• flag_custom

Mestrado Presencial
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: Ciências SociaisCiências Sociais
Duração do Curso: A partir de 12 Meses (Mestrado)A partir de 12 Meses (Mestrado)
O Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas foi fundado há 20 anos e é um dos maiores departamentos de Relações Internacionais do Brasil com pesença em 3 campi no estado de Minas Gerais: dois em Belo Horizonte e um em Poços de Caldas. O Departamento possui em torno de 1.000 alunos, incluindo um número significativo de alunos estrangeiros intercambistas de todo o mundo. Em 2018, tivemos mais de 880 alunos matriculados em nosso programa de graduação de quatro anos, sendo o restante parte do corpo discente do Mestrado e Doutorado.

Nosso programa de pós-graduação, que iniciou seu mestrado em 2007 e seu doutorado em 2011, foi a sexta pós-graduação em Relações Internacionais fundada no Brasil. O programa de pós-graduação recebeu nota 4 já em sua primeira avaliação pela CAPES (ciclo 2007-2009). Nos próximos dois ciclos de avaliação de desempenho (2010-2012 e 2013-2016), a CAPES classificou o programa como sendo nota 5, incluindo-nos no seleto grupo de programas de pós-graduação que ocupam essa posição no país. Assim, em um tempo incrivelmente curto desde a sua criação, nosso programa de pós-graduação se estabeleceu como um dos melhores do Brasil e se tornou conhecido por seus exigentes padrões de ensino, bem como por sua produção original de pesquisa.

O Departamento de Relações Internacionais também tem o orgulho de abrigar e produzir três revistas acadêmicas de alta qualidade no campo das Relações Internacionais: Conjuntura InternacionalEstudos Internacionais; e Fronteira: Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais. Refletindo a missão do Departamento em educar e treinar uma nova geração de pesquisadores rigorosos, Conjuntura Internacional é dirigida, principalmente, por alunos, enquanto as outras duas revistas também contam com extensa participação do corpo estudantil. Fronteira destaca-se como a primeira revista no Brasil dedicada exclusivamente à publicação de pesquisas originais produzidas por estudantes de graduação.

O programa de pós-graduação mantém laços estreitos com os principais departamentos de RI na América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia e é conhecido internacionalmente por sua especialização em Economia Política Internacional, Segurança Internacional e Instituições Internacionais. Os ex-alunos do nosso departamento de RI podem ser encontrados em toda a academia no Brasil e no exterior, em diversos setores governamentais, bem como em organizações sem fins lucrativos e empresas privadas nacionais e internacionais.

Diretor do Instituto de Ciências Sociais: Danny Zahreddine | danny@pucminas.br
Chefe do Departamento de Relações Internacionais: Chyara Sales | reinter@pucminas.br
Coordenador do Programa de Pós-graduação: Javier Vadell | ppgri.coord@pucminas.br
Secretária: Paula Mayrink | ppgri@pucminas.br