Atividades e projetos de Ciência de Dados já são realidades nas estratégias das empresas. Isso, por consequência, mostra uma efetiva necessidade de equipes multidisciplinares com profissionais com habilidades e competências diversas. Esse contexto reforça a necessidade de aprimoramento profissional em estatística e em modelos de Machine Learning. Este curso oferece conhecimentos avançados de métodos estatísticos, a teoria que sustenta esses métodos e os modelos mais usados de Machine Leaning para a atuação na área de projetos de dados das empresas. Através de disciplinas práticas, os alunos são conduzidos a estudar e experimentar os conceitos, vivenciando a aplicação de técnicas e uso das principais ferramentas do mercado para desenvolver habilidades analíticas, lógicas, numéricas e de resolução de problemas, habilidades que estão em alta demanda no mercado.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Destacar a área de marketing digital com foco em análise e metodologias ágeis para testar modelos de engajamento com a audiência.
Disponibilizar ferramentas para análise competitivas organizações em âmbito digital nas diversas áreas do conhecimento.
Nutrir o aluno com conteúdo atual sobre inteligência em marketing digital baseado em dados.
Competências a serem desenvolvidas
Atuar de forma estratégica e data-driven, integrando análise de dados ao planejamento e execução de campanhas de marketing. Pensamento crítico e a capacidade de interpretar e modelar dados para prever comportamentos e otimizar engajamento de clientes. Habilidades técnicas em ferramentas de análise, inteligência artificial e gestão de projetos digitais. Aprimorar a capacidade de liderança e gestão de equipes, promovendo um entendimento profundo sobre governança e ética de dados, garantindo o uso responsável e alinhado com regulamentos.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
As áreas de atuação do egresso do curso de MBA em Marketing Analytics incluem:
Análise e desenvolvimento de estratégias digitais, utilizando ferramentas de marketing analytics para aprimorar campanhas, segmentar audiências e testar modelos de engajamento com consumidores em diferentes canais digitais.
Inteligência de Negócios (Business Intelligence): Implementação e gestão de soluções de business intelligence, realizando análises de dados e interpretando métricas.
Transformação Digital e Inovação Empresarial: Atuação no desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas para a transformação digital das empresas, incluindo o uso de metodologias ágeis, análise preditiva e inteligência artificial para melhorar a competitividade organizacional.
Gestão de Projetos baseado em Dados: Planejamento e execução de projetos relacionados à coleta, análise e interpretação de dados, com foco em estratégias de data-driven marketing e transformação digital.
Governança e Ética de Dados: Implementação de políticas de governança de dados e conformidade com regulamentos de proteção de dados, como LGPD, para garantir o uso responsável e ético dos dados no marketing.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior e:
Que atuam em projetos ou atividades relacionados à análise e gestão de dados e que queiram complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos em metodologia estatística;
Que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de dados para apoio a tomada de decisão;
Que atuam ou pretendem atuar no desenvolvimento de soluções inovadoras e inteligentes para favorecer a transformação digital.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Tópicos Especiais
Analytics e Business Intelligence
Gerenciamento Ágil de Projetos
Estratégias e Ferramentas de Marketing Digital
Análise Preditiva
Marketing no Contexto Digital
Growth Hacking e Redes Sociais
Design de Experiência do Usuário
Governança de Dados
Gestão de Canais e Omnichannel
Varejo Phygital
Branding
Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing
Humanidades
MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Transformações Digitais na era da IA
Data Discovery e Analytics
Estatística Geral - Teoria e Aplicações
CORPO DOCENTE
Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Alysson Lisboa Neves - Mestre
Edilson Christian de Lima Manduca - Especialista
Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
Calebe Asafe Braga Alves Bezerra - Especialista
Gideão Nery Faria - Mestre
Rommel Vieira Carneiro - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA
INSCRIÇÕES ABERTAS
Veja como será o processo:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 30/07/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em QUERO ME INSCREVER.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Inscrições: até 21/08/2025 (esta data poderá ser prorrogada se necessário);
Serão disponibilizadas 12 vagas. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae. Se necessário, e a critério da coordenação do curso, também poderão ser realizadas entrevistas com os candidatos como critério adicional de seleção;
O link para a realização da matrícula será enviado somente para o candidato aprovado na seleção.
1ª chamada - 25/08/2025
2ª chamada - 27/08/2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
O 1º BOLETO (com vencimento em 01/09/2025) será enviado a partir de 18 DE AGOSTO DE 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Gestão e Negócios | Tecnologias Digitais | Marketing | Comunicação
Período de Realização
Início: 09/09/2025 Previsão de término: 20/05/2027
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h40. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana ou até às 22h30.
Investimento
24 x R$ 550,00
18 x R$ 715,00
6 x R$ 2.038,00
À vista R$ 11.966,00
Parceiros e Descontos
Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos de especialização já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da PÓS PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.