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Marketing Político Eleitoral

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Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

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Características:
Unidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: ComunicaçãoComunicação
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Marketing Político Eleitoral

As campanhas eleitorais têm se apresentado, cada dia mais, como campo empregador de profissionais de comunicação e marketing, com especialização profissional. A alta competitividade inerente ao processo eleitoral impõe aos profissionais ligados à comunicação e ao marketing aperfeiçoamento constante, como forma de adquirir vantagem competitiva ao se apresentar ao mercado para trabalhar com em campanhas e entregar o que se espera para melhorar, também, a competitividade ao candidato para que o serviço desse profissional será prestado.

É neste contexto que este curso de pós-graduação lato sensu, em Marketing Eleitoral, modalidade EAD oferece a formação necessária para suprir a necessidade desse profissional bem preparado, com conhecimento amplo de todo o processo eleitoral.

Fornecer conhecimento teórico e prático para profissionais de comunicação e outros gestores no contexto das campanhas eleitorais.

O curso possui como objetivo atualizar conhecimentos sobre estratégias e técnicas atuais de comunicação e marketing no processo eleitoral.

Atualizar conhecimentos sobre legislação eleitoral, assim como o contexto que envolve o mundo político-eleitoral.

Apresentar o processo de marketing eleitoral dos diversos cargos eletivos.


OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:  

Ao final do curso, o aluno será capaz de gerir integralmente campanhas eleitorais, majoritárias e proporcionais, em nível local, regional e nacional, naquilo que envolve a Comunicação e o Marketing.

Suas habilidades abrangerão a capacidade de elaborar estratégias eleitorais, desenvolver planejamentos de campanhas eleitorais, fazer a leitura crítica de pesquisas eleitorais, desenvolver e coordenar ações de comunicação e marketing eleitorais, desenvolver os processos de mobilização social (por redes sociais e de rua) e comandar toda a operação de uma campanha eleitoral.

Áreas de atuação do egresso: 

Campanhas eleitorais diversas.


A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais com formação superior, graduados em Administração, Administração Pública, Marketing, Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas -, Direito, Tecnologia da Informação e áreas afins.

  • Profissionais com atuação na imprensa, em agências de publicidade, em agências de relações públicas, em assessoria/consultoria política - seja no Executivo ou no Legislativo, 

  • candidatos a cargos eletivos, 

  • advogados com interesse em assessoria jurídica em Direito Eleitoral e que queiram entender todo o processo, profissionais de Tecnologia da Informação com interesse em entender o processo eleitoral e atuar, dentro de sua área, em campanhas políticas.

CONTEÚDO DO CURSO

  • MARKETING POLÍTICO ELEITORAL

  • ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

  • ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

  • PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ELEITORAL

  • PESQUISAS ELEITORAIS

  • GESTÃO E OPERAÇÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

  • INTERNET COMO FERRAMENTA DE POTENCIALIZAÇÃO DA REPUTAÇÃO POLÍTICA

  • ESTRATÉGIA DIGITAL E CAMPANHAS CRIATIVAS

  • MOBILIZAÇÃO ONLINE E OFFLINE

  • O ÁUDIO NAS CAMPANHAS - DOS JINGLES AOS PROGRAMAS DE RÁDIO

  • CAMPANHAS MAJORITÁRIAS - PREFEITO, SENADOR, GOVERNADOR E PRESIDENTE

  • CAMPANHAS PROPORCIONAIS - VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL E DEPUTADO DISTRITAL

  • LEGISLAÇÃO ELEITORAL

  • PERFIL DO ELEITOR

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Christian Jauch (Especialista)

  • Daniele Matos Braga (Especialista)

  • Edson Panes de Oliveira Filho (Especialista)

  • João Henrique Moreira de Faria (Especialista)

  • Leandro Peters Heringer (Doutor)

  • Marcos Vinícius Cotta Ferreira (Especialista)

  • Matheus Lemos de Andrade (Doutor)

  • Nerea Ramirez Garcia (Doutor)

  • Nilson Akiyama Hashizumi (Especialista)

  • Odilon Araújo Gonçalves (Mestre)

  • Rodrigo Mendes Ribeiro (Mestre)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.




INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.



 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • João Henrique Moreira de Faria -
  • Odilon Araújo Gonçalves -

Área do Conhecimento:

  • Comunicação
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos já confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Liberação das aulas dos cursos novos que serão confirmados até 26/08: Aulas terão início em 09/09


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

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