Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Engenharia

Patologia, Terapia e Manutenção de Edificações

Inicio das aulas
Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Carregando...
Características:

Patologia, terapia e manutenção de edificações

O curso de especialização em Patologia, Terapia e Manutenção de Edificações tem como propósito e finalidade possibilitar ao profissional o estudo das principais patologias e suas manifestações nas construções e edificações civis contemporâneas e históricas. Propicia metodologias de diagnóstico, procedimentos de reparo, recuperação, reforço e preservação, tecnologia de materiais e técnicas apropriadas para cada situação. Fornece conceitos e requisitos para manutenção corretiva, preditiva, preventiva e reabilitação de edificações residenciais, administrativas e comerciais, operacionais, bens imóveis construídos, considerados patrimônio histórico. Aborda parâmetros e metodologias aplicáveis a qualquer tipo de edificação, para registros, controles e históricos das atividades de projeto, aspectos construtivos, inspeção, intervenção e manutenção das edificações. Propõe e disponibiliza processo de reavaliação contínuo e integrado com a qualidade, para garantia de bom desempenho e aumento da vida útil do patrimônio construído. Também é objetivo do curso apresentar exemplos práticos originados dos setores habitacionais, industriais e de saneamento, especialmente nas estruturas em contato com água, principal agente causador de patologias na construção civil.

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Reconhecer as principais patologias e suas manifestações nas construções civis. Tratar das metodologias de diagnóstico, procedimentos de reparo e reforço, tecnologia de materiais e técnicas mais atuais e apropriadas para cada situação. Fornecer conceitos e requisitos para manutenção corretiva, preditiva, preventiva e reabilitação de edificações residenciais, administrativas e comerciais, operacionais, bens imóveis construídos, considerados patrimônio histórico. Dominar e aplicar metodologias e parâmetros para registros e acessos a todas as informações das construções, controles e históricos das atividades de projeto, construção, inspeção, intervenções e manutenção das edificações. Propor processo de reavaliação contínuo e integrado com a qualidade, para garantia de bom desempenho e aumento da vida útil do patrimônio construído.

Áreas de atuação do egresso:

patrimônio construído, residencial, comercial e industrial, obras públicas, patrimônio histórico, estruturas de saneamento e instalações agropecuárias e rurais.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Restauração de Patrimônio Histórico Edificado, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção, incluindo-se ainda Administração de empresas de projetos e de construção. 

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

1) Estudo de patologias em estruturas comerciais e industriais

2) Química aplicada a construção

3) Desempenho e vida útil das estruturas

4) Patologias em construções de aço

5) Patologia das fundações

6) Patologias em estruturas de saneamento

7) Patologias em instalações prediais

8) Metodologia de diagnóstico de patologias e intervenções

9) Manifestações patológicas e reabilitação do patrimônio histórico construído

10) Historic Building Information Modeling

11) Reabilitação de edificações comerciais e industriais

12) Reparo, recuperação e reforço de estruturas

13) Metodologia para gestão e controle em prestação de serviços

14) Manutenção corretiva, preditiva e preventiva

15) Laudos técnicos e aplicação prática de conhecimentos

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE
  • Carlos Antonio Camargos d'ávila (Mestre)

  • Bruno Christiano Silva Ferreira (Mestre)

  • João Felipe M. Abdala (Mestre)

  • José Geraldo de Araújo Silva (Mestre)

  • Crysthian Purcino Bernardes Azevedo (Doutor)

  • José Eduardo Aguiar (Doutor)

  • Glaucia Nolasco de Almeida Mello (Doutor)

  • Ana Paula Borges Marcelino (Doutor)

  • Lilian Mascarenhas Monteiro Schafirstein (Mestre)

  • André Luiz Candian (Mestre)

 

 

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique aqui.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

 

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Juliana Torres de Oliveira Bonaldo -
  • Carlos Antônio Camargos d'Ávila -

Área do Conhecimento:

  • Engenharia
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

 

Início das aulas

Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 14/03/2022

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

Os cursos possuem carga horária total de 384 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central