Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

    MBA em Gestão Estratégica de Ti

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Tecnologias Digitais
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)

    MBA em Gestão Estratégica de TI

     

    No contexto da transformação digital, a Gestão Estratégica de TI assume um papel central, orientando as organizações na exploração dos benefícios da tecnologia e na mitigação dos riscos associados à sua sustentabilidade e prosperidade.

    Ao focar não apenas na tecnologia, mas também nas pessoas e nos processos, a Gestão Estratégica de TI capacita as organizações a atenderem às exigências críticas, como sustentabilidade, inovação, segurança, conformidade e continuidade.

    Além disso, em um cenário de escassez de talentos na indústria de TI, este curso visa construir uma visão clara e orientada para o futuro, ele ajuda as organizações a atrair e reter talentos qualificados, preparando-as adequadamente para os desafios contemporâneos. 

    Mais do que simplesmente otimizar processos, a Gestão Estratégica de TI é um catalisador para a inovação, permitindo a adoção de tecnologias disruptivas como inteligência artificial, análise de dados e automação. Isso promove a agilidade empresarial e capacidade de resposta às exigências do mercado em constante evolução.

    O curso "MBA em Gestão Estratégica de TI" é uma resposta às demandas do cenário empresarial contemporâneo, onde a Tecnologia da Informação (TI) se destaca como parceira relevante na implementação das estratégias empresariais construindo um caminho para profissionais que buscam liderar efetivamente a transformação digital.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    Capacitar profissionais a fim de garantir que as iniciativas de TI estejam alinhadas com as prioridades do negócio através do planejamento estratégico de TI, que os riscos sejam gerenciados adequadamente e que as organizações operem em conformidade com normas e regulamentações.

    O curso permitirá aos profissionais:

    • Desenvolver visão holística e estratégica sobre o negócio de forma a entregar uma área de TI que agrega valor a organização; 

    • Explorar cenários organizacionais identificando possibilidades e gaps, a fim de atingir os objetivos do negócio, empregando as modernas tecnologias da informação; 

    • Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e a integração das soluções propostas; 

    • Gerenciar equipes de trabalho na área de TI; 

    • Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação; 

    • Entender e projetar o papel de sistemas de informação no controle organizacional e no apoio a tomada de decisão; 

    • Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão; 

    • Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de TI; 

    • Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade da TI;

    • Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação;

    • Promover a adesão a normas e legislações visando garantir conformidade através das soluções de TI.  

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com diploma de nível superior em cursos de Tecnologia da Informação, Engenharias, Administração ou áreas afins, que ocupam ou que desejam ocupar posições de tomada de decisão em relação a TI com ênfase nas boas práticas gerenciais envolvendo: técnica, estratégia, liderança e negócios.

     

    PROGRAMA DO CURSO

    • ARQUITETURA DE SOLUÇÕES EM NUVEM

    • CARREIRA E LIDERANÇA

    • COMPLIANCE E AUDITORIA EM TI

    • DECISÕES FINANCEIRAS E TI

    • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

    • GESTÃO DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

    • GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

    • GESTÃO DE RISCOS e CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    • GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI

    • GESTÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS

    • GESTÃO ESTRATÉGICA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

    • GOVERNANÇA DE DADOS

    • GOVERNANÇA DIGITAL 

    • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS E APLICAÇÕES

    • MONITORAMENTO E OBSERVALIDADE

    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PORTFÓLIOS DE TI

    • RESILIÊNCIA EM CIBERSEGURANÇA

    • TI E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

    • TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS

    • HUMANIDADES*

     

     

     

     

     

     

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

    Confira a ementa AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Ana Catarina Lima Silva (Mestre)

    • Andreia Miranda (Especialista)

    • Carlos Ribas (Mestre)

    • Cássio Alexandre Pereira de Castro (Mestre)

    • Eliane Aurea Martins Miranda (Especialista)

    • Fernando Hadad Zaidan  (Doutor)

    • Henrique de Abreu Demonilari  (Especialista)

    • Izabella de Araujo Fonseca Campos (Especialista)

    • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira (Doutor)

    • Paulo Henrique Nazaré (Especialista)

    • Rafael Kelles Vieria Lage (Mestre)

    • Raquel Alves Furtado (Doutor)

    • Sandra Maria Silveira (Mestre)

    • Sidney Lino de Oliveira (Doutor)

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.

     

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

     

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

     

    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

     

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

     

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
     
    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Sandra Maria Silveira - Mestre
    • Marcelo Nassau Malta - Mestre

    Área do Conhecimento

    Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

     

    24 x R$ 320,00

    20 x R$ 384,00

    15 x R$ 512,00

    10 x R$ 768,00

    5 x R$ 1536,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 7.143,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central