Em uma pesquisa realizada pelo OTRS Group (www.otrs.com) em 2021, 52% afirmou que o design ativo de bons processos de trabalho remoto era o fator mais forte de sucesso. De modo independente de ser trabalho remoto ou não, um ponto crucial é a capacitação dos profissionais para realizar tal tarefa de fazer esse trabalho sobre os processos.
Ainda de acordo com Christopher Kuhn, COO do OTRS Group, que esteve envolvido nessa pesquisa, "A pandemia apresentou desafios significativos aos processos de negócios das empresas em todos os lugares", e ainda afirma que "Aqueles que abordarem o assunto sistematicamente serão capazes de remover os últimos obstáculos (...)".
Temos ainda um desafio enorme nas empresas em sua reorganização nesse período em que há essa necessidade de convivermos entre o presencial e o remoto, assim como termos a utilização cada vez mais forte da tecnologia para maior desempenho dos processos e resultados das empresas e organizações.
Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que está em forte expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Formar especialistas em processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gestão de processos de negócios, com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, contribuindo para o fornecimento de soluções concretas para o aumento da competitividade das empresas. Através da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, através da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazo, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa. Visa também preparar o profissional para entender e aprender como lidar com as exigências da modernas da legislação brasileira e internacional e de normas técnicas de órgãos reguladores correlatos (LSA, CVM, Sarbanes Oxley, BACEN, Basiléia 2, ISOs, ITIL, COBIT, 3380, modelos de maturidade, entre outros). Além disto, visa possibilitar que o profissional possa utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação, para agregar valor ao negócio através do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso. Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior: Administradores de empresas, administradores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos; Profissionais com foco na obtenção de resultados com maior qualidade na gestão por processos e gestão de processos; Consultores e profissionais da área de gestão da qualidade e de melhorias de processos; Outros profissionais que trabalham ou que tenham a intenção de trabalhar na área de processos. Todos os alunos devem estar em conformidade com a exigência de serem portadores de diploma de nível superior. É desejável que os alunos sejam egressos dos cursos de graduação que possuem interface com a temática proposta, tais como: Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados, Economia, Sistemas de Informação, entre outros. Será necessário um nível mínimo de conhecimento para leitura de Língua Inglesa, que permita a adequada leitura do material em inglês (livros, sites, artigos e papers internacionais, entre outros) utilizado ao longo do curso.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Já fiz dois cursos de pós-graduação na PUC Minas e sempre recomendo para quem busca se aprimorar no mercado de trabalho. É uma instituição de excelência! Além da qualificação dos professores, a estrutura da universidade é excelente! A organização interna dos processos administrativos e padrões para calendários e lançamentos de notas facilitam e agilizam muito o acompanhamento do curso.
Maria Vitória Abreu
Área do Conhecimento
Gestão | Tecnologias Digitais
Período de Realização
Início: 07/04/2025 Previsão de término: 19/08/2026
Carga Horária
466 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 388 horas)
Horário
Segunda e quarta-feira, das 19h às 22h30. Eventualmente, na quinta e sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 08h às 16h.
Investimento
24 x R$ 530,00
18 x R$ 692,00
6 x R$ 1.989,00
À vista R$ 11.719,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
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