Diante do cenário contemporâneo da comunicação, em que a incontrolável disseminação de fake e a consolidação de uma sistema de desinformação têm sérios impactos na vida social, política e econômica do país, o conhecimento e o domínio das estratégias do discurso midiático e das ferramentas do letramento midiático se tornam mais que necessárias. Portanto, a proposta deste curso é estabelecer um diálogo consistente entre teoria e prática, abordando os caminhos de estruturação do discurso, as bases dos multiletramentos, as nuances dos conceitos de fake news e trazendo a prática do letramento midiático pra a sala de aula, com a exposição das várias ferramentas e as experiências frutíferas em outros países. Para reforçar essa interface, o curso propõe o diálogo com educadores do Brasil e de outros países que vão relatar suas experiências, além de um material didático dinâmico, com videos, filmes, mesas-redondas e rodas de conversa sobre o tema.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
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OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Exercitar a prática da análise de discurso com foco no discurso de informação, considerando-se a especificidade das estratégias discursivas envolvidas.
- Analisar as bases discursivas e propor uma reflexão acerca do fenômeno da desinfodemia no Brasil (fenômeno descrito pela Unesco que envolve não apenas a disseminação de fake news, mas uma complexa e intricada rede de desinformação)
- Discutir as bases do letramento midiático: o que é, como se organiza, quais são os core concepts, por que é importante no Brasil e como pode ser aplicado em sala de aula
- Entender e utilizar os conceitos e a metodologia de análise dos estudos críticos do discurso e aplicá-los às Fake News
- Compreender o funcionamento do ecossistema de fake news e dos sistemas de desinformação
- Ser capaz de empreender uma análise crítica em relação às estratégia das mídias, bem como utilizar as ferramentas de letramento midiático
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021
5. Envio de login e senha: 10/03/2021
6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021
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OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
Jane Quintiliano - Doutor
Robson Brito - Doutor
Eliara Santana – Doutor
Fernanda Zilli do Nascimento – Mestre
Ester Eliane Jeunon – Doutor
Conrado Mendes – Doutor
Maria Ângela Paulino – Doutor
Sandra Cavalcante - Doutor
Letícia Sallorenzo - Mestre
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenador(es):
Robson Figueiredo Brito -
Eliara Santana -
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