Página inicial/Pós-graduação (Lato Sensu)/Online com aulas ao vivo

    MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...
    Características:
    Área: Comunicação/Economia Criativa/Artes
    Duração Curso: Até 24 mesesAté 24 meses
     

    O MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais tem por objetivo habilitar artistas, produtores, gestores e executivos para empreenderem na criação e no gerenciamento de negócios, projetos e experiências culturais.

    Incluindo dimensões conceituais e práticas, o curso procura abranger os diversos aspectos da produção cultural contemporânea. Oferece aos seus participantes a oportunidade de mergulhar em debates sobre como as organizações estão mudando para atender às necessidades do século XXI, sobre o desenvolvimento de novos modelos de negócios e de práticas inovadoras em gestão e produção cultural.

    Em particular, examina como as organizações culturais públicas e privadas, experimentais e independentes moldam, abrigam, gerenciam, financiam e disseminam a cultura hoje. Ao mesmo tempo, examina tópicos abrangentes, como implicações de políticas culturais, agendas de inclusão social e sustentabilidade.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    O curso visa capacitar profissionais para a criação e gestão de empreendimentos culturais, desenvolvendo habilidades em planejamento, inovação, captação de recursos e liderança. Os alunos serão preparados para enfrentar os desafios do setor cultural contemporâneo, com foco em sustentabilidade, impacto social e novos modelos de negócios.

    Compotências a serem desenvolvidas;
    Os alunos desenvolverão competências em:
    • Gestão estratégica de projetos culturais;
    • Liderança e trabalho em equipe;
    • Inovação e criatividade;
    • Captação de recursos e financiamento;
    • Compreensão de políticas culturais;
    • Sustentabilidade aplicada a projetos culturais.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Os egressos poderão atuar em:

    • Gestão de espaços culturais (museus, teatros, centros culturais);
    • Produção de eventos e festivais culturais;
    • Desenvolvimento de políticas culturais em órgãos públicos e ONGs;
    • Empreendedorismo cultural;
    • Captação de recursos para projetos;
    • Projetos de inclusão social e sustentabilidade no setor cultural.

    PÚBLICO-ALVO

     

    Profissionais com formação superior:

    • Empreendedores, Gestores, Produtores de arte e cultura em busca de qualificação, desenvolvimento e crescimento profissional;
    • Empreendedores Culturais e Artistas Independentes que desejam melhorar ou expandir seus projetos e negócios;
    • Profissionais graduados em todas as áreas que buscam a educação continuada, a qualificação permanente ou o redirecionamento da carreira para os setores cultural e criativo.

     

    PROGRAMA DO CURSO

    MÓDULO ONLINE - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso). (*):

    • Panorama Internacional de Políticas Públicas para a Cultura

    • Transformação Digital e Cultura

    • Indústrias Criativas e Turismo Cultural

    • Realidades Culturais Brasileiras: Diagnóstico Local

    • Responsabilidade Social, Diversidade e Sustentabilidade

    • Gestão de Organizações e Coletivos Culturais

    • Liderança Cultural, Gestão de Equipes e Competências

    • Inovação e Modelagem de Negócios

    • Branding e Posicionamento de Marca

    • Direitos Culturais e Aspectos Jurídicos

    • Comunicação Estratégica para Redes Sociais

    • Gestão Financeira Aplicada à Cultura

    • Captação, Gestão de Recursos e Parcerias

    • Desenvolvimento e Engajamento de Públicos

    • Pesquisa e Análise de Tendências

    • Práticas em Curadoria e Programação Cultural

    • Desenvolvimento e Gestão de Projetos Criativos

    • Desenho de Experiências

    • Projeto Cultural Aplicado: produções virtuais, presenciais e híbridas

    • Humanidades

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Alexandre de Souza Milagres - Mestre
    • Laísa Bragança de Moura - Doutor

    Área do Conhecimento

    Comunicação | Economia Criativa | Artes | Gestão
     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Previsão de término: 09/11/2026
     

    Carga Horária

    440 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 367 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
     

    Investimento

    24 x R$ 520,00

    18 x R$ 679,00

    6 x R$ 1.952,00

    À vista R$ 11.498,00

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central