Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

A globalização; a emergência e convergência de tecnologias disruptivas, assim como o surgimento de um novo consumidor: conectado; exigente; com voz; preocupado com qualidade de vida (slow food, comida vegana, orgânicos, slow beauty, slow city; fitness etc) e sustentabilidade (fashion revolution; energias renováveis, reciclagem; economia compartilhada; acesso no lugar da posse etc) veem demandando a revisão da estratégia competitiva, modelos de negócios e de gestão da maioria das empresas, visando a uma maior efetividade no enfrentamento das ameaças e das oportunidades impostas por esse mercado hipercompetitivo e tecnologicamente integrado. Nesse contexto, os preços passaram a ser ditados pelo mercado e o lucro se tornou uma função da melhor administração de custos, associada à capacidade de inovar sempre. Os consumidores passaram a considerar no processo de compra, além do próprio produto, outros fatores como qualidade, funcionalidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento, serviços pós-venda, marca, experiência de compra, sustentabilidade, dentre outros.  Para atender às demandas do mercado, o Curso de Especialização em Gestão de Negócios se colocou o desafio de formar profissionais com postura empreendedora e com habilidades que lhes permitam acompanhar o ritmo vertiginoso de mudanças, conquistando market share por meio da oferta de propostas de valor inovadoras. Procura, também, desenvolver habilidades e competências que permitirão aos participantes criar e gerir estrategicamente empresas, negócios e projetos, assim como atualizar seus conhecimentos, aprofundá-los e aplicá-los no dia a dia das organizações, gerando melhores resultados. Afinal, não se acredita ser possível dissociar-se o aumento da competitividade das empresas da capacitação de seus colaboradores. 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Espera-se, ao final dos estudos, que os participantes sejam capazes de:

  •  Ter uma compreensão geral da relação entre estratégia e gestão;  

  • Identificar as principais variáveis ambientais, estruturais e comportamentais envolvidas em processos de gestão estratégica de negócios;

  • Diagnosticar a necessidade de inovação e mudança, bem como relacionar os requisitos necessários ao planejamento do processo de sua implementação;

  • Identificar oportunidades e viabilizá-las por meio da construção e validação de modelos de negócios e propostas de valor inovadoras;

  • Propor estilos gerenciais que promovam a aprendizagem, o pensamento estratégico, a criatividade, a flexibilidade e inovação. 

  • Refletir sobre sua prática profissional, sendo capazes de estabelecer propostas de ação, em termos profissionais, pessoais e/ou de pesquisa. 

Áreas de atuação do egresso:

Podem atuar como gestores em empresas de pequeno, médio e grande porte em qualquer setor ou área do mercado. 

A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais com formação superior:

  • Empreendedores desejosos de abrir novos negócios; 

  • Profissionais com formação em área não gerencial, mas que atuam ou desejam atuar nesta área, seja como gerentes de produto, projeto, área geográfica de vendas ou administradores de pequenas e médias empresas etc.; 

  • Recém-formados que desejam desenvolver visão de negócios para atuar como trainees em organizações de grande porte, assim como abrir e/ou gerenciar seu próprio empreendimento;

  • Profissionais autônomos que desejam gerenciar sua carreira ou escritórios/consultórios a partir de uma visão estratégica do mercado, sendo sua atividade de profissional liberal vista como um negócio que precisa ser gerido estrategicamente e 

  • Proprietários e herdeiros de pequenas e médias empresas, atuando tanto no mercado consumidor quanto industrial e revendedor (atacado e varejo), assim como no ramo de bens e/ou serviços.

CONTEÚDO DO CURSO

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

  • ANALYTICS & BUSINESS INTELLIGENCE

  • CONTABILIDADE GERENCIAL

  • COSTUMER CENTRICITY

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS

  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E COMPETITIVIDADE

  • ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICO - FINANCEIRO

  • GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

  • GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS

  • GESTÃO DE PROCESSOS

  • GESTÃO DO PORTIFÓLIO DE PRODUTOS E MARCAS

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS

  • INOVAÇÃO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

  • INTELIGÊNCIA DE MERCADO

  • LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OMNICHANNEL

  • MARKETING ESTRATÉGICO

  • PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA

  • POLÍTICAS DE ESG

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).


Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Alysson Lisboa Neves - Mestre

  • Andréia Cássia de Moura - Doutor

  • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

  • Frederico Vidigal - Mestre

  • Gabriel Damasceno - Mestre

  • José Chequer - Doutor

  • Otto Herman Pedreira Goeching - Doutor

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Alysson Lisboa Neves - Mestre
  • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Gestão
  •  

    Investimento

    R$7.200,00 

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$6.696,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$1.440,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$720,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de R$480,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$360,00

    24 parcelas - sem desconto = 24 x de R$300,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br 

     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 456 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central