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Metodologias Ativas para a Educação

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Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

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Características:
Modalidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: EducaçãoEducação
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Metodologias Ativas Para a Educação

 

Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e  Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender. É por essa via de pensamento que o curso ?Metodologias Ativas para a Educação? objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico. Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores. Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

  • Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;

  • Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais;

  • Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;

  • Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;

  • Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;

  • Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas

  • Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas. 

Áreas de atuação do egresso:

O egresso do curso ?Metodologias ativas para a Educação? estará apto a atuar, de modo articulado e inovador, em contextos educativos formais e/ou não-formais, quais sejam: ensino fundamental, ensino médio e/ou do ensino superior, escolas livres, oficinas, educação presencial e/ou à distância. Estará apto ainda a coordenar atividades de grupos de docentes no desenvolvimento de metodologias ativas.

 

 

A QUEM SE DESTINA

O curso ?Metodologias ativas para a Educação? tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: QUAL É O PROBLEMA?

  • APRENDIZAGEM EM REDE: CONEXÕES INTERDISCIPLINARES NO MOMENTO AULA

  • ARRANJOS ESPACIAIS: COMO CRIAR AMBIENTES MAIS ESTIMULANTES PARA O APRENDER

  • AVALIAÇÕES ATIVAS: A AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM CONTÍNUA

  • CULTURA MAKER: EDUCAÇÃO MÃO NA MASSA

  • DESIGN THINKING PARA EDUCADORES: PRÁTICAS E SOLUÇÕES PARA O COTIDIANO ESCOLAR

  • DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PREPARAÇÃO E REGISTROS DE AULAS EM FOTOGRAFIAS E VÍDEOS

  • ENSINO HIBRIDO: CONEXÕES DO ENSINO REMOTO COM O ENSINO PRESENCIAL 

  • GAMES EDUCATIVOS: O JOGO DO APRENDER

  • METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS

  • PRECURSORES DAS METODOLOGIAS ATIVAS 

  • REDES SOCIOTÉCNICAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • REGISTROS NÃO LINEARES: INFOGRÁFICOS, MAPAS MENTAIS E CADERNOS DE PROCESSOS DO PROFESSOR

  • SALA DE AULA INVERTIDA:  POR QUE E COMO TRABALHAR A INVERSÃO

  • STORYTELLING: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA APRESENTAR A AULA COMO UMA NARRATIVA

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE

 

  • Ana Márcia Paiva (Mestre)

  • Daniele Aragão Mendonça (Mestre)

  • Gabriela Reses (Mestre)

  • Helton Lucas Romualdo (Mestre)

  • Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)

  • Madelon Piana de Almeida (Especialista)

  • Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)

  • Renata de Alencar Teixeira (Doutor)

  • Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)

  • Tailze Melo Ferreira (Doutor)

 

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

 

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
 

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

 

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Tailze Melo Ferreira - Doutor
  • Renata de Alencar Teixeira - Doutor

Área do Conhecimento:

  • Educação
 

Investimento

 

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

Início das aulas

Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br  . 

Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista. 
 
 

Duração

 

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

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