURSO

  • ANALYTICS & BUSINESS INTELLIGENCE

  • DATA SCIENCE E GESTÃO DO CONHECIMENTO

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

  • ECONOMIA, CENÁRIOS E FORESIGHT

  • ESTATÍSTICA E INTELIGÊNCIA ANALÍTICA

  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E COMPETITIVIDADE

  • GEOMARKETING E INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA

  • INOVAÇÃO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

  • INTELIGÊNCIA DE MERCADO

  • MARKETING ESTRATÉGICO E WAR GAMES

  • MARKETING NA ERA DIGITAL

  • MERCADO, CONCORRÊNCIA E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

  • PESQUISA DE MERCADO E APOIO À PREDIÇÃO

  • PREVISÃO, MONITORAMENTO E RETORNO DE VENDAS

  • PRICING E INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Ana Clara Jardim Santos de Abreu - Mestre

  • Carlos Eduardo Freitas Costa (Mestre)

  • Christiano Alves Farias - Doutor

  • Elimar Silva Melo - Mestre

  • Fabiano Ferreira Santos

  • Frederico Vidigal - Doutor

  • Gustavo Leandro Vannucci de Moraes - Mestre

  • Leandro Henrique Rocha dos Santos - Mestre

  • Leonardo Salomão Falci Pereira - Mestre

  • Priscila de Jesus Papazissis Paolinelli - Mestre

O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.



 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 
Coordenação
  • Frederico Vidigal - Doutor

Área do Conhecimento

Gestão
 

Período de Realização

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


 

Carga Horária

Em breve
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


 

Trabalho de conclusão de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

Veja o modelo AQUI.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Diploma Estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

     

    Estágio

    Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

    Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

    *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

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