Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender.
É por essa via de pensamento que o curso Metodologias Ativas para a Educação objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.
Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.
Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.
INVESTIMENTO
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de R$ 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DA MENSALIDADE
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso ?Metodologias ativas para a Educação? estará apto a atuar, de modo articulado e inovador, em contextos educativos formais e/ou não-formais, quais sejam: ensino fundamental, ensino médio e/ou do ensino superior, escolas livres, oficinas, educação presencial e/ou à distância. Estará apto ainda a coordenar atividades de grupos de docentes no desenvolvimento de metodologias ativas.
A QUEM SE DESTINA
O curso Metodologias ativas para a Educação tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
CONTEÚDO DO CURSO
• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos
• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem
• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar
• Games educativos: o jogo do aprender
• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão
• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos
• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender
• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula
• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa
• Cultura maker: educação mão na massa
• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?
• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor
• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua
• Precursores das metodologias ativas: bases para a educação contemporânea
• Ensino Hibrido: conexões do ensino remoto com o ensino presencial
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.
Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
CORPO DOCENTE
Tailze Melo Ferreira (Doutor)
Daniele Aragão (Mestre)
Renata de Alencar Teixeira (Doutor)
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)
Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)
Ana Márcia Paiva (Mestre)
Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)
Madelon Piana de Almeida (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Renata de Alencar Teixeira - Doutor
Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes
Tailze Melo Ferreira - Doutor
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