Metodologias Ativas para a Educação

Metodologias Ativas Para a Educação
Área de conhecimento:
- Educação
Descrição
Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender.
É por essa via de pensamento que o curso Metodologias Ativas para a Educação objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.
Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.
Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.
INVESTIMENTO
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de R$ 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DA MENSALIDADE
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso ?Metodologias ativas para a Educação? estará apto a atuar, de modo articulado e inovador, em contextos educativos formais e/ou não-formais, quais sejam: ensino fundamental, ensino médio e/ou do ensino superior, escolas livres, oficinas, educação presencial e/ou à distância. Estará apto ainda a coordenar atividades de grupos de docentes no desenvolvimento de metodologias ativas.
A QUEM SE DESTINA
O curso Metodologias ativas para a Educação tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
CONTEÚDO DO CURSO
• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos
• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem
• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar
• Games educativos: o jogo do aprender
• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão
• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos
• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula
• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa
• Cultura maker: educação mão na massa
• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?
• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor
• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua
• Precursores das metodologias ativas: bases para a educação contemporânea
• Ensino Hibrido: conexões do ensino remoto com o ensino presencial
Confira as ementas aqui.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.
Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
CORPO DOCENTE
-
Tailze Melo Ferreira (Doutor)
-
Daniele Aragão (Mestre)
-
Renata de Alencar Teixeira (Doutor)
-
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
-
Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)
-
Ana Márcia Paiva (Mestre)
-
Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)
-
Madelon Piana de Almeida (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
- Renata de Alencar Teixeira - Doutor
- Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes
- Tailze Melo Ferreira - Doutor
Deixe seu comentário e sua avaliação