A especialização em MBA em Branding foi idealizada tendo por base o atual cenário econômico em que as organizações estão inseridas. Marcado por uma realidade em que ativos intangíveis ganham cada vez mais relevância e precisam ser mensurados e comunicados ao mercado e à comunidade financeira, torna-se fundamental que os profissionais de empresas de todos os portes e setores sejam capazes de gerenciar esses recursos, integrando, para isso, os saberes do Marketing e da Comunicação.
Pensar estrategicamente questões internas e externas à organização, alinhando cultura organizacional, visão, meta, identidade e imagem é o que se espera do profissional que se propõe a construir e gerenciar marcas e reputações corporativas. Para tanto, ele deve ser capaz de compreender tendências de mercado, construindo propostas de valor inovadoras, e conhecer os seus consumidores, relacionando-se com eles por meio do entendimento de suas expectativas, desenvolvendo experiências positivas que criarão percepções capazes de criar e manter marcas e reputações fortes.
Com postura empreendedora, inovadora e criativa, típicas de um líder capaz de gerar engajamento e colaboração, este profissional precisa compreender e inserir-se no cenário contemporâneo do Marketing e da Comunicação, gerando e produzindo conteúdo interativo para diversas mídias e plataformas que reproduzam a voz da marca, bem como estratégias de conversão e vendas em ambientes digitais e off-line. Entender a criação e o design como vertente estratégica e fundamental do relacionamento entre a marca e seus consumidores é outra habilidade que este profissional precisa desenvolver. Finalmente, monitorar e apresentar resultados a consumidores, investidores, empregados, líderes de opinião e o mercado em geral é requisito fundamental deste profissional responsável pela construção e manutenção de marcas e reputações corporativas. Formar este profissional, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Formar profissionais capazes de:
Entender a relação entre a estratégia de negócios e a estratégia de marcas e como a gestão estratégica de marcas pode constituir vantagem competitiva;
Avaliar estratégias adotadas na gestão de marcas e compreender a plataforma de marca como âncora estratégica;
Conhecer os elementos da cultura organizacional que podem ser alinhados com a plataforma de marca;
Formular e implementar estratégias eficazes de construção, consolidação e gestão de marcas de alto valor, tendo como foco a orientação da empresa para o mercado e a busca sistemática por inovação;
Agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, construindo e gerenciando marcas e reputações, a partir das várias interações com os stakeholders (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta);
Promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala resultante da presença em múltiplos espaços;
Conjugar estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da produção de conteúdo, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas e, consequentemente, de suas reputações;
Entender e analisar as ferramentas de gestão da experiência de marca e
Adotar uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.
Competências a serem desenvolvidas
Esse curso visa promover um pensamento crítico e um planejamento estratégico voltado para a gestão, reputação e identidade de marca. Busca também, um entendimento para gerenciar e inspirar empresas e marcas, assim como o seu crescimento e visibilidade sustentável. E um conhecimento técnico e prático que permite ao profissional desenvolver soluções inovadoras, táticas criativas para obter resultados positivos para as marcas.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os egressos do MBA em Branding estarão preparados para atuar em diversas frentes ligadas à imagem, gestão e reputação de marcas, tanto em agências de comunicação quanto em departamentos de comunicação, branding e P&D. Esses profissionais poderão ocupar posições estratégicas em comunicação, desenvolver e implementar estratégias de construção e fortalecimento de marcas e gerenciar a identidade corporativa. Além disso, poderão exercer consultoria especializada em gestão e identidade de marca, utilizando conhecimentos avançados para criar propostas de valor e experiências de marca que atendam às expectativas de clientes e stakeholders.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior:
Da área de criação com formação superior em Comunicação Social; Design; Produção Audiovisual; Belas Artes; Arquitetura; Letras; Engenharia de Software, dentre outras áreas afins.
Em Administração, Marketing; Vendas; gerentes de produtos e projetos, executivos, empresários, investidores; consultores e outros profissionais que atuam ou que pretendam atuar na área de gestão de marcas e da identidade corporativa.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE ? (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Tópicos Especiais
Cultura, Percepção de Consumo e Neuromarketing
Sound Branding
Design e Brand Identity
Design Thinking: desenvolvimento criativo
Marketing de Experiência em Ambientes Imersivos
Branding
Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
Customer Centricity
Marketing de Conteúdo, Inbound e Growth Hacking
Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial
Semiótica, Experiência Estética e Narrativas Audiovisuais
Reputação Corporativa e Gestão de Crise
Transmedia, Storytelling e Brand Voice
Visual Merchandising e Design de Loja
Inteligência Artificial Aplicada ao Branding
Marca Pessoal e Marketing de Influência
Humanidades
MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Estratégia Empresarial e Competitividade
Inovação e Modelagem de Negócios
CORPO DOCENTE
Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Alysson Lisboa Neves - Mestre
Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
Calebe Asafe Braga Alves Bezerra - Especialista
Poliana Duarte Braga e Bragança - Mestre
George Leal Jamil - Doutor
José Chequer Neto - Mestre
Ana Carolina Almeida Souza - Doutora
Gabriel Franco Neto Bittencourt - Especialista
Fernanda Carolina dos Santos Faria Chaves - Especialista
Wesley Diniz Silva - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 08/04/2025 Previsão de término: 27/08/2026
Carga Horária
468 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 390 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
Investimento
24 x R$ 520,00
18 x R$ 679,00
6 x R$ 1.952,00
À vista R$ 11.498,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.