• flag_custom

Mestrado Presencial
Unidade do Curso: PUC MinasPUC Minas
Área de Conhecimento: HumanasHumanas
Duração do Curso: A partir de 12 Meses (Mestrado)A partir de 12 Meses (Mestrado)

Programa de Pós-graduação em Psicologia

O curso de mestrado do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da PUC-Minas foi  recomendado  pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2004  e, em  sua primeira avaliação (triênio 2004-2006), obteve a nota 4.  Isso possibilitou, em 2008, a criação do doutorado. Na Avaliação Quadrienal de 2017 (2013-2016) o Programa alcançou a nota 5. A área de concentração tanto do mestrado quanto do doutorado, Processos de Subjetivação, possui duas linhas de pesquisas: Processos Psicossociais e Intervenções Clínicas e Sociais.
Composto por professores-pesquisadores, com doutorado nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Social, Filosofia, Ciências Sociais, Saúde Coletiva e Psicanálise,  o programa de pós-graduação prima pela flexibilidade curricular para atender à diversidade de tendências e de conhecimentos dos estudantes e para lhes oferecer ampla possibilidade de aprimoramento técnico, científico e cultural. É aberto a candidatos provenientes das várias áreas de graduação, a critério do Colegiado.
O Programa conta com redes de colaboração regionais, nacionais e internacionais e possui infraestrutura adequada para desenvolvimento de pesquisas como o laboratório de Estudos de Processos de Subjetivação, espaço que congrega núcleos e grupos de pesquisa. Para divulgar e discutir os avanços na área, o programa publica   Psicologia em Revista, um periódico generalista editado quadrimestralmente e classificado no Qualis Psicologia como A2.

Vários órgãos financiam as diversas pesquisas desenvolvidas como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Ministério da Saúde, Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da PUC Minas.

Até o momento 310 dissertações e 66 teses foram defendidas.