O curso propõe uma abordagem transdisciplinar para a integração da arte na educação básica, enfatizando uma perspectiva decolonial e intercultural. Sua proposta prioriza relações com infâncias diversas e a criação de modos que ampliam o conhecimento de infâncias não cronológicas, reconhecendo a imaginação e a criatividade infantis. Assim, visa discutir e promover práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis às diversidades culturais e a uma infância plural, liberada dos contornos rígidos e engessadores do pré-estabelecido, antevisto, prescrito. Ao final, a certificação como especialista em "Pedagogia Decolonial e a Arte-Educação" dará à(ao) egressa(o) as ferramentas necessárias à tomada de decisões de forma crítico-prático-reflexiva acerca das dinâmicas do mundo corporativo, em contexto socio-histórico de crises tais como as educacionais, simbólicas e epistêmicas. Isso ampliará a sua percepção sobre a necessidade de decolonização dos currículos de Arte e de valorização das infâncias.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O curso capacitará os alunos a desenvolver uma abordagem transdisciplinar em Pedagogia decolonial e a Arte-educação. Ao longo do curso, os participantes irão desenvolver uma abordagem decolonial e intercultural no campo da Arte-educação em espaços formais e não formais, para discutir e promover práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis às diversidades culturais, territoriais e geracionais, incentivando habilidades críticas e reflexivas que oportunizem aos participantes avaliar e responder de forma estruturada e sólida às questões atuais relativas à Arte-educação e à decolonialidade, ao adotar uma visão holística e estratégica para aplicar esses conhecimentos de forma eficaz em desafios profissionais e pessoais.
Competências a serem desenvolvidas
Ao longo do curso, os alunos irão adquirir e aperfeiçoar competências essenciais para atuação profissional, como:
Habilidade para avaliar questões complexas de forma estruturada, integrando diferentes perspectivas decoloniais, educacionais e artísticas;
Capacidade de compreender e responder às dinâmicas sociais, educacionais e políticas em um mundo em constante transformação;
Competência para o debate a respeito das perspectivas decoloniais, para a compreensão e aplicação de práticas na Arte-educação, questionando e transformando práticas pedagógicas tradicionais e eurocêntricas;
Aptidão para aplicar conhecimentos em cenários educacionais, culturais, políticos e sociais, atendendo às demandas contemporâneas do mercado de trabalho;
Sensibilidade para propor respostas eficazes e éticas frente às crises epistêmicas e legitimidade no mundo contemporâneo;
Essas competências garantem uma formação sólida, alinhada às necessidades do mercado e ao desenvolvimento profissional dos participantes.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os alunos que concluírem o curso de pós-graduação lato sensu em Pedagogia decolonial e a Arte-educação estarão capacitados para atuar em diversos setores, alinhando as competências adquiridas às demandas do mercado contemporâneo. Suas possibilidades de atuação incluem a docência e a pesquisa em Arte-educação e áreas correlatas, o desenvolvimento de projetos culturais como curadoria e crítica artística, a produção de conteúdo crítico para comunicação e mídia, a formulação de políticas públicas relacionadas com o ensino de arte na educação básica e o pensamento decolonial, na sua perspectiva emancipatória, e a criação de iniciativas inovadoras que conectem arte e educação. Com uma formação transdisciplinar, esses especialistas serão valorizados por sua análise crítica, criatividade, responsabilidade ética e habilidade de integrar saberes, estando preparados para enfrentar os desafios complexos da contemporaneidade.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior:
Professoras(es) e arte-educadoras(es) e artistas que atuam em espaços formais (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, EJA e Superior), ou que sejam responsáveis pela elaboração de materiais didáticos, área em expansão com o advento do ensino remoto (EaD).
Gestoras(es) e agentes educacionais e culturais em instituições de ensino públicas, privadas e em espaços não formais (museus, pontos de cultura, ONGs, centros culturais, escolas livres).
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Artes Visuais e o Conceito de ?Infanciar?
Educação para a Diversidade
Teatro Como a Arte da Presença
Ética na Formação Docente e as Relações Dentro da Escola
Práticas de Leitura Literária na Educação Infantil
Música: canto e musicalização
Trabalhos Manuais na Pedagogia Waldorf
Dança e o Movimento Emancipatório
Literatura para o Ensino-Aprendizagem de Arte
Estética, Corpo, Voz e Presença em Exu
Canção Popular Brasileira: ouvir, compreender e cantar
Autorando-se: propostas metodológicas de ensino para escrita em ambiente escolar
Documentação Pedagógica como Estratégia Metodológica na Educação Infantil
Projeto de Intervenção Artística em Espaços Formativos
Bruna D?Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro - Mestre
Mariela Aguiar Villela - Especialista
Alcidéia Margareth Rocha Trancoso - Doutora
Kristoff Silva - Doutor
Matheus Roedel Evangelista - Mestre
Flávia Lamounier Gontijo - Doutora
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 472,00
18 x R$ 617,00
6 x R$ 1.772,00
À vista R$ 10.437,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
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