Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Gestão de Produtos Digitais

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Gestão de Produtos Digitais

No mundo complexo que vivemos, é fundamental abraçar as incertezas e aprender com o cliente o que, de fato, gera valor e faz a diferença. O curso de MBA em Gestão de Produtos Digitais capacita profissionais de todas as áreas para a criação e gestão de produtos e serviços voltados para a economia digital, tendo a experiência do usuário como principal ponto de atenção. São abordados temas como o processo de Design Thinking, as características e potencialidades das novas plataformas digitais, as estruturas dos novos modelos de negócios, as estratégias de marketing digital e de produtos digitais, além da gestão de equipes a partir de metodologias ágeis e com a promoção da mentalidade de produto ao invés da mentalidade de projeto. O compromisso com a experiência do usuário estimula e direciona as equipes internas em torno de um propósito, cria produtos e serviços inovadores e promove uma forte conexão entre empresa e seu público-alvo. O curso tem foco na formação do perfil de profissional responsável por mapear necessidades reais a partir da perspectiva do cliente e representá-lo em equipes responsáveis pelo desenvolvimento de soluções digitais. Os profissionais formados ocupam posições altamente demandadas no mercado de Product Managers ou Product Owners. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado formado por acadêmicos e profissionais de mercado com experiência nas áreas de Design de Produtos, Customer Experience, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação.

OBJETIVOS

Ao final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos em diversos segmentos de mercado na criação e gestão de produtos digitais. De forma estruturada, o aluno será capacitado a:

  • Compreender a importância da disciplina de gestão de produtos e o papel do gerente de produtos no cenário complexo em que vivemos provocado pela 4a. Revolução Industrial;

  • Identificar e mapear necessidades de clientes de diversos segmentos que podem ser atendidas por meio de produtos digitais;

  • Atuar em equipes multidisciplinares, trabalhando com metodologias ágeis e processos de desenvolvimento de software;

  • Representar os interesses de clientes em equipes de desenvolvimento e manutenção de produtos digitais;

  • Gerenciar o backlog de produtos, identificando e definindo as prioridades na implementação de requisitos funcionais e não funcionais em produtos digitais;

  • Apoiar na definição da arquitetura e dos recursos de um produto digital atendendo a necessidades de negócios e alinhadas com o mercado alvo.


A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais com formação superior em áreas como Administração, Ciência da Informação, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira atuando em equipes de desenvolvimento de produtos digitais; 

  • em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

  • independentemente da área de formação, que atuam no mercado como gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.

  • que pretendem investir ou mudar de carreira ou que estejam em busca de novas habilidades, competências, soft skills e networking na área de desenvolvimento e gestão de produtos digitais.


CONTEÚDO DO CURSO

O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:

PILAR: EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A geração de valor para o cliente como principal estratégia.

  • Customer Experience e UX Metrics

Cultura Customer-Centric.

Customer Experience (CX).

Mapeamento da Jornada do Cliente.

Relacionamento: multichannel, crosschannel e omnichannel.

Metodologias de monitoramento e métricas.

  • Product Design, UX e Product Discovery

Design Thinking.

Métodos de pesquisa.

Human Centered Design (HCD).

Jornada do Cliente ("As Is").

Técnicas de Priorização (MoSCoW, RICE, Kano).

Ferramentas de monitoramento da experiência.

Governança do conhecimento em produtos digitais

  • Design Ops e Product Delivery

Jornada do Cliente ("To be").

Requisitos de usabilidade. Acessibilidade na web.

Arquitetura de informação.

Design de interação. Design de navegação. Design de interface.

Ferramentas de prototipação e Testes de usabilidade (Testes A/B, Mapas de calor).

Produto Mínimo Viável (MVP).

  • Fundamentos da Gestão de Produtos Digitais

Cultura Digital. Conceitos e fundamentos da gestão de produtos.

Mentalidade de produto x projeto (Product thinking mindset).

Ciclo de vida do produto.

Papel do gerente de produtos.

Tendências de negócios na economia digital.

PILAR: TECNOLOGIA

O digital como plataforma para criação de soluções inovadoras.

  • Transformações Digitais

Indústria 4.0 e economia digital.

Organizações exponenciais. Tecnologias e plataformas digitais.

Metodologias de Foresight e Forecasting.

  • Data Discovery e Analytics

Descoberta de dados. Fundamentos e requisitos de aplicações de suporte à decisão.

Aplicações OLAP. Análise, visualização e comunicação de dados.

Ferramentas de Data Discovery e Self-Service Analytics.

  • Arquitetura de Soluções Digitais

Fundamentos da Engenharia de Software.

Arquitetura, Infraestrutura e Stacks de Tecnologia.

Cultura e Práticas DevOps.

  • Digital Product Analytics

Digital Analytics: conceitos e aplicações.

Métricas digitais. Métricas HEART e AARRR.

Planejamento de métricas, KPIs e otimizações.

  • Estratégia e Ferramentas de Marketing Digital

Estratégias de marketing digital.

Análise de dados e métricas de marketing digital.

Canais, técnicas e ferramentas: Mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO), Google Ads, Meta Business, Google Analytics.

PILAR: GESTÃO E NEGÓCIOS

Liderança consciente e agilidade nos negócios.

  • Gerenciamento Ágil de Projetos

Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

  • Gestão de Produtos Digitais

Métodos ágeis de gestão de produtos.

Cocriação com clientes.

Gestão de produtos e portfólios de produtos.

Ferramentas de apoio na gestão de produtos.

Papéis e liderança em Gerenciamento de Produtos.

  • Gestão de Negócios Digitais

Gestão financeira e Gestão orçamentária.

Avaliação de Negócios.

Priorização e planejamento de investimentos (CAPEX e OPEX).

  • Gestão de Pessoas e Equipes

Equipes tradicionais e ágeis.

Papéis e responsabilidades em times ágeis.

Desenvolvimento de Equipes e Retenção de Talentos em TI.

Mudanças Organizacionais.

People Analytics.

Leadership Skills.

  • Marketing de Produtos Digitais

Business Model Canvas (BMC).

Product-Market Fit.

Ecossistema de mídias digitais e Marketing Digital.

Monitoramento de mídias sociais.

Estratégias de go-to-market.

Growth hacking e Product Led Growth

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • ARQUITETURA DE SOLUÇÕES DIGITAIS

  • CARREIRA E LIDERANÇA

  • CUSTOMER EXPERIENCE E UX METRICS

  • DATA DISCOVERY E ANALYTICS

  • DESIGN OPS E PRODUCT DELIVERY

  • DIGITAL PRODUCT ANALYTICS

  • ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

  • FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PRODUTOS DIGITAIS

  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

  • GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS

  • GESTÃO PRODUTOS DIGITAIS

  • IAS GENERATIVAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

  • MARKETING DE PRODUTOS DIGITAIS

  • PRODUCT DESIGN, UX E PRODUCT DISCOVERY

  • TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Aline Furtado Araujo - Especialista

  • Alysson Lisboa Neves - Mestre

  • André Almeida Reggiani - Especialista

  • André Araújo dos Santos Carneiro - Especialista

  • Eliane Aurea Martins Miranda - Especialista

  • George Leal Jamil - Doutor

  • Larissa Souza Costa - Especialista

  • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

  • Paulo Augusto Mendes Gontijo - Especialista

  • Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista

  • Thaís Falabella Ricaldoni - Mestre

  • Tiago Henrique Belotte - Mestre


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.



 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Bárbara Gabrielle Alves Faria - Especialista
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Tiago Henrique Belotte - Mestre
  • Lívia Barros Rezende Kern Fantoni -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br



     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos já confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Liberação das aulas dos cursos novos que serão confirmados até 26/08: Aulas terão início em 09/09


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central