Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
A Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional oferece um programa inovador para capacitar profissionais no cruzamento entre neurociências, psicopedagogia e educação inclusiva. Com uma abordagem teórico-prática e docentes experientes, o curso proporciona uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, baseada em sólidos princípios neurocientíficos. O diferencial do curso está na sua estrutura curricular cuidadosamente elaborada, que cobre desde os princípios das neurociências até a aplicação prática da Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. A ênfase na educação inclusiva percorre todas as disciplinas, capacitando os participantes a identificar, planejar e implementar intervenções personalizadas para alunos com necessidades especiais. A formação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional capacita profissionais a contribuírem significativamente para uma educação inclusiva, sensível e eficaz, alinhada com avanços científicos e as necessidades individuais dos aprendizes.
O curso possui como objetivo capacitar profissionais para atuarem de forma especializada na Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, promovendo a compreensão aprofundada dos fundamentos neurocientíficos e psicopedagógicos, bem como o desenvolvimento de competências para a mediação e aplicação de estratégias eficazes de ensino e aprendizagem em diversos contextos educacionais e clínicos.
Desenvolver competências para a compreensão dos princípios neurocientíficos e psicopedagógicos que regem os processos de aprendizagem, a fim de embasar práticas eficazes de intervenção.
Capacitar os profissionais para aplicar técnicas e estratégias de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, tanto individualmente quanto em ambientes educacionais, visando a otimização do ensino e o suporte a pessoas com transtornos, distúrbios de aprendizagem e deficiências.
Preparar os profissionais para enfrentarem os desafios da educação inclusiva, habilitando-os a planejar e implementar práticas pedagógicas adaptativas e inclusivas.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
Aplicar Fundamentos das Neurociências e da Neurologia: capacidade de aplicar os princípios e conhecimentos das neurociências e neurologia para analisar os processos de aprendizagem e desenvolvimento, embasado em intervenções eficazes.
Desenvolver Intervenções em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional: habilidade de criar e aplicar estratégias de intervenção tanto em contextos clínicos como institucionais, utilizando abordagens mediadoras e adaptativas.
Promover a Inclusão na Educação: capacidade de planejar práticas pedagógicas inclusivas que respondam aos desafios e avanços da Educação Inclusiva, incorporando abordagens da Neuropsicopedagogia.
Analisar Teorias do Desenvolvimento Humano: capacidade de analisar as teorias do desenvolvimento humano sob a ótica da Neuropsicopedagogia, identificando como as características evolutivas afetam a aprendizagem.
Utilizar Tecnologias Assistivas e Teorias Cognitivas: habilidade de aplicar teorias cognitivas da aprendizagem e integrar tecnologias assistivas para promover uma educação mais acessível e eficaz.
As áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional possui conhecimentos e habilidades para atuar em diversas áreas relacionadas ao entendimento das interações entre o cérebro, o processo de aprendizagem e as questões pedagógicas. Algumas das áreas de atuação para um profissional formado em Neuropsicopedagogia incluem:
Instituições de Ensino: O egresso pode trabalhar em escolas, universidades e outras instituições educacionais para ajudar a identificar e apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo estratégias pedagógicas e adaptativas específicas.
Clínicas Neuropsicopedagógicas: Pode atuar em clínicas especializadas, auxiliando no diagnóstico e tratamento de distúrbios de aprendizagem, como dislexia, discalculia e TDAH, por meio de intervenções adequadas.
Atendimento Individualizado: Oferecer sessões de atendimento individualizado a crianças, adolescentes ou adultos com dificuldades de aprendizagem, adaptando estratégias de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.
Treinamento de Professores: Ministrar workshops, palestras e treinamentos para educadores, auxiliando-os a compreender melhor as necessidades de seus alunos e implementar estratégias de ensino mais eficazes.
Consultoria Educacional: Trabalhar como consultor em instituições de ensino para desenvolver planos de inclusão, adaptação curricular e estratégias de ensino para alunos com necessidades especiais.
Pesquisa e Desenvolvimento: Participar de pesquisas relacionadas à neuropsicopedagogia, contribuindo para a evolução do conhecimento nessa área e desenvolvimento de novas abordagens e métodos.
Editoras e Desenvolvimento de Materiais Didáticos: Colaborar no desenvolvimento de materiais didáticos adaptados para alunos com diferentes perfis de aprendizagem.
Desenvolvimento de Programas Educacionais: Participar do desenvolvimento de programas educacionais mais inclusivos e adaptativos, levando em consideração as bases da neuropsicopedagogia.
É importante ressaltar que a Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar e um profissional nessa área pode encontrar maneiras únicas de aplicar seus conhecimentos em várias configurações diferentes, dependendo de sua formação complementar e interesses pessoais.
A QUEM SE DESTINA
Destina-se, principalmente, a graduados portadores de diploma de nível superior em licenciatura, profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outros cursos de áreas afins.
CONTEÚDO DO CURSO
ARRANJOS ESPACIAIS: COMO CRIAR AMBIENTES MAIS ESTIMULANTES PARA O APRENDER
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM LINGUAGEM, LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOMOTORA DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO
FUNDAMENTOS DA NEUROLOGIA E DA NEUROCIÊNCIAS
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS ESPECÍFICOS
INTRODUÇÃO A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS DEFICIÊNCIAS
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O TEA - TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E AS ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO
NEUROPSICOPATOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: MEDIAÇÃO E APLICAÇÃO
PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLOGÓGICAS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO
PRÁTICAS EM NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
PRÁTICAS EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO DA NEUROAPRENDIZAGEM
SEMINÁRIO INTEGRADOR
TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS E NEUROBIOLÓGICAS DETERMINANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).
Confira as ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Doutora
Damião da Silva - Mestre
Fabiana Eloisa Mugnol - Mestre
Judith Vilas Boas Santiago - Mestre
Júlia Scalco Pereira - Doutora
Maria Inês Côrte Vitória - Doutora
Mariângela Pozza - Doutora
Raquel Mendes Pinto Chequer - Mestre
Riviane Borghesi Bravo - Doutora
Simone Carla Delfino Franco - Mestre
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Doutora
Área do Conhecimento:
Investimento
R$8.640,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$1.728,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$864,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de R$576,00
20 parcelas - sem desconto = 20 xde R$432,00
24 parcelas - sem desconto = 24 x de R$360,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br .
Duração
O curso possui carga horária total de 600 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
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Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
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