Metodologias Ativas para a Educação
Metodologias Ativas Para a Educação
Área de conhecimento:
- Educação
Descrição
Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender.
É por essa via de pensamento que o curso Metodologias Ativas para a Educação objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.
Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.
Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula integralmente e após a confirmação do curso/matricula, requisitar os demais boletos através do e-mail ead.academica@pucminas.br. Neste caso, o interessado terá 7% de desconto e os títulos serão gerados e disponibilizados via e-mail.
PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DA MENSALIDADE
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso ?Metodologias ativas para a Educação? estará apto a atuar, de modo articulado e inovador, em contextos educativos formais e/ou não-formais, quais sejam: ensino fundamental, ensino médio e/ou do ensino superior, escolas livres, oficinas, educação presencial e/ou à distância. Estará apto ainda a coordenar atividades de grupos de docentes no desenvolvimento de metodologias ativas.
A QUEM SE DESTINA
O curso ?Metodologias ativas para a Educação? tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
CONTEÚDO DO CURSO
• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos
• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem
• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar
• Games educativos: o jogo do aprender
• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão
• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos
• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula
• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa
• Cultura maker: educação mão na massa
• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?
• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor
• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua
• Precursores das metodologias ativas: bases para a educação contemporânea
• Ensino Hibrido: conexões do ensino remoto com o ensino presencial
Confira as ementas aqui.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÂO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Recebimento de login e senha e início das aulas:
Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.
Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
Tailze Melo Ferreira (Doutor)
Daniele Aragão (Mestre)
Renata de Alencar Teixeira (Doutor)
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)
Ana Márcia Paiva (Mestre)
Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)
Madelon Piana de Almeida (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
- Renata de Alencar Teixeira - Doutor
- Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes -
- Tailze Melo Ferreira - Doutor
Informações Gerais
Requisitos tecnológicos
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central