Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender.
É por essa via de pensamento que o curso ?Metodologias Ativas para a Educação? objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.
Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.
Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.
TRILHAS FORMATIVAS: O QUE SÃO, COMO ACONTECEM E COMO PLANEJAR A SUA?
O curso "Metodologias ativas para a Educação" se articula em 13 disciplinas, divididas em 4 momentos. O "ponto de partida" para todos os alunos é único. A disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem: pressupostos e fundamentos" é o "abre-alas" do curso. Ela oferece um panorama de concepções e fundamentos indispensáveis para quem quer mergulhar no universo das metodologias ativas para a educação.
Depois de cursar essa disciplina, ou seja, passar pelo nosso "ponto de partida", cada participante então terá que realizar 3 trilhas formativas. Aí começa o diferencial da nossa matriz curricular. Cada trilha é única e será planejada por cada um, de acordo com seus interesses e desejos.
Vamos ver primeiro a nossa matriz curricular. Observe que as disciplinas estão agrupadas em 4 conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora". (Guarde os nomes desses conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora").
Para planejar sua trilha, você precisa se atentar para duas regras de ouro.
1ª regra: a trilha precisa ter 4 disciplinas.
2ª regra: em cada trilha, você terá possibilidades de escolha. Pense em uma combinação de disciplinas que seja do seu interesse e aproveite!
OBS: É importante saber que até o final do curso nenhuma disciplina ficará de fora. Você terá a chance de cursá-las nas outras trilhas, compondo um singular arranjo interdisciplinar.
O infográfico abaixo vai te ajudar nessa missão!
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas;
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
A QUEM SE DESTINA
O curso ?Metodologias ativas para a Educação? tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
CONTEÚDO DO CURSO
• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos
• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem
• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar
• Games educativos: o jogo do aprender
• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão
• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos
• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula
• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa
• Cultura maker: educação mão na massa
• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?
• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor
• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).
Documentos necessários(não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade.
5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
- Tailze Melo Ferreira (Doutor)
- Renata de Alencar Teixeira (Doutor)
- Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
- Michel Montandon de Oliveira (Mestre)
- Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)
- Ana Márcia Paiva (Mestre)
- Laurito Miranda Alves (Mestre)
- Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)
- Daniele Aragão (Mestre)
- Madelon Piana de Miranda (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Renata de Alencar Teixeira - Doutor
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes -
Tailze Melo Ferreira - Doutor
Informações Gerais
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.
Investimento
20 x R$ 290,00
ou R$ 5.800,00
Descontos:
- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.
- 7% para pagamento à vista.
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.
Metodologia
O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas.
O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data.
Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser.
- Tenha atendimento personalizado.
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial.
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.