Aprendizagem
Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking
e Games Educativos são expressões que
fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os
profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão
em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso
mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender. É por essa via de pensamento
que o curso ?Metodologias Ativas para a Educação? objetiva oferecer concepções
e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando
a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas,
sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo
educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico. Para isto,
o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de
saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas
coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios
entre os professores. Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que
promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas
pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em
rede.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;
- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;
- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;
- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas
- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso ?Metodologias ativas para a Educação? estará apto a atuar, de modo articulado e inovador, em contextos educativos formais e/ou não-formais, quais sejam: ensino fundamental, ensino médio e/ou do ensino superior, escolas livres, oficinas, educação presencial e/ou à distância. Estará apto ainda a coordenar atividades de grupos de docentes no desenvolvimento de metodologias ativas.
A QUEM SE DESTINA
O curso ?Metodologias ativas para a Educação? tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
CONTEÚDO DO CURSO
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
REDES SOCIOTÉCNICAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DESIGN THINKING PARA EDUCADORES: PRÁTICAS E SOLUÇÕES PARA O COTIDIANO ESCOLAR
GAMES EDUCATIVOS: O JOGO DO APRENDER
SALA DE AULA INVERTIDA: POR QUE E COMO TRABALHAR A INVERSÃO
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PREPARAÇÃO E REGISTROS DE AULAS EM FOTOGRAFIAS E VÍDEOS
ARRANJOS ESPACIAIS: COMO CRIAR AMBENTES MAIS ESTIMULANTES PARA O APRENDER
APRENDIZAGEM EM REDE: CONEXÕES INTERDISCIPLINARES NO MOMENTO AULA
STORYTELLING: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA APRESENTAR A AULA COMO UMA NARRATIVA
CULTURA MAKER: EDUCAÇÃO MÃO NA MASSA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: QUAL É O PROBLEMA?
REGISTROS NÃO LINEARES: INFOGRÁFICOS, MAPAS MENTAIS E CADERNOS DE PROCESSOS DO PROFESSOR
AVALIAÇÕES ATIVAS: A AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM CONTÍNUA
PRECURSORES DAS METODOLOGIAS ATIVAS: BASES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
ENSINO HIBRIDO: CONEXÕES DO ENSINO REMOTO COM O ENSINO PRESENCIAL
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Tailze Melo Ferreira - Doutor
Renata de Alencar Teixeira - Doutor
Área do Conhecimento:
Educação e Letras
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.