Planejamento e Gestão de Edifícios Inteligentes e Sustentáveis
Planejamento e Gestão de Edifícios Inteligentes e Sustentáveis
A sociedade está cada vez mais sensibilizada aos problemas ligados à sustentabilidade e busca alternativas tecnológicas e inovadoras para garantir eficiência e qualidade em suas construções e cidades. Entretanto, para que a ambição de construir edificações e cidades mais sustentáveis e inteligentes se torne realidade é necessário preparar os profissionais do futuro. Este curso pretende colaborar justamente para preparação de profissionais engajados com a sustentabilidade e com a inovação. O curso de especialização "Planejamento e Gestão de Edifícios Inteligentes e Sustentáveis" visa a formação e capacitação de arquitetos e engenheiros para desenvolver projetos e construções alinhados ao que o mercado e a academia atualmente designam de edifícios sustentáveis e inteligentes. Através de uma abordagem prática e teórica, o curso tem como objetivo sensibilizar os estudantes e prepará-los para atender à demanda de mercado por construções mais sustentáveis e inovadoras.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Oferecer um curso que dê bases teóricas e práticas para engenheiros e arquitetos que busquem desenvolver projetos alinhados às práticas mais atuais relacionadas aos edifícios inteligentes e sustentáveis.
Competências a serem desenvolvidas
O egresso deverá ser capaz:
Desenvolver pensamento crítico sobre o conceito de sustentabilidade e suas principais aplicações.
Desenvolver capacidade de discutir o projeto de edifícios dentro de uma lógica ambiental social e econômica.
Discutir tendências recentes relacionadas a tecnologias de projeto, materiais e sistemas construtivos.
Desenvolver capacidade de propor soluções tecnologias e inovadoras para edifícios.
Desenvolver capacidade de propor projetos de automação residencial.
Discutir alguns conceitos ligados à planejamento urbano cujos impactos relacionam-se à sustentabilidade, buscando desta maneira, entender o edifício inserido no espaço urbano.
Área de atuaçaõ do egresso:
A proposta do curso é dar suporte para que arquitetos e engenheiros proponham soluções mais comprometidas ambientalmente e socialmente além de mais economicamente viáveis. O curso também explora avanços tecnológicos recentes tanto para a edificação em si quanto para o processo de seu desenvolvimento. Desta maneira, além de sustentáveis, busca-se dar subsídios para que os profissionais possam propor ideias mais inteligentes e eficientes.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: Arquitetos e urbanistas, engenheiros e demais profissionais da construção civil.
PROGRAMA DO CURSO
CERTIFICAÇÃO E ROTULAGEM
CIDADES CRIATIVAS
CIDADES SUSTENTÁVEIS E SMART CITIES
GESTÃO ÁGIL EM PROJETOS
GESTÃO DE ÁGUAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GESTÃO DE RESÍDUO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GESTÃO E LIDERANÇA 4.0
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E DIREITO À CIDADE
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
MATERIAIS E SISTEMAS INOVADORES
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DESEMPENHO EM EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS
PROJETO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
PROJETOS DE AUTOMAÇÃO EM EDIFÍCIOS
TECNOLOGIAS EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETO: BIM E PROJETOS PARAMÉTRICOS
Confira as ementas AQUI.
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;
- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais;
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;
- adesão ao termo de matrícula.
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
IMPORTANTE
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
- Renata Soares Faria - Doutora
- Renata Umbelino Rego - Doutora
Área do Conhecimento
Engenharia | Gestão | Arquitetura e UrbanismoPeríodo de Realização
??Os cursos possuem carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breveInvestimento
24 x R$ 260,00
20 x R$ 312,00
15 x R$ 416,00
10 x R$ 624,00
5 x R$ 1248,00
1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00
Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central