A redução de riscos de desastres sempre foi uma preocupação mundial. De acordo com a ONU, esse tema é um investimento custo-eficiente na prevenção de perdas futuras das organizações, onde a gestão eficaz dos riscos de desastres contribui para o desenvolvimento sustentável das nações. No Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) tem motivado vários organismos técnico-científicos a fomentar treinamentos e estabelecer diretrizes que abordem ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta a emergências e recuperação, contribuindo para a meta de redução de riscos de desastres. Diante dessas diretrizes, percebeu-se a carência de cursos de especialização que abordassem temas mais específicos na gestão de riscos de desastres.
Assim, o curso de Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios da PUC Minas, foi criado para oferecer a oportunidade ao interessado de aperfeiçoar seus conhecimentos e competências técnicas (hard skills), por meio da troca de experiências com profissionais de elevada reputação no assunto, os quais irão compartilhar seus conhecimentos, experiências e as melhores práticas do mercado, propondo cenários e atividades relacionadas ao tema em gestão de riscos, através de conceitos e estudos de caso em áreas operacionais, tais como: mineração, usinas hidrelétricas, indústrias petrolíferas (offshore e refinarias), indústrias químicas, aviação, transportes, etc. Disponibilizando ao mercado de trabalho, especialistas e gestores com visão sistêmica, crítica e ampliada dos riscos, preparados para atuar nos cenários dinâmicos e complexos que permeiam nas organizações, contribuindo para as diretrizes estabelecidas pela ONU e PNPDEC.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Capacitar o profissional para desenvolver e coordenar o processo de gestão de riscos em ambiente operacional, assim como conduzir a análise crítica para as tomadas de decisões gerenciais dentro das organizações, nas quais irá atuar.
Desenvolver no profissional, a capacidade de percepção dos riscos no ambiente dinâmico e complexo, aplicando-se técnicas e métodos aprendidas e aprimoradas nas disciplinas do curso, podendo atuar como analista, especialista, consultor, auditor, ou gestor de riscos nos diversos segmentos do mercado.
Incentivar o profissional, a ter uma visão crítica e sistêmica dos processos da organização, a fim de que, tenha condições, após a avaliação dos riscos, propor ações mitigadoras e alocar recursos, tomando as decisões gerenciais necessárias para o equilíbrio operacional e financeiro da organização.
Propor ao profissional, um aprendizado contínuo, através de disciplinas interdisciplinares e interconectadas, buscando desde o início aliar o conhecimento teórico a prática, por meio da troca de experiências dos profissionais-docentes, assim como, a experiência dos profissionais-aluno, através dos estudos-de-caso e das dinâmicas de equipe propostas ao longo do curso.
Competências a serem desenvolvidas
O curso deverá proporcionar ao aluno, um ambiente capaz de desenvolver e aprimorar as competências técnicas, tais como: visão analítica e sistêmica do cenário das operações; análise e tratativa de dados qualitativos e quantitativos; capacidade de resiliência em ambiente dinâmico e complexo; além do desenvolvimento de "Soft Skills" aplicada a gestão de riscos em ambientes operacionais, tais como: comunicação, gestão de conflitos, gestão do tempo, liderança e trabalho em equipe. O aluno terá uma visão ampliada da percepção dos riscos nos diversos sistemas estruturados em uma organização, onde os cenários são dinâmicos e complexos. Os docentes do curso, profissionais em suas respectivas áreas, irão compartilhar conhecimentos e experiências, proporcionando aos alunos uma visão crítica da área de gestão de riscos, na qual as organizações têm se preocupado cada vez mais, com o controle dos riscos e a exposição das vulnerabilidades, podendo levar a empresa ao colapso, resultando na imagem reputacional da empresa. As competências técnicas (hard skills) adquiridas e as habilidades comportamentais (soft skills) desenvolvidas, ao longo do curso, serão aplicadas na gestão de riscos para a prevenção de acidentes, e, caso ocorra um evento indesejado, o especialista terá condições de conduzir a gestão da crise e o processo de continuidade de negócios da empresa.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os egressos da pós-graduação em Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios, adquirem conhecimentos e competências técnicas, que os qualificam para atuar nos diversos segmentos do conhecimento, através de disciplinas interconectadas, atividades e estudos de caso (lições aprendidas) de acidentes tecnológicos, além do aperfeiçoamento de suas próprias competências, por meio das trocas de experiências dos professores e alunos. Os especialistas em gestão de riscos de desastres poderão desempenhar suas funções em diversos segmentos das organizações, aplicando e desenvolvendo técnicas e métodos adquiridas e aprimoradas ao longo do curso, através de um processo contínuo de gerenciamento dos riscos, com visão crítica e sistêmica.
Dentre as áreas de atuação dos egressos, destacam-se:
Transportes: Rodoviário, Ferroviário, Marítimo e Aviação
Indústrias Químicas
Indústria de Papel e Celulose
Construção Civil: Qualidade e Segurança do Trabalho
Bancos e Seguradoras
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior nas áreas de Engenharia, Meio Ambiente, Gestão, e ciências afins, com experiência ou recém-formados, que buscam o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e competências técnicas (hard skills) para atuar nas diversas áreas industriais e tecnológicas.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso:
Regulação Jurídica para Desastres
Climatologia e Desastres
Gestão do Conhecimento em Segurança de Processos: inteligência artificial aplicada
Gerenciamento de Riscos e Impactos Ambientais
Análise de Riscos em Obras Geotécnicas
Métodos de Análise de Riscos
Sistema de Comando em Operações
Sistema de Gerenciamento da Segurança
Gestão de Continuidade de Negócios
Gestão do risco: ferramentas de elaboração de cenários de risco
Gestão e Comunicação da Crise
Media Training em Crises
Humanidades
MÓDULO EAD Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades)
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Gestão de Processos
Inovação e Modelagem de Negócios
CORPO DOCENTE
Alexandre Vaz de Melo - Mestre
Filipe Silvano Andrade- Mestre
Kerley Alberto Pereira de Oliveira - Doutor
Larissa Carolina Vieira de Freitas - Mestre
Lucas Torrent Figueiredo - Mestre
Melina Amoni Silveira Alves - Doutor
Melissa Barbara Manger Soares - Mestre
Moisés Airto Severo Dornelles - Mestre
Pedro Doshikazu Pianchao Aihara - Mestre
Rafael de Figueiredo Barbosa - Especialista
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA
INSCRIÇÕES ABERTAS
Veja como será o processo:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 30/07/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em QUERO ME INSCREVER.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Inscrições: até 21/08/2025 (esta data poderá ser prorrogada se necessário);
Serão disponibilizadas 12 vagas. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae. Se necessário, e a critério da coordenação do curso, também poderão ser realizadas entrevistas com os candidatos como critério adicional de seleção;
O link para a realização da matrícula será enviado somente para o candidato aprovado na seleção.
1ª chamada - 25/08/2025
2ª chamada - 27/08/2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
O 1º BOLETO (com vencimento em 01/09/2025) será enviado a partir de 18 DE AGOSTO DE 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Fui da primeira turma do curso 2019/2020, e gostei muito do curso por diversos motivos. O curso me ajudou a conhecer de forma sistêmica o processo desde gestão de riscos às consequências legais de um desastre. Passando pela elaboração de planos de respostas e contingências. A troca de experiências com a turma e com os professores para mim foi o grande diferencial, foi possível criar um networking para a vida profissional, até hoje trocamos dicas, indicações, e inclusive pessoas trocaram de emprego através do curso. A PUC procura trazer professores com experiência prática nos assuntos, e no final o comportamento do aluno é que faz a diferença no aprendizado e no aproveitamento. Nos temas que quis aprofundar mais, como a temática emergência e crise, com indicação dos professores, estudei outras fontes, tive boas indicações, que trouxe aprendizados e soluções para a minha rotina. A PUC escuta o aluno, o que faz muita diferença, fui representante de turma e muitos pontos foram tratados ao longo do curso com diálogo e flexibilização de todos.
Melissa Soares - Especialista em Riscos do Negócio - Samarco Mineração
Área do Conhecimento
Engenharia
Período de Realização
Início: 09/09/2025 Previsão de término: 06/10/2026
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 540,00
18 x R$ 702,00
6 x R$ 2.001,00
À vista R$ 11.749,00
Parceiros e Descontos
Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos de especialização já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da PÓS PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
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