Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Educação e Letras

Metodologias Ativas para a Educação

Inicio das aulas
Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
Carregando...
Características:

Metodologias Ativas Para a Educação

 

Área de conhecimento:

  • Educação

Descrição

 

 

 

 

 

Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e  Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender. 

É por essa via de pensamento que o curso ?Metodologias Ativas para a Educação? objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico. 

Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores. 

Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.

TRILHAS FORMATIVAS: O QUE SÃO, COMO ACONTECEM E COMO PLANEJAR A SUA? 

O curso "Metodologias ativas para a Educação" se articula em 13 disciplinas, divididas em 4 momentos. O "ponto de partida" para todos os alunos é único. A disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem: pressupostos e fundamentos" é o "abre-alas" do curso. Ela oferece um panorama de concepções e fundamentos indispensáveis para quem quer mergulhar no universo das metodologias ativas para a educação.

Depois de cursar essa disciplina, ou seja, passar pelo nosso "ponto de partida", cada participante então terá que realizar 3 trilhas formativas. Aí começa o diferencial da nossa matriz curricular. Cada trilha é única e será planejada por cada um, de acordo com seus interesses e desejos. 

Vamos ver primeiro a nossa matriz curricular. Observe que as disciplinas estão agrupadas em 4 conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora". (Guarde os nomes desses conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora"). 

Para planejar sua trilha, você precisa se atentar para duas regras de ouro.

1ª regra: a trilha precisa ter 4 disciplinas.

2ª regra: em cada trilha, você terá possibilidades de escolha. Pense em uma combinação de disciplinas que seja do seu interesse e aproveite! 

OBS: É importante saber que até o final do curso nenhuma disciplina ficará de fora. Você terá a chance de cursá-las nas outras trilhas, compondo um singular arranjo interdisciplinar.

O infográfico abaixo vai te ajudar nessa missão! 

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

 

 
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
 
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais; 
 
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
 
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
 
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
 
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas; 
 
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
 
 

A QUEM SE DESTINA

 

O curso ?Metodologias ativas para a Educação? tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.

CONTEÚDO DO CURSO

 

 

 

• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos

• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem

• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar

• Games educativos: o jogo do aprender

• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão

• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos

• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender

• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula

• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa

• Cultura maker: educação mão na massa

• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?

• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor

• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade. 
 
5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
 
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
 

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
 
CORPO DOCENTE

 

 

 

- Tailze Melo Ferreira (Doutor)

- Renata de Alencar Teixeira (Doutor)

- Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)

- Michel Montandon de Oliveira (Mestre)

- Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)

- Ana Márcia Paiva (Mestre)

- Laurito Miranda Alves (Mestre)

- Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)

- Daniele Aragão (Mestre)

- Madelon Piana de Miranda (Especialista)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Renata de Alencar Teixeira - Doutor
  • Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes -
  • Tailze Melo Ferreira - Doutor

Informações Gerais

 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

 
 
 
 

Investimento

20 x R$ 290,00

ou R$ 5.800,00

Descontos:

- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

- 7% para pagamento à vista. 

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

 

Metodologia

 

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

 

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central