Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Gestão

Gestão Estratégica de Processos de Negócio

Inicio das aulas
Curso de Pós Graduação EAD
Carregando...
Características:

Gestão Estratégica de Processos de Negócio

 

Área de conhecimento:

  • Gestão

Descrição

 

>>> O único curso de especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio de Minas Gerais e o primeiro do Brasil credenciado pela ABPMP. <<<

 

 

De acordo com um artigo do BPTrends, BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é uma estratégia de negócios focada na melhoria de performance e sustentabilidade do negócio. A Versão 3.0, mais recente, do BPM CBOK (Common Body of Knowledge), criado e mantido pela ABPMP ? Association of Business Process Management Professionals, define que 'Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM ? Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer governança de processos''. 

Assim, temos em BPM uma disciplina de Gestão que busca resultados concretos nas organizações por meio de uma abordagem que une metodologias e tecnologias. Porém, sem a base adequada das informações de gestão, não há tecnologia que poderá ser bem utilizada em um ambiente organizacional. Neste sentido, a base de informações que o curso se propõe a trazer para os alunos é ampla, iniciando da visão estratégica, passando pelo entendimento do ciclo de vida de BPM, em que podem ocorrer melhorias e transformações de processos, e também abordando questões importantes sobre gerenciamento de desempenho e governança de processos, dentre outros assuntos correlatos importantes dentro da disciplina de gerenciamento de processos de negócio.  

Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que apresenta uma importante expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações e considerando o foco e a jornada do cliente, assuntos hoje de crescente relevância e tratamento pelas organizações.

INVESTIMENTO

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

Formar especialistas em gestão estratégica de processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gerenciamento de processos de negócio (BPM ? Business Process Management), com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, considerando a jornada e foco do cliente. Visa, portanto, contribuir para o fornecimento de soluções concretas para o aumento dos resultados positivos e competitividade das empresas. 

Através da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, através da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazos, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa. 

Além disto, visa possibilitar que o profissional possa entender sobre como utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação para agregar valor ao negócio através do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso. Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados. 

O curso é alinhado aos conceitos e práticas difundidas pela ABPMP e difundidas principalmente pelo corpo de conhecimento das melhores práticas em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM CBOK, mas não se limitando a este conjunto de informações, uma vez que expande os conhecimentos pensando na necessidade prática do profissional no dia a dia do exercício de suas atividades em processos.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas a Gerenciamento de Processos de Negócio, que podem ser: gerenciamento, modelagem, análise, desenho, controle, melhoria, redesenho, governança de processos, reengenharia e inovação e transformação de processos, gerenciamento de desempenho de processos, organização de gerenciamento de processos, gerenciamento de processos corporativos e tecnologias de gerenciamento de processos de negócio, qualidade, bem como profissionais e interessados em quaisquer dessas áreas. 

Profissionais de empresas que estão passando pela implantação de processos e gerenciamento de processos de negócio ? BPM (Business Process Management). Consultores na área de gestão e processos que queiram se aprimorar. Administradores de empresas, analistas e gestores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos relacionados a processos de negócio e transformações de processos.

Será necessário um nível mínimo de conhecimento para leitura de Língua Inglesa, que permita a adequada leitura do material em inglês (livros, sites, artigos e papers internacionais, entre outros) utilizado ao longo do curso.

CONTEÚDO DO CURSO

 

1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional

2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM

3) Notações para Representação de Processos

4) Da Cadeia de Valor e Percepção de Valor ao Desdobramento dos Processos

5) Análise e Desenho de Processos com Foco na Jornada do Cliente

6) Análise Financeira em Processos e Governança Legal

7) Gerenciamento de Desempenho de Processos

8) Transformação de Processos

9) Tecnologias de Processos

10) Gestão de Mudanças em Processos e Negociação

11) Organização do Gerenciamento de Processos e Governança de Processos

12) Gestão de Projetos em BPM

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

 

ATENÇÂO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Recebimento de login e senha e início das aulas:

Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

CORPO DOCENTE

 

 

 

- Adriane Maria Arantes de Carvalho (Doutor)

- Ana Catarina Lima Silva (Mestre)

- Francisco Antônio Tavares Junior (Especialista)

- Luis Fernando de Araújo Nogueira Lima (Especialista)

- Jacqueline Furtado Portella (Especialista)

- Augusto Gonçalves Gomes Junior (Mestre)

- Vinícius de Paula Michel (Mestre)

- Roberta Chendes Dias Gomes (Mestre)

- Rogério Ferreira Lima (Especialista)

- Diovani Luiz Merlo (Especialista)

- Juliana Barbosa e Oliveira (Mestre)

- Marcos Vinícius Dias Pereira (Especialista)

- Rosilane Ribeiro da Mota (Doutor)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Ana Catarina Lima Silva -
  • Rosilane Ribeiro da Mota -

Informações Gerais

Duração

Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração média entre 12 e 15 meses. 

O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso.

 
 
 
 

Investimento

 

 

Demais cursos: R$ 5.800,00

1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00

5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 290,00

 

Engenharia de Segurança do Trabalho: R$ 8.640,00

1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00

5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1.728,00

10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 864,00

15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 576,00

20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 432,00

24 parcelas ? sem desconto = 24 x R$ 360,00

Descontos:

- 7% para pagamento à vista. 

- 5% em cada curso a contar do ato da matrícula no segundo curso, para lunos que se matricularem em dois cursos simultâneos;

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

Metodologia

 

 

Os cursos de especialização da PUC Minas Virtual possuem carga horária de 360 horas/aula e são compostos por 15 disciplinas de 24 horas/aula de aprendizagem cada, com as seguintes exceções:

1) Engenharia de Segurança do Trabalho: 21 disciplinas com carga horária que varia entre 15 e 40 horas/aula de aprendizagem cada totalizando 614 horas/aula.

2) Engenharia de Prevenção Contra Incêndio: 16 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 34 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 432 horas.

3) Administração Pública, Ciências Criminais, Cuidados Paliativos e Terapia de Dor, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Previdenciário, Direito Educacional, Direito Eleitoral, Direito Público, Direito Tributário,  Direito Tributário e Aduaneiro,  Engenharia de Manutenção Aeronáutica, Engenharia de Produção, Finanças Aplicadas,  Geoprocessamento,   Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão do SGI, Gestão Estratégica de Processos de Negócio, Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups, Mercado Financeiro e de Capitais, Revisão de Textos: 12 disciplinas com carga horária de 30horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 360 horas.

4) Compliance e Integridade Corporativa: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

5) Advocacia Empresarial: 13 disciplinas com carga horária de 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

6) Higiene ocupacional e perícias: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 35 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 438 hora. 

 Os cursos são desenvolvidos totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento dos cursos, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno fará uma prova on-line objetiva, por disciplina, no valor de 60 pontos e os 40 pontos restantes serão distribuídos em atividades avaliativas no ambiente virtual de aprendizagem. A partir da publicação da disciplina, as provas ficam disponíveis no ambiente virtual e podem ser realizadas em qualquer dia e horário.

Para ser aprovado, é necessário obter 70 pontos em cada disciplina, bem como no TCC, que também será realizado a distância.

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central