Em um mundo onde milhares de novas empresas e novas tecnologias surgem a todo momento, um ecossistema empreendedor tem crescido e se desenvolvido rapidamente em nossa economia. Elas são as chamadas Startups, que estão revolucionando modelos tradicionais de negócios.
Empresas procuram pessoas com perfil empreendedor, e pessoas cada vez mais tem acesso ao empreendedorismo como opção de carreira.
Diante dessa inovação tecnológica e constante evolução do mercado jurídico, torna-se essencial para o crescimento sustentável de um ecossistema inovador de alto impacto no Brasil, a formação de capital intelectual na área do Direito para Startups e Empreendedores.
Esse curso é obrigatório para o desenvolvimento de competências e habilidades imprescindíveis ao profissional do futuro, tornando os advogados aptos a aplicarem essas novas ferramentas jurídicas e a empregar soluções disponíveis mais adequadas para o sucesso de negócios totalmente inovadores, ao passo que também oferece aos empreendedores, investidores, empresas interessadas em corporate venture ou em montarem programas de inovação junto a Startups, membros de incubadoras ou aceleradoras, formuladores de políticas públicas e outros interessados no tema a compreensão dos aspectos societários, tributários e contratuais envolvidos na concepção, estruturação, captação de recursos e sucesso de uma Startup.
Inovar é apostar no amanhã e empreender não é somente uma opção.
Trata-se de um formato totalmente diferente, em relação aos que já são oferecidos no mercado. O aluno terá os conceitos de empreendedorismo e uma orientação jurídica para a prática e assessoramento do empreendedorismo moderno e tecnológico. O egresso do curso receberá o título de especialista em Direito da Tecnologia.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
OBJETIVOS
Ao final do curso o aluno será capaz de dominar os conhecimentos jurídicos necessários para lidar com empresas e empreendedores da área de inovação e tecnologia
Competências a serem desenvolvidas: capacidade de análise, liderança e gestão; domínio de novas tecnologias; desenvolvimento de competências e habilidades na área de tecnologia e inovação.
A QUEM SE DESTINA
Advogados, empreendedores, investidores, empresas interessadas em corporate venture ou em montarem programas de inovação junto a Startups, membros de incubadoras ou aceleradoras, formuladores de políticas públicas e outros interessados no tema.
CONTEÚDO DO CURSO
1) Negócios Inovadores
2) Instrumentos de Captação de Recursos Financeiros e Atividade Empreendedora
3) Estrutura Jurídica da Empresa de Inovação
4) Start Up e Trabalho: Direitos e Obrigações Trabalhistas
5) Start Up e Seus Aspectos Tributários e Contratuais
6) Proteção Jurídica da Tecnologia
7) Regulação das Relações entre os Sócios, Compliance e Governança
8) Oportunidade de Negócio, Vocação, Formação de Equipe (Time), Relacionamento com Fornecedores e Clientes
9) Mercado e Ecossistema Empreendedor
10) Business Model Canvas, Customer Development, Lean Startup e Design Thinking
* Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC poderá ser apresentado por videoconferência no polo ao qual o aluno estiver vinculado ou no espaço físico que melhor lhe atender. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual.
REQUISITOS ACADÊMICOS
• Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
• Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:
Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada em até 48 horas após o a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso), não podendo ultrapassar a data de 12/03/2018.
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Os cursos não confirmados até 02/03/2018 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.
CORPO DOCENTE
- Eduardo Goulart Pimenta (Doutor)
- Daniella Bernucci Paulino (Mestre)
- Rodolpho Barreto Sampaio Junior (Doutor)
- Maurício Leopoldino da Fonseca (Mestre)
- Rodrigo Almeida Magalhães (Doutor)
- Luciana de Castro Bastos (Mestre)
- Henrique Avelino Rodrigues de Paula Lana (Doutor)
- Gustavo Pinto de Oliveira
- Raphael Boechat Alves Machado (Mestre)
- Leonardo Goulart Pimenta (Doutor)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Eduardo Goulart Pimenta -
Luciana de Castro Barros -
informações gerais
Duração
Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.
Investimento
20 x R$ 290,00
ou R$ 5.800,00
Metodologia
O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas.
O aluno realizará uma prova presencial para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. As provas acontecem no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula. O aluno deverá realizar o agendamento até três provas por data, de acordo com o cronograma (no curso de Engenharia de segurança do trabalho, o aluno poderá agendar até quatro provas por data). Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, sendo possível a marcação de, no máximo, três provas por data.
As provas acontecerão sempre aos sábados, das 14h às 18h.
Conheça mais detalhes sobre a nossa metodologiaaqui.
Confira as cidades onde a PUC Minas possui polo de apoio presencial aqui.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser.
- Tenha atendimento personalizado.
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
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