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    M. ENG. em Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...
    Características:
    Duração Curso: Até 18 mesesAté 18 meses
    Área de Atuação: Engenharia

    A redução de riscos de desastres sempre foi uma preocupação mundial. De acordo com a ONU, esse tema é um investimento custo-eficiente na prevenção de perdas futuras das organizações, onde a gestão eficaz dos riscos de desastres contribui para o desenvolvimento sustentável das nações. No Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) tem motivado vários organismos técnico-científicos a fomentar treinamentos e estabelecer diretrizes que abordem ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta a emergências e recuperação, contribuindo para a meta de redução de riscos de desastres. Diante dessas diretrizes, percebeu-se a carência de cursos de especialização que abordassem temas mais específicos na gestão de riscos de desastres.

    Assim, o curso de Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios da PUC Minas, foi criado para oferecer a oportunidade ao interessado de aperfeiçoar seus conhecimentos e competências técnicas (hard skills), por meio da troca de experiências com profissionais de elevada reputação no assunto, os quais irão compartilhar seus conhecimentos, experiências e as melhores práticas do mercado, propondo cenários e atividades relacionadas ao tema em gestão de riscos, através de conceitos e estudos de caso em áreas operacionais, tais como: mineração, usinas hidrelétricas, indústrias petrolíferas (offshore e refinarias), indústrias químicas, aviação, transportes, etc. Disponibilizando ao mercado de trabalho, especialistas e gestores com visão sistêmica, crítica e ampliada dos riscos, preparados para atuar nos cenários dinâmicos e complexos que permeiam nas organizações, contribuindo para as diretrizes estabelecidas pela ONU e PNPDEC.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     


    OBJETIVOS

    • Capacitar o profissional para desenvolver e coordenar o processo de gestão de riscos em ambiente operacional, assim como conduzir a análise crítica para as tomadas de decisões gerenciais dentro das organizações, nas quais irá atuar.

    • Desenvolver no profissional, a capacidade de percepção dos riscos no ambiente dinâmico e complexo, aplicando-se técnicas e métodos aprendidas e aprimoradas nas disciplinas do curso, podendo atuar como analista, especialista, consultor, auditor, ou gestor de riscos nos diversos segmentos do mercado.

    • Incentivar o profissional, a ter uma visão crítica e sistêmica dos processos da organização, a fim de que, tenha condições, após a avaliação dos riscos, propor ações mitigadoras e alocar recursos, tomando as decisões gerenciais necessárias para o equilíbrio operacional e financeiro da organização.

    • Propor ao profissional, um aprendizado contínuo, através de disciplinas interdisciplinares e interconectadas, buscando desde o início aliar o conhecimento teórico a prática, por meio da troca de experiências dos profissionais-docentes, assim como, a experiência dos profissionais-aluno, através dos estudos-de-caso e das dinâmicas de equipe propostas ao longo do curso.

    Competências a serem desenvolvidas

    O curso deverá proporcionar ao aluno, um ambiente capaz de desenvolver e aprimorar as competências técnicas, tais como: visão analítica e sistêmica do cenário das operações; análise e tratativa de dados qualitativos e quantitativos; capacidade de resiliência em ambiente dinâmico e complexo; além do desenvolvimento de "Soft Skills" aplicada a gestão de riscos em ambientes operacionais, tais como: comunicação, gestão de conflitos, gestão do tempo, liderança e trabalho em equipe. O aluno terá uma visão ampliada da percepção dos riscos nos diversos sistemas estruturados em uma organização, onde os cenários são dinâmicos e complexos. Os docentes do curso, profissionais em suas respectivas áreas, irão compartilhar conhecimentos e experiências, proporcionando aos alunos uma visão crítica da área de gestão de riscos, na qual as organizações têm se preocupado cada vez mais, com o controle dos riscos e a exposição das vulnerabilidades, podendo levar a empresa ao colapso, resultando na imagem reputacional da empresa. As competências técnicas (hard skills) adquiridas e as habilidades comportamentais (soft skills) desenvolvidas, ao longo do curso, serão aplicadas na gestão de riscos para a prevenção de acidentes, e, caso ocorra um evento indesejado, o especialista terá condições de conduzir a gestão da crise e o processo de continuidade de negócios da empresa.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Os egressos da pós-graduação em Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios, adquirem conhecimentos e competências técnicas, que os qualificam para atuar nos diversos segmentos do conhecimento, através de disciplinas interconectadas, atividades e estudos de caso (lições aprendidas) de acidentes tecnológicos, além do aperfeiçoamento de suas próprias competências, por meio das trocas de experiências dos professores e alunos. Os especialistas em gestão de riscos de desastres poderão desempenhar suas funções em diversos segmentos das organizações, aplicando e desenvolvendo técnicas e métodos adquiridas e aprimoradas ao longo do curso, através de um processo contínuo de gerenciamento dos riscos, com visão crítica e sistêmica.

    Dentre as áreas de atuação dos egressos, destacam-se:

    • Mineração

    • Usinas Hidrelétricas

    • Indústrias Petrolíferas (Offshore, Refinarias, ...)

    • Transportes: Rodoviário, Ferroviário, Marítimo e Aviação

    • Indústrias Químicas

    • Indústria de Papel e Celulose

    • Construção Civil: Qualidade e Segurança do Trabalho

    • Bancos e Seguradoras

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior nas áreas de Engenharia, Meio Ambiente, Gestão, e ciências afins, com experiência ou recém-formados, que buscam o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e competências técnicas (hard skills) para atuar nas diversas áreas industriais e tecnológicas.

    PROGRAMA DO CURSO

    MÓDULO ONLINE Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso:

    • Regulação Jurídica para Desastres

    • Climatologia e Desastres

    • Gestão do Conhecimento em Segurança de Processos: inteligência artificial aplicada

    • Gerenciamento de Riscos e Impactos Ambientais

    • Análise de Riscos em Obras Geotécnicas

    • Métodos de Análise de Riscos

    • Sistema de Comando em Operações

    • Sistema de Gerenciamento da Segurança

    • Gestão de Continuidade de Negócios

    • Gestão do risco: ferramentas de elaboração de cenários de risco

    • Gestão e Comunicação da Crise

    • Media Training em Crises

    • Humanidades

    MÓDULO EAD Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades)

    • Desenvolvimento de Competências Gerenciais

    • Gestão de Processos

    • Inovação e Modelagem de Negócios

    CORPO DOCENTE

    • Alexandre Vaz de Melo - Mestre

    • Filipe Silvano Andrade- Mestre

    • Kerley Alberto Pereira de Oliveira - Doutor

    • Larissa Carolina Vieira de Freitas - Mestre

    • Lucas Torrent Figueiredo - Mestre

    • Melina Amoni Silveira Alves - Doutor

    • Melissa Barbara Manger Soares - Mestre

    • Moisés Airto Severo Dornelles - Mestre

    • Pedro Doshikazu Pianchao Aihara - Mestre

    • Rafael de Figueiredo Barbosa - Especialista

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    Veja como será o processo:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC

    A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 30/07/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em QUERO ME INSCREVER. 

    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 

    - atualização dos dados cadastrais

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 

    - escolha da condição de pagamento 

    - adesão ao termo de matrícula

     

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso. 


    INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA 

    • Inscrições: até 21/08/2025 (esta data poderá ser prorrogada se necessário);

    • Serão disponibilizadas 12 vagas. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae. Se necessário, e a critério da coordenação do curso, também poderão ser realizadas entrevistas com os candidatos como critério adicional de seleção;

    • O link para a realização da matrícula será enviado somente para o candidato aprovado na seleção. 

    1ª chamada - 25/08/2025

    2ª chamada - 27/08/2025


    IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato. 

    • 1º BOLETO (com vencimento em 01/09/2025) será enviado a partir de 18 DE AGOSTO DE 2025.


    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.

     
    Coordenação
    • Moisés Airto Severo Dornelles - Mestre
    Quem recomenda a PUC Minas
     

    Área do Conhecimento

    Engenharia
     

    Período de Realização

    Início: 09/09/2025
    Previsão de término: 06/10/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
     

    Investimento

    24 x R$ 540,00

    18 x R$ 702,00

    6 x R$ 2.001,00

    À vista R$ 11.749,00

     

    Parceiros e Descontos

    Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br

    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br  

    *Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador. 

    A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.

     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos de especialização já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.

     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.

    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da PÓS PUC Minas quando necessário.

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