O curso de especialização em MBA em Comunicação e Marketing foi idealizado a partir da constatação de que o mercado atual, marcado pela globalização, mobilidade, conectividade, convergência tecnológica, escassez e esgotamento de recursos renováveis, está demandando, cada vez mais, profissionais capazes de integrar os saberes da Comunicação e do Marketing, seja para atuar em corporações de grande e médio porte, seja para gerenciar empresas fornecedoras de projetos e serviços criativos.
Criar e revisar modelos de negócios; formular, transformar e implementar, com êxito, produtos e projetos inovadores; gerir interações com clientes que vêm se tornando cada vez mais críticos, volúveis e interconectados, são apenas alguns dos desafios que se colocam para estes profissionais. Cabe a eles, também, saber aproveitar as oportunidades desse ambiente de ampla midiatização para criar canais de mídia própria para as marcas, fazendo circular conteúdos que carreguem os valores das marcas. Para tanto, deverão ser capazes de aliar estudos e práticas sobre identidade de marca; conteúdo editorial corporativo (branded content) e alinhamento de voz de marca (brand voice) em diferentes espaços de distribuição de conteúdo de marca, em especial no ambiente online (mídias sociais, blogs, portais, sites, app e mobile). Formar estes profissionais, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.
OBJETIVOS
Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação, retenção e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais;
Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la;
Promover o pensamento sistêmico; a compreensão das empresas estruturadas em rede e as implicações da convergência tecnológica, inclusive em termos da necessidade de revisão dos modelos de negócios vigentes até o momento e da emergência de novas linguagens e formas de interação, principalmente em ambientes digitais;
Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes;
Capacitar profissionais no sentido de promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala resultante da presença em múltiplos espaços midiáticos (pagos, próprios e conquistados);
Compreender como a Inteligência Artificial articula com o marketing e a comunicação permitindo uma visão ética sobre o uso das IA's levando em consideração o viés algorítmico;
Desenvolver profissionais que conjuguem estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da prática editorial, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas;
Formar profissionais capazes de agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, reconstruindo a imagem da marca a partir das várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos próprios e também nos que não são controlados pelas marcas (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta) e
Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.
Competências a serem desenvolvidas
Formação de profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação, retenção e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais.
Desenvolvimento de lideranças capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes. Uso crítico e ético da Inteligência Artificial no marketing e na comunicação.
Formar profissionais capazes de trabalhar a imagem da marca e as várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos, sempre com uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Podem atuar como gestores nos setores de planejamento, comunicação, marketing, vendas, gestão da marca e áreas afins de empresas pequenas, médias e grandes, empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em qualquer área de conhecimento. Proprietários de empresas, executivos, consultores, gerentes departamentais, gerentes de contas e profissionais que atuem em áreas afins, como, por exemplo, nos setores de planejamento, marketing, comunicação, gestão de marca e vendas, principalmente de empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.
PROGRAMA DO CURSO
- Tópicos Especiais
- Design Thinking: desenvolvimento criativo
- Marketing de Conteúdo, Inbound e Growth Hacking
- Transmedia, Storytelling e Brand Voice
- Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial
- Comunicação Corporativa: corporate affairs
- Marketing de Experiência em Ambientes Imersivos
- Campanhas em Redes Sociais e Marketing de Influência
- Cultura, Percepção de Consumo e Neuromarketing
- Design e Brand Identity
- Branding
- Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
- Customer Centricity
- Marketing Digital: ferramentas e métricas
- Mobilidade e Produção de Sentido
- Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação e Marketing
- Humanidades
- Desenvolvimento de Competências Gerenciais
- Inovação e Modelagem de Negócios
CORPO DOCENTE
- Alysson Lisboa Neves - Mestre
- Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
- Sabrina Silvana Mendes da Silva - Especialista
- Fernanda de Faria Medeiros - Doutora
- Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
- Adriana Gonçalves Miranda - Mestre
- José Chequer Neto - Mestre
- Ana Carolina Almeida Souza - Doutora
- Calebe Asaf Braga Alves Bezerra - Especialista
- George Leal Jamil - Doutor
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Alysson Lisboa Neves - Mestre
- Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Área do Conhecimento
Gestão | Comunicação | Economia Criativa | MarketingLocal
PUC Minas Lourdes (Praça da Liberdade)
(Prédios 2,3,5,6,7)
Confira os endereços clique aqui
Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800
E-mail: atendimentoiec@pucminas.br
Período de Realização
Início: 07/04/2025Previsão de término: 06/05/2026
Carga Horária
456 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 380 horas)
Horário
Segunda e quarta-feira, das 19h às 22h30. Eventualmente, na terça e quinta-feira.Investimento
24 x R$ 690,00
18 x R$ 901,00
6 x R$ 2.590,00
À vista R$ 15.257,00
Parceiros e Descontos
- Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
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Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
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A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
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