Olá,

Gestão e Análise Estratégica de Dados

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2021
Período: Curso de Pós Graduação a distância

A Partir de:
R$ 290,00
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Gestão e Análise Estratégica de Dados

 

Área de conhecimento:

  • Tecnologia da Informação

Descrição

 

 

O conceito de data literacy está associado à habilidade em lidar com dados como a base para o processo de tomada de decisões. O curso de Especialização em Gestão e Análise Estratégica de Dados busca capacitar profissionais de todas as áreas nas técnicas e ferramentas digitais de análise de dados, atendendo uma demanda crescente que vai além da capacidade operacional dos atuais departamentos de Tecnologia da Informação (TI). 

As plataformas modernas de Analytics e Business Intelligence, fortemente baseadas na exploração visual e na abordagem self-service, abrem espaço para que executivos e profissionais de áreas diversas consigam explorar dados estruturados ou não, gerando insights e previsões a partir de soluções analíticas. Exemplo disso são as organizações data-driven, como Netfilx, Amazon e Uber, que conseguem aplicar técnicas com efetividade na obtenção de resultados para o negócio. Nesse sentido, as competências de gestão e análise de dados tornam-se mandatórias para as profissões do futuro.

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula integralmente e após a confirmação do curso/matricula, requisitar os demais boletos através do e-mail ead.academica@pucminas.br. Neste caso, o interessado terá 7% de desconto e os títulos serão gerados e disponibilizados via e-mail.

PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

 

 

OBJETIVOS

 

Ao final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos contextos do negócio que tratam do processamento de dados. De forma estruturada, o aluno será capacitado a:

- Avaliar o contexto de transformação digital e identificar os impactos desse fenômeno nas organizações e nos profissionais de todas os segmentos;

- Identificar a importância dos dados no âmbito das organizações, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados a sua governança;

- Compreender os conceitos e as técnicas para a formação de estratégias de inteligência competitiva, gestão da performance corporativa e estratégias voltadas a experiência do cliente;

- Compreender a estrutura de bancos de dados e aplicar as técnicas de modelagem de dados em diversos cenários;

- Compreender os fundamentos e aplicar as técnicas e tecnologias das áreas de Analytics & Business Intelligence na obtenção de resultados efetivos para o negócio;

- Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de Analytics & Business Intelligence.

A QUEM SE DESTINA

 

 

O curso é voltado para profissionais com formação superior em áreas como Administração, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira por meio da compreensão de modelos de gestão e aplicação de técnicas e ferramentas de análise de dados com foco na melhoria do processo de tomada de decisão.

 

 

NÚCLEO GESTÃO DE DADOS

 

 

 

 

A área de processamento e análise de dados é vasta e aplicável em diversos contextos. A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Gestão de Dados que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos. 

O quadro a seguir apresenta a estrutura dos cursos e suas disciplinas dentro do Núcleo de Gestão de Dados.

Conheça os outros cursos do Núcleo de Gestão de Dados: 
 

 

 
Para mais informações sobre o curso, clique aqui.
 
 

1)     Inteligência e Performance corporativa

2)     Bancos de Dados Relacionais e Linguagem sql

3)     Gestão de Indicadores e Resultados

4)     Modelagem de Dados Para Data Warehouse

5)     Visualização de Dados

6)     Preparação e Integração de dados

7)     Transformações Digitais

8)     Data Discovery E Anaytics

9)     Estatística Geral ? Teoria e Aplicações

10)   Gerenciamento Ágil de Projetos

11)   Inteligência Artificial e Machine Learning

12)   Governança de Dados

13)   Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais

14)   Estratégias de Customer Experience

15)   Análise Estratégica de Dados

Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

PROJETO INTEGRADO  

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, no desenvolvimento de um Projeto Integrado na área do curso.              

O Projeto Integrado é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o participante:

- Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;

- Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;

- Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;

- Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área. 

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido seguindo o planejamento definido pelo professor responsável.

Para a realização do projeto, o professor apresentará aos alunos um plano de trabalho com definições sobre como o trabalho será conduzido, produtos a serem entregues, composição de grupos de alunos e as formas e critérios de avaliação. 

O professor responsável pelo projeto acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito ao planejamento e execução do projeto, bem como as formas e critérios de avaliação serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e/ou vídeos.  

REQUISITOS ACADÊMICOS

  • Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
  • Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

 

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

 

ATENÇÂO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Recebimento de login e senha e início das aulas:

Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.

 

 
 

 

 

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

  • Rommel Vieira Carneiro (Mestre)

  • Patrícia Gomes França (Especialista)

  • Rodrigo Moravia (Especialista)

  • Priscila Papazissis Matuck (Mestre)

  • Leonardo Maurício Cerqueira (Especialista)

  • Otaviano Neves (Mestre)

  • Izabella Bauer (Mestre)

  • Izabella Fonseca (Especialista)

  • Hugo Bastos (Doutor)

  • Priscila Papazissis Matuck (Mestre)

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadores

  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

Informações Gerais

Duração

Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração média entre 12 e 15 meses. 

O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso.

 
 
 
 

Investimento

 

20 x R$ 290,00*

ou R$5.800,00 à vista.

*Para o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho: 24x R$360,00 (ou R$8.640,00 à vista).

Descontos:

- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

- 7% para pagamento à vista. 

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

 

 

Metodologia

 

 

Os cursos de especialização da PUC Minas Virtual possuem carga horária de 360 horas/aula e são compostos por 15 disciplinas de 24 horas/aula de aprendizagem cada, com as seguintes exceções:

1) Engenharia de Segurança do Trabalho: 21 disciplinas com carga horária que varia entre 15 e 40 horas/aula de aprendizagem cada totalizando 614 horas/aula.

2) Engenharia de Prevenção Contra Incêndio: 16 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 34 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 432 horas.

3) Administração Pública, Ciências Criminais, Cuidados Paliativos e Terapia de Dor, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Previdenciário, Direito Educacional, Direito Eleitoral, Direito Público, Direito Tributário,  Direito Tributário e Aduaneiro,  Engenharia de Manutenção Aeronáutica, Engenharia de Produção, Finanças Aplicadas,  Geoprocessamento,   Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão do SGI, Gestão Estratégica de Processos de Negócio, Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups, Mercado Financeiro e de Capitais, Revisão de Textos: 12 disciplinas com carga horária de 30horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 360 horas.

4) Compliance e Integridade Corporativa: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

5) Advocacia Empresarial: 13 disciplinas com carga horária de 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

6) Higiene ocupacional e perícias: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 35 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 438 hora. 

 Os cursos são desenvolvidos totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento dos cursos, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno fará uma prova on-line objetiva, por disciplina, no valor de 60 pontos e os 40 pontos restantes serão distribuídos em atividades avaliativas no ambiente virtual de aprendizagem. A partir da publicação da disciplina, as provas ficam disponíveis no ambiente virtual e podem ser realizadas em qualquer dia e horário.

Para ser aprovado, é necessário obter 70 pontos em cada disciplina, bem como no TCC, que também será realizado a distância.

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte