Página inicial/Especialização/Presencial

    MBA em Comunicação e Marketing

    Pós Presencial - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...

    Entre em contato para saber o valor da mensalidade.

    Características:
    Área: Gestão/Comunicação/Economia Criativa/Marketing
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
    Local de Oferta: BH/LourdesBH/Lourdes

    O curso de especialização em MBA em Comunicação e Marketing foi idealizado a partir da constatação de que o mercado atual, marcado pela globalização, mobilidade, conectividade, convergência tecnológica, escassez e esgotamento de recursos renováveis, está demandando, cada vez mais, profissionais capazes de integrar os saberes da Comunicação e do Marketing, seja para atuar em corporações de grande e médio porte, seja para gerenciar empresas fornecedoras de projetos e serviços criativos.

    Criar e revisar modelos de negócios; formular, transformar e implementar, com êxito, produtos e projetos inovadores; gerir interações com clientes que vêm se tornando cada vez mais críticos, volúveis e interconectados, são apenas alguns dos desafios que se colocam para estes profissionais. Cabe a eles, também, saber aproveitar as oportunidades desse ambiente de ampla midiatização para criar canais de mídia própria para as marcas, fazendo circular conteúdos que carreguem os valores das marcas. Para tanto, deverão ser capazes de aliar estudos e práticas sobre identidade de marca; conteúdo editorial corporativo (branded content) e alinhamento de voz de marca (brand voice) em diferentes espaços de distribuição de conteúdo de marca, em especial no ambiente online (mídias sociais, blogs, portais, sites, app e mobile). Formar estes profissionais, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.

    Titulação: Especialista

    OBJETIVOS

    • Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação, retenção e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais;

    • Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la;

    • Promover o pensamento sistêmico; a compreensão das empresas estruturadas em rede e as implicações da convergência tecnológica, inclusive em termos da necessidade de revisão dos modelos de negócios vigentes até o momento e da emergência de novas linguagens e formas de interação, principalmente em ambientes digitais;

    • Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes;

    • Capacitar profissionais no sentido de promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala resultante da presença em múltiplos espaços midiáticos (pagos, próprios e conquistados);

    • Compreender como a Inteligência Artificial articula com o marketing e a comunicação permitindo uma visão ética sobre o uso das IA's levando em consideração o viés algorítmico;

    • Desenvolver profissionais que conjuguem estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da prática editorial, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas;

    • Formar profissionais capazes de agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, reconstruindo a imagem da marca a partir das várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos próprios e também nos que não são controlados pelas marcas (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta) e

    • Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.

    Competências a serem desenvolvidas

    • Formação de profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação, retenção e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais.

    • Desenvolvimento de lideranças capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes. Uso crítico e ético da Inteligência Artificial no marketing e na comunicação.

    • Formar profissionais capazes de trabalhar a imagem da marca e as várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos, sempre com uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Podem atuar como gestores nos setores de planejamento, comunicação, marketing, vendas, gestão da marca e áreas afins de empresas pequenas, médias e grandes, empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em qualquer área de conhecimento. Proprietários de empresas, executivos, consultores, gerentes departamentais, gerentes de contas e profissionais que atuem em áreas afins, como, por exemplo, nos setores de planejamento, marketing, comunicação, gestão de marca e vendas, principalmente de empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

    PROGRAMA DO CURSO

    MÓDULO PRESENCIAL - (Aulas presenciais na Unidade PUC Minas da oferta, em datas divulgadas durante o curso.):
    • Tópicos Especiais
    • Design Thinking: desenvolvimento criativo
    • Marketing de Conteúdo, Inbound e Growth Hacking
    • Transmedia, Storytelling e Brand Voice
    • Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial
    • Comunicação Corporativa: corporate affairs
    • Marketing de Experiência em Ambientes Imersivos
    • Campanhas em Redes Sociais e Marketing de Influência
    • Cultura, Percepção de Consumo e Neuromarketing
    • Design e Brand Identity
    • Branding
    • Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
    • Customer Centricity
    • Marketing Digital: ferramentas e métricas
    • Mobilidade e Produção de Sentido
    • Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação e Marketing

    MÓDULO ONLINE ? (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
    • Humanidades
    MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
    • Desenvolvimento de Competências Gerenciais
    • Inovação e Modelagem de Negócios

    CORPO DOCENTE

    • Alysson Lisboa Neves - Mestre
    • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
    • Sabrina Silvana Mendes da Silva - Especialista
    • Fernanda de Faria Medeiros - Doutora
    • Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
    • Adriana Gonçalves Miranda - Mestre
    • José Chequer Neto - Mestre
    • Ana Carolina Almeida Souza - Doutora
    • Calebe Asaf Braga Alves Bezerra - Especialista
    • George Leal Jamil - Doutor

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula

    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 07/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Alysson Lisboa Neves - Mestre
    • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

    Área do Conhecimento

    Gestão | Comunicação | Economia Criativa | Marketing
     

    Local

    PUC Minas Lourdes (Praça da Liberdade)
    (Prédios 2,3,5,6,7)
    Confira os endereços clique aqui
    Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800
    E-mail: atendimentoiec@pucminas.br

     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Previsão de término: 06/05/2026
     

    Carga Horária

    456 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 380 horas)
     

    Horário

    Segunda e quarta-feira, das 19h às 22h30. Eventualmente, na terça e quinta-feira.
     

    Investimento

    24 x R$ 690,00

    18 x R$ 901,00

    6 x R$ 2.590,00

    À vista R$ 15.257,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br

    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    Para as disciplinas ministradas em ambiente digital, o aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.

    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central