O MBA em Marketing e Comunicação em Saúde é um curso voltado para a formação de gestores e profissionais que queiram ou atuem no setor que buscam utilizar e aprimorar estratégias inovadoras de marketing e comunicação.
Com uma abordagem que integra teoria e prática, os alunos exploram aspectos como o planejamento estratégico, a legislação e o uso de tecnologias para aprimorar a comunicação com diferentes públicos. O programa conta com um corpo docente de especialistas, mestres e doutores em marketing, comunicação e saúde, que oferecerão uma formação completa nas práticas mais atuais de marketing digital, off-line e comunicação institucional para hospitais e organizações do segmento.
O objetivo é capacitar os profissionais com competências e ferramentas práticas que promovam inovação, aprimorem processos e fortaleçam relações organizacionais, facilitando decisões informadas por meio de análises de dados, diagnósticos e business intelligence em contextos de saúde.
Além disso, o programa capacita os profissionais a utilizar a comunicação e o marketing como estratégias essenciais no setor de saúde, com oportunidades para realizar pesquisas, desenvolver análises críticas e aprofundar o conhecimento em processos, práticas, produtos e tecnologias relacionados à comunicação e ao marketing.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
PÚBLICO-ALVO
O público-alvo do curso é composto por pessoas com qualquer formação superior, que se interesse pelo aprimoramento na carreira de Especialista em Marketing e Comunicação em Saúde. Profissionais com formação superior em Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda), Administração, Economia, Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou áreas afins.
PROGRAMA DO CURSO
Fundamentos de Marketing
Marketing de Serviços - Cultura Organizacional e Processos
Comunicação Organizacional: Mercadológica, Administrativa, Interna e Institucional.
Gestão de Branding, Relacionamento e Experiência Do Usuário
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Publicidade, Propaganda e Novas Linguagens em Saúde
Assessoria de Imprensa e Comunicação - Gestão de Riscos e Gerenciamento de Crise e Opinião Pública
Saúde Pública - Legislação e Ética Em Marketing, Comunicação e Saúde
Literácias, Comunicação e Saúde
Business Inteligence/Ciência de Dados em Saúde e Métricas de Avaliação em Marketing E Comunicação
Pesquisa de Marketing E Branding
Planejamento de Marketing E Comunicação
Projeto e Pesquisa
Estratégia Empresarial e Competitividade
Gestão de Serviços
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 07/04/2025
Previsão de término: 05/11/2026
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 419,00
18 x R$ 547,00
6 x R$ 1.573,00
À vista R$ 9.265,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.