Curta Duração EAD
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 12 Meses de acesso (Curta Duração)12 Meses de acesso (Curta Duração)

O curso Modelagem Hidráulica de Sistemas de Condutos Forçados Utilizando o Software EPANET, é pensando para exemplificar as rotinas necessária do profissional de hidráulica no que tange o dimensionamento e verificações hidráulicas de sistemas de abastecimento de água, em Regime Permanente, a partir da modelagem hidráulica no software EPANET.

Rui Gabriel Modesto de Souza
Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/9352061406270643

Profissionais das áreas de engenharia civil, mecânica, sanitária e ambiental, e produção que lidam com transportes de fluído em tubulações pressurizadas, em especial no dimensionamento redes adutoras e de distribuição em sistemas de condutos forçados e de abastecimento de água - SAA, além de estudantes e profissionais de outras áreas que desejam conhecer e/ou especializar na área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I - Introdução ao EPANET - 2h
o Aula 1: Apresentação e considerações iniciais
o Aula 2: Conhecendo o EPANET

UNIDADE II - Conceitos básicos e critérios normativos - 2h
o Aula 3: Apresentação e considerações iniciais

UNIDADE III - Modelagem no EPANET - 4h
o Aula 4: Apresentação do estudo de caso 1 e modelagem
o Aula 5: Apresentação do estudo de caso 2 e modelagem

UNIDADE IV - Considerações finais - 2h
o Aula 6: Apresentação do estudo de caso adicional
     - Modelagem do estudo de caso pelo aluno
o Aula 7: Discussão de outros tipos de modelagens

O curso será melhor aproveitado se assistido através de uma tela grande, de notebook ou monitor, por conta das letras pequenas do software.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

• Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

• Rui Gabriel Modesto de Souza -

Área do Conhecimento:

• Engenharia

Início das aulas

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

Carga horária de 10 horas.

Acesso ao Curso

O aluno terá acesso ao conteúdo do curso durante 1 (um) ano, a  contar a partir do seu primeiro acesso.

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.