• flag_custom

Mestrado Presencial
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: ComunicaçãoComunicação
Duração do Curso: A partir de 12 Meses (Mestrado)A partir de 12 Meses (Mestrado)

Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

Estudo das interações na sociedade midiatizada, em que lógicas e tecnologias de comunicação, implicadas no cotidiano, são fundamentais para as mediações. A presença das mídias se dá, em sentido amplo, por meio de instituições, aparatos, formas culturais e recursos simbólicos. Investiga-se, neste contexto, a circulação de sentidos e significados sob a perspectiva da vinculação social.

Coordenador - Professor Doutor Conrado Moreira Mendes

Colegiado - Professora Doutora Fernanda Nalon Sanglard
                  - Professor Doutor Marcio de Vasconcellos Serelle

Curso oferecido:

• Mestrado
  • O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas articula-se em torno do estudo das interações na sociedade midiatizada, em que lógicas e tecnologias de comunicação, implicadas no cotidiano, são fundamentais para as mediações. Essa presença das mídias se dá, em sentido amplo e processual, por meio de instituições, aparatos, formas culturais e recursos simbólicos. Nessa perspectiva, o midiático envolve dispositivos técnicos que facultam a comunicação de massa, segmentada e em rede, com suas codificações e algoritmos; a produção e circulação de significações compartilhadas e apropriadas socialmente; a constituição de substratos que reverberam nas conversações e ações do dia a dia; a relação mais ampla com a arte e a cultura, suas matrizes e instâncias mediadoras tradicionais (a família, a escola, a religião etc.) e contemporâneas (grupos étnicos, de gênero etc.).