Em um mundo globalizado e interconectado, com concorrentes cada vez mais competentes e clientes cada vez mais exigentes, as organizações necessitam, constantemente, rever a modelagem dos seus negócios visando a criação e entrega de valor único. Entretanto, são vários os desafios. Dentre eles, alinhar as atividades de marketing e vendas com os objetivos estratégicos traçados pela alta administração, mantendo sempre o foco no cliente, vem assumindo importância cada vez maior. Diante disso, a especialização em MBA em Marketing e Vendas se propõe o desafio de formar profissionais capazes de auxiliar e conduzir as empresas rumo ao êxito, conquistando mercados, superando metas e obtendo retornos acima da média.
Titulação: Especialista
Fernanda Cabral
OBJETIVOS
Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação, implantação e gestão de políticas de marketing; vendas; comunicação; fidelização de clientes; produtos; preços e distribuição voltados para resultados empresariais;
Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la;
Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes e;
Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações no que se refere ao marketing e as vendas.
Competências a serem desenvolvidas
Esse curso visa promover um pensamento crítico e um planejamento estratégico voltado para marketing e vendas. Visa, também, um entendimento para gerenciar e inspirar equipes, empresas e marcas, assim como criar e gerir uma melhor relação e comunicação com os clientes. E um conhecimento técnico e prático que permite ao profissional desenvolver soluções inovadoras, otimizadas para atender o cliente gerando valor e adaptando-se às constantes mudanças do mercado. Será desenvolvida também a capacidade de Liderança e Mobilização de Stakeholders: Formação de líderes capazes de inspirar, gerenciar e mobilizar equipes, promovendo a integração e a colaboração para o alcance de metas.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os egressos do MBA em Marketing e Vendas estarão habilitados para atuar em diversos setores que demandam uma visão estratégica de mercado e habilidades em gestão de marketing e vendas. Esses profissionais poderão integrar equipes de marketing e vendas em empresas de diferentes segmentos, atuar em trade marketing, gerenciar áreas de relacionamento com o cliente e customer success, além de ocupar cargos de liderança que envolvam a coordenação de estratégias para captar e reter clientes. Sua atuação poderá englobar o desenvolvimento de políticas de fidelização e comunicação, contribuindo para o alinhamento das operações de marketing com os objetivos organizacionais e o fortalecimento da competitividade no mercado. Esse profissional também poderá trabalhar na cadeia completa do Varejo Digital.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em qualquer área de conhecimento. Proprietários de empresas, executivos, consultores, gerentes departamentais e profissionais que atuem em áreas afins, como, por exemplo, nos setores de planejamento; marketing; vendas; fidelização de clientes; gestão de marca e comunicação, principalmente de empresas de médio e grande porte que atuem no mercado B2C.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO PRESENCIAL - (Aulas presenciais na Unidade PUC Minas da oferta, em datas divulgadas durante o curso.):
Tópicos Especiais
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Data Driven Marketing
Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial
Gestão de Canais e Omnichannel
Cultura, Percepção de Consumo e Neuromarketing
Estratégia de Negociação
Branding
Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
Customer Centricity
Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing e Vendas
Marketing de Conteúdo, Inbound e Growth Hacking
Marketing Digital: ferramentas e métricas
Mercado, Concorrência e Inteligência Competitiva
Métricas e Análise de Desempenho
Pesquisa de Mercado e Análise de Viabilidade
Gestão Estratégica de Vendas
Trade Marketing e Key Accounts
Varejo Phygital
CORPO DOCENTE
Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Alysson Lisboa Neves - Mestre
Edilson Christian de Lima Manduca - Especialista
Poliana Duarte Braga e Bragança - Mestre
Zelma Leal da Paixão - Mestre
Ettore Stefani de Medeiros - Doutor
George Leal Jamil - Doutor
Calebe Asafe Braga Alves Bezerra - Especialista
Gideão Nery Faria - Mestre
José Chequer Neto - Mestre
Luiggi Lucas Ribeiro Lazarotti - Mestre
Alexandre Miserani de Freitas - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
PUC Minas Lourdes (Praça da Liberdade) (Prédios 2,3,5,6,7) Confira os endereços clique aqui Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800 E-mail: atendimentoiec@pucminas.br
Período de Realização
Início: 07/04/2025 Término: 29/06/2026
Carga Horária
456 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 380 horas)
Horário
Segunda e quarta-feira, das 19h às 22h30. Eventualmente, na terça e quinta-feira.
Investimento
24 x R$ 690,00
18 x R$ 901,00
6 x R$ 2.590,00
À vista R$ 15.257,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
Para as disciplinas ministradas em ambiente digital, o aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.