A globalização; a emergência e convergência de tecnologias disruptivas, assim como o surgimento de um novo consumidor: conectado; exigente; com voz; preocupado com qualidade de vida (slow food, comida vegana, orgânicos, slow beauty, slow city; fitness etc) e sustentabilidade (fashion revolution; energias renováveis, reciclagem; economia compartilhada; acesso no lugar da posse etc) veem demandando a revisão da estratégia competitiva, modelos de negócios e de gestão da maioria das empresas, visando a uma maior efetividade no enfrentamento das ameaças e das oportunidades impostas por esse mercado hipercompetitivo e tecnologicamente integrado.
Nesse contexto, os preços passaram a ser ditados pelo mercado e o lucro se tornou uma função da melhor administração de custos, associada à capacidade de inovar sempre. Os consumidores passaram a considerar no processo de compra, além do próprio produto, outros fatores como qualidade, funcionalidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento, serviços pós-venda, marca, experiência de compra, sustentabilidade, dentre outros.
Para atender às demandas do mercado, o Curso de Especialização em Gestão de Negócios se colocou o desafio de formar profissionais com postura empreendedora e com habilidades que lhes permitam acompanhar o ritmo vertiginoso de mudanças, conquistando market share por meio da oferta de propostas de valor inovadoras. Procura, também, desenvolver habilidades e competências que permitirão aos participantes criar e gerir estrategicamente empresas, negócios e projetos, assim como atualizar seus conhecimentos, aprofundá-los e aplicá-los no dia a dia das organizações, gerando melhores resultados. Afinal, não se acredita ser possível dissociar-se o aumento da competitividade das empresas da capacitação de seus colaboradores.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Estimular o desenvolvimento de uma visão estratégica dos negócios, favorecendo a implementação de ferramentas práticas, úteis e coerentes com as particularidades típicas de cada tipo de organização, cliente, setor, dentre outros.
Estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor do participante;
Contribuir para a formação de líderes transformadores e;
Incentivar a busca de soluções inovadoras para as complexas demandas atuais.
Competências a serem desenvlvidas
Esse curso visa promover um pensamento crítico e um planejamento estratégico voltado para a gestão de empresas e negócios em forma geral. Visa, também, um entendimento para gerenciar e inspirar equipes, negócios e marcas, assim como criar e gerir uma melhor relação e comunicação com os stakeholders. E um conhecimento técnico e prático que permite ao profissional desenvolver soluções inovadoras, de forma a adaptar-se às constantes mudanças do mercado.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Atuar como gestor de empresas em diversos segmentos como indústria, serviços, produtos digitais e startups. Desenvolver liderança nas áreas de planejamento e gestão de vendas, além de alinhamento com as novas práticas das empresas como propósito e engajamento. O Egresso também poderá atuar nas áreas de controladoria, finanças e cadeia de suprimentos, sempre com um olhar amplo sobre os diversos aspectos que se relacionam com os negócios.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior:
Empreendedores desejosos de abrir novos negócios;
Profissionais com formação em área não gerencial, mas que atuam ou desejam atuar nesta área, seja como gerentes de produto, projeto, área geográfica de vendas ou administradores de pequenas e médias empresas etc.;
Recém-formados que desejam desenvolver visão de negócios para atuar como trainees em organizações de grande porte, assim como abrir e/ou gerenciar seu próprio empreendimento;
Profissionais autônomos que desejam gerenciar sua carreira ou escritórios/consultórios a partir de uma visão estratégica do mercado, sendo sua atividade de profissional liberal vista como um negócio que precisa ser gerido estrategicamente e;
Proprietários e herdeiros de pequenas e médias empresas, atuando tanto no mercado consumidor quanto industrial e revendedor (atacado e varejo), assim como no ramo de bens e/ou serviços.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE ? (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Tópicos Especiais
Marketing Estratégico
Políticas de ESG
Desenvolvimento de Competências Interculturais
Customer Centricity
Big Data, Mineração de Dados e Analytics
Gestão Estratégica de Produtos e Serviços
Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial
Mercados, Concorrência e Inteligência Competitiva
Logística e Supply Chain Management
Contabilidade Financeira
Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira
Finanças Corporativas
Gestão de Custos e Formação de Preços
Gestão Estratégica de Vendas
Inteligência Artificial Aplicada a Negócios
Planejamento e Gestão Tributária
Humanidades
MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Estratégia Empresarial e Competitividade
Inovação e Modelagem de Negócios
CORPO DOCENTE
Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Alysson Lisboa Neves - Mestre
Edilson Christian de Lima Manduca - Especialista
Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
Calebe Asafe Braga Alves Bezerra - Especialista
Gideão Nery Faria - Mestre
Poliana Duarte Braga e Bragança - Mestre
George Leal Jamil - Doutor
José Chequer Neto - Mestre
Alexandre Miserani de Freitas - Mestre
Vinicius de Castro Scotta dos Passos - Mestre
Leandra Oliveira Batista Ribeiro - Mestre
Frederico Vidigal - Doutor
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 08/04/2025 Previsão de término: 27/08/2026
Carga Horária
468 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 390 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
Investimento
24 x R$ 520,00
18 x R$ 679,00
6 x R$ 1.952,00
À vista R$ 11.498,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.