O curso tem como objetivo a especialização de gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar nas organizações sem fins lucrativos (Terceiro Setor), por meio de aulas e atividades teórico-práticas com foco nas áreas administrativa, financeira, contábil, juridica, tributária (imunidade e isenções), de elaboração e gerenciamento de projetos e captação de recursos, proporcionando-lhes as competências necessárias para gerir e atuar em qualquer tipo de organização do terceiro setor. As aulas teóricas serão acompanhadas de ilustração e estudo prático de casos concretos, questões e temas exemplificativos da gestão e dia a dia das organizações.
O maior desafio na gestão das organizações do terceiro setor está relacionado a sua principal característica "sem fins lucrativos". Neste contexto a gestão exige habilidades e competências específicas em questões administrativas, legais, fiscais, contábeis e financeiras, além do conhecimento das políticas públicas que direcionam os serviços, atividades e parcerias executadas pelo setor.
Com carga horária de 432 h/a, o curso foi estruturado em formato híbrido, com aulas presenciais a cada 15 dias, no Campus Lourdes (Praça da Liberdade), e aulas online síncronas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras das 19h às 22h30. (Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.) com disponibilização das gravações das aulas, videoaulas complementares, casos concretos e atividades extraclasse.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O curso tem o objetivo de promover a especialização de gestores e demais profissionais que atuam ou desejam atuar nas organizações sem fins lucrativos (Terceiro Setor), por meio de conhecimento teórico e prático nas áreas administrativa, financeira, contábil, de registros e inscrições, captação de recursos, isenções e incentivos fiscais, elaboração e execução de projetos, entre outras. Considerando as especificidades do terceiro setor, o curso pretende desenvolver nos alunos, as competências necessárias à gestão das organizações e de seus projetos, formando assim profissionais aptos a atuarem nas diferentes modalidades e áreas das organizações do terceiro setor.
Objetivos Específicos:
Promover a qualificação de gestores, profissionais e prestadores de serviço (advogados, administradores, contabilistas), das organizações sem fins lucrativos (terceiro setor) no conhecimento e domínio das principais atividades relacionados à gestão;
Formar profissionais com competência nas questões administrativas, financeiras, contábeis, juridicas , na elaboração de projetos e captação de recursos, entre outros, por meio do aprofundamento dos conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos específicos das organizações sem fins lucrativos;
Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações de forma a tomar sua atuação mais eficaz e efetiva, ampliando as chances de alcance de sua missão e objetivos institucionais;
Capacitar profissionais para prestação de serviço de assessoramento juridico, contábil e tributário para o Terceiro Setor.
Capacitar profissionais para atuarem na execução, controle, monitoramento, avaliação e prestação de contas das organizações sem fins lucrativos, de seus projetos e parcerias públicas e privadas.
Competências a serem desenvolvidas
O curso tem como prioridade o desenvolvimento das competências voltadas para o planejamento e gestão estratégica e operacional das organizações do terceiro setor, com foco na gestão financeira, trabalhista e contábil, e nas questões juridicas e tributárias especificas que envolvem as particularidades do terceiro setor e impactam na captação de recursos, elaboração, avaliação e prestação de contas de projetos e da organização além das parcerias públicas e privadas. Outra vertente, se estrutura no desenvolvimento de possibilidades relativas aos negócios sociais e a geração própria de recursos, assim como as análises de curto e longo prazos capazes de possibilitar a organização os ajustes necessários à uma gestão com eficiência e sustentabilidade.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O egresso do MBA em Gestão das Organizações do Terceiro Setor estará apto a atuar nas diversas áreas das organizações sem fins lucrativos que o compõem, especificamente no planejamento e gestão administrativa, financeira, de pessoal e captação de recursos. Isso inclui as questões contábeis e tributárias, a regularização legal que envolve os registros, inscrições, alvarás e certificados, o recebimento das imunidades e isenções e a elaboração e gerenciamento de projetos.
Setores de atuação:
Áreas administrativa e financeira de qualquer organização do terceiro setor, independente da área de atuação;
Empresas de contabilidade e auditoria especializadas no atendimento a organizações sem fins lucrativos;
Escritórios de advocacia e de assessoria jurídica ao Terceiro setor;
Captação de recursos, escrita e prestação de contas de projetos e das organizações como um todo, incluindo o desenvolvimento de negócios sociais e a geração de recursos próprios;
Execução e gestão dos projetos e atendimentos das organizações;
Planejamento estratégico, obtenção e usufruto das imunidades e isenções disponíveis para as organizações sem fins lucrativos, por meio das certificações;
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em qualquer área, que desejem atuar ou se atualizar acerca da gestão das organizações sem fins lucrativos (terceiro setor).
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO HÍBRIDO (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso, e aulas presenciais a cada 15 dias, no Campus Lourdes (Praça da Liberdade)):
Gestão Legal nas Organizações do Terceiro Setor
Gestão Social e Políticas Públicas no Terceiro Setor
Gestão Contábil nas Organizações do Terceiro Setor
Gestão Financeira e Administrativa no Terceiro Setor
Gestão Trabalhista no Terceiro Setor
Gestão de Pessoas nas Organizações do Terceiro Setor
Captação de Recursos pelas Organizações Sem Fins Lucrativos
Imunidades, Isenções e a Captação de Recursos nas Organizações do Terceiro Setor
Elaboração de Projetos no Terceiro Setor
Empreendedorismo Social e Geração de Recursos no Terceiro Setor
Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor
Prestação de Contas nas Organizações do Terceiro Setor
Governança e ESG no Terceiro Setor
Gestão da Comunicação e da Informação no Terceiro Setor
MÓDULO ONLINE (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Humanidades
MÓDULO EAD (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
CORPO DOCENTE
Ana Christina Lamounier de Sá - Especialista
Daniela Nogueira - Especialista
Evelter Silva Moreira - Mestre
Fernanda Flaviana Martins - Mestre
Jaqueline Silva Melo - Mestre
Júlia Caldas - Especialista
Kleber Queiróz - Especialista
Lívia Furtado - Especialista
Marcelo Resende - Mestre
Oswaldo Maurício - Mestre
Roberta Carvalho - Especialista
Tatiane Lúcia de Melo - Mestre
Tatyana Mayara Gurgel - Especialista
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 08/04/2025 Previsão de término: 14/05/2026
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Aulas presenciais quinzenais em Belo Horizonte, em datas divulgadas durante o curso. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 590,00
18 x R$ 771,00
6 x R$ 2.214,00
À vista R$ 13.046,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
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