Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Gestão

Planejamento e Gestão de Politicas Publicas

Inicio das aulas
Curso de Pós Graduação a distância
Carregando...
Características:

Planejamento e Gestão de Políticas Públicas

 

Área de conhecimento:

  • Gestão

Descrição

 

 

 

Uma das grandes questões que estão na agenda do mundo do trabalho é a formação qualificada de trabalhadores que atuam e que pretendem atuar na gestão de políticas públicas.  O processo de expansão capitalista e a consequente importância do Estado para a produção de políticas públicas vem exigindo, dia após a dia,  um trabalhador qualificado para desenvolver  atividades  que exigem um  considerável  grau de sofisticação do conhecimento. 

O Curso de Gestão de Políticas Públicas tem como objetivo preparar esse profissional, de modo que ele possa, por um lado, conhecer o mundo das políticas públicas, desde a sua entrada na agenda governamental, passando pelo processo de formulação e planejamento até a sua implementação. Ademais, como parte ainda de todo o processo que conforma qualquer política pública, o curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver sua habilidade no campo de monitoramento e avaliação. 

Por outro lado, o curso também o instrumentaliza, colocando-o em contato direto com as modernas ferramentas de gestão gerencial-administrativa. Nesse sentido, o aluno aprenderá a elaborar projetos de políticas públicas por meio de sofisticadas técnicas de planejamento e, especificamente, no campo administrativo, aprenderá a desenvolver as atividades relativas ao plano financeiro-orçamentário que conforma o setor público estatal.

Em outras palavras, a implementação das políticas públicas vem implicando a formulação de novos marcos regulatórios das políticas setoriais, a criação, fusão ou reestruturação das instituições responsáveis pela execução das novas políticas, a utilização ou mesmo produção de novos conhecimentos técnicos e científicos, além da adoção de novos instrumentos, instâncias e métodos de gestão. 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:

 

 

 

a) Realizar diagnóstico, avaliação ex-ante

b) Elaborar projeto de intervenção

c) Realizar avaliação de processo

d) Realizar avaliação ex-post

e) Fazer monitoramento

f) Identificar as fragilidades do projeto

g) Indicar ações futuras

h) Elaborar Portarias e Resoluções 

A QUEM SE DESTINA

 

O curso tem por público alvo profissionais com nível superior das áreas de Engenharia, Economia, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, Ciências Sociais, Assistência Social, Comunicação Social, Administração, Gestão Pública e outros que atuam ou pretendam atuar como consultores, gestores, assessores, técnicos, pesquisadores.

CONTEÚDO DO CURSO

 

 

 

 

 

1) Estado, governo e instituições políticas

2) Gestão do Estado e Políticas Públicas

3) Elaboração e Implementação de Políticas Públicas

4) Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

5) Gestão Orçamentária e Financiamento de Políticas  

6) Gestão da  Informação e Ferramentas comutacionais

7) Marcos Regulatórios de Políticas Públicas

8) Mobilidade Urbana e Acessibilidade

9) Meio Ambiente e Sustentabilidade

10) Segurança Pública

11) Direitos Humanos

12) Medodologia da Pesquisa Científica

 

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020.

5. Início das aulas: 16/03/2020.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

 

 

 

 

 

• Adriane Carvalho (Doutora)

• Angela Maria Siman (Doutora)

• Antonia Maria da Rocha Montenegro (Doutora)

• Ary Fernandes Nascimento (Doutor)

• Bruno Torquato de Oliveira Naves (Doutor)

• Carla Bronzo Ladeira (Doutora)

• Dimas Pereira Neto (Especialista)

• Iracema Behering (Mestre)

• Jaques Daniel Resende Soares (Doutor)

• Luis Flavio Sapori (Doutor)

• Maria Cristina Filgueiras (Doutora)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Angela Maria Siman - Doutora
 

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central