Mobilidade Urbana é uma expressão recente, com pouco mais de vinte anos de utilização, no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor, de 1997, conceitua-se trânsito como "a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga", não há uma referência sobre o conceito de Mobilidade Urbana, que diz respeito às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades, passa a ser vista como um atributo da qualidade de vida desta cidade. Na mensagem dos Ministério das Cidades relativa a Lei da Mobilidade Urbana, em 2012 está escrito: " A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores públicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluções para o tráfego de 3,5 milhões de novos veículos que, a cada ano, passam a circular pelas vias urbanas do país, além da frota atual de 75 milhões". Considera-se que a Política Nacional de Mobilidade Urbana está fundamentada nos seguintes princípios: Acessibilidade universal; Desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais; Equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo; Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano; Gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana; Segurança nos deslocamentos das pessoas; Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços; Equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; e Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana.
Neste sentido este curso foi pensado e desenvolvido para que profissionais de diversas áreas tenham conhecimento teórico e prático, através de estudos de caso nacionais e internacionais que possam ser aplicados em projetos que respondam de maneira satisfatória a esse enorme desafio, numa sociedade dinâmica onde patinetes elétricos se misturam com ônibus articulados, onde bicicletas invadem as calçadas, considerando as inovações disruptivas e uma base legal existente.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:
Desenvolver planos e projetos conceituais no setor público e privado, que melhorem a mobilidade urbana em cidades pequenas, médias ou grandes, considerando a realidade da grande maioria dos centros urbanos brasileiros que foram se desenvolvendo a partir de uma necessidade normalmente econômica sem nenhum planejamento.
Poderá assessorar legisladores municipais, estaduais e federais na análise e propostas para melhoria da mobilidade urbana, em relação a viabilidade do projeto.
Competências a serem desenvolvidas:
O curso de especialização em mobilidade urbana prepara o profissional para as necessidades modernas no desenvolvimento de sistemas de transportes. Nesse sentido, as seguintes competências serão desenvolvidas nas disciplinas ofertadas:
a) Desenvolvimento de Planos de Mobilidade.
b) Adequação à legislação constitucional, administrativa e penal.
c) Projetos de tráfego e capacitação de agentes de trânsito.
d) Campanhas educativas, capacitação de operadores do transporte.
e) Sistemas de transportes, gestão de frota, análise de demanda.
f) Construção, manipulação e análise de sistemas virtuais de transportes.
A QUEM SE DESTINA
O curso é dirigido a profissionais graduados que trabalham na área de Transportes, em entidades ou empresas do setor, públicos ou privados, assim como em órgãos na área de saúde, educação, engenharia e planejamento urbano.
Profissionais como Engenheiros, Arquitetos, Economistas, Administradores, Educadores, Advogados, Psicólogos, Programadores, dentre outros, que trabalhem como gestores, analistas, técnicos ou consultores nas áreas de transporte e trânsito. Profissionais que atuam em ONGs com foco em mobilidade, meio ambiente, transporte.
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020
5. Início das aulas: 16/03/2020
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
• Artur José Dias Abreu (Mestre)
• Dhenis Cruz Madeira (Doutor)
• Edyr Laizo Neto (Mestre)
• Frederico Rodrigues (Doutor)
• Ivan Luiz Vieira de Araújo (Mestre)
• Osias Baptista Neto (Mestre)
• Rodrigo Magalhães (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Ivan Luiz Vieira de Araújo - Mestre
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.