Não perca tempo

Curta Duração EAD
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Religiões e EspiritualidadeReligiões e Espiritualidade
Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos
Duração do Curso: 2 Meses (Curta Duração)2 Meses (Curta Duração)

Leitura de Fake News sob a perspectiva filosófico-dialógica e psicanalítica

O curso visa pensar filosófica e psicanaliticamente os nós produzidos pelas Fake News em tempos de (des)informação e produzir uma discussão sobre como ler essas "notícias falsas", para estabelecer criticamente estratégias na compreensão e efeitos em diversos contextos sociais e políticos.

PERÍODO

Data e horário dos encontros:

• 02 de setembro de 18:00 às 20:00 horas.

• 03 de setembro  de 10:00 às 12:00 horas.

• 09 de setembro de 18:00 às 20:00 horas.

• 10 de setembro  de 10:00 às 12:00 horas.

• 16 de setembro de 18:00 às 20:00 horas.

• 17 de setembro  de 10:00 às 12:00 horas.

• 23 de setembro  de  18:00 às 20:00 horas.

• 24 de setembro de 10:00 às 12:00 horas.

Estudantes da graduação e pós-graduação, professores do ensino básico, agentes de pastoral, profissionais das áreas de humanas, ciências sociais, ciências da religião e psicanálise.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidades de trabalho:

Filosofia e Fake News - discussão, sob o olhar da filosofia, das questões da desinformação, fake news e pós-verdade - 4 horas.

Psicanálise e Fake News - discussão, sob o olhar da psicanálise, sobre os nós produzidos pelas Fake News em tempos de desinformação - 4 horas.

Leitura e Leitura de Fake News - discussão sobre metodologia de leitura e oficina de leitura de Fake News, no contexto da (des) informação - 4 horas

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

• Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

• Renata Dumont Flecha -
  • Robson Figueiredo Brito -

Área do Conhecimento:

• Filosofia

Início das aulas

02/09/2022

16h síncronas

Acesso ao Curso

Você receberá os dados de acesso próximo a data de início do curso.

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.